Menu
Primeira Liga 15ª Jornada

FC Porto – Marítimo (Liga NOS)

Em jogo antecipado da 15ª jornada, o FC Porto receberá o Marítimo, no Estádio do Dragão. Aproveitando o facto de ambas as equipas já estarem fora da Taça de Portugal, esta partida permitirá uns dias de folga, antes das festas de natal, mas também alimentará a possibilidade de o FC Porto aumentar a diferença para o Sporting e reduzir a desvantagem em relação ao Benfica. Mesmo tratando-se de um efeito, por ter um jogo a mais, poderá funcionar em termos de comunicação e solidificar este bom momento dos Dragões, depois da série negra dos empates. Já para os madeirenses, que têm estado muito melhor em casa do que fora, esta é uma partida em que não há nada a perder.

O FC Porto vai recuperando a sua confiança e desbloqueando o golo, apesar de, em termos práticos, a forma como a equipa joga não se ter modificado em comparação com os problemas apresentados nos jogos em que não conseguia marcar. Nuno Espírito Santo tenta resumir o acontecimento ao “aparecer do golo”, mas no futebol, quase nunca as explicações fáceis são as mais certas. Perante o Braga, ter Rui Pedro no banco no lugar de Depoitre, poderá ter funcionado como um reforço das ideias do treinador. O facto do jovem portista ter sido o autor do golo só veio ajudar mais a essa imagem. Não se trata daquilo que NES comunica (no meu entender, mal) nas conferências de imprensa, mas sim da forma como os jogadores entendem (na prática) aquilo que se está a passar. Os acontecimentos reforçam as escolhas, mesmo quando as escolhas não são acertadas. Talvez por isso, resultados como os conseguidos perante o Leicester e o Feirense possam ser enganadores. Tal como o facto de ganhar vantagem com jogos antecipados. Mas podendo utilizar estas estratégias, desde que não perca a consciência de que são isso mesmo, estratégias, e não ganhos adquiridos. Para os portistas, no entanto, contará, acima de tudo, sentir que a equipa continua a crescer. Se não no campo, pelo menos nos resultados.

Onze Provável: Casillas – Maxi Pereira, Felipe, Ivan Marcáno, Alex Telles – Danilo Pereira – Jesus Corona, Óliver Torres, Brahimi – André Silva, Diogo Jota.

Liga NOSO Marítimo viaja até ao Dragão sem grandes preocupações. Atualmente na oitava posição da classificação da Liga NOS, o conjunto madeirense tem sido bastante mais forte em casa, onde até bateu o SL Benfica, sentindo dificuldades para atingir o mesmo grau de sucesso quando atua longe do seu público. Data do início de outubro os seus últimos sucessos fora de casa, vencendo o Vitória de Setúbal em jogo do campeonato e depois batendo a Naval em jogo da Taça de Portugal. De então para cá, falta de sucesso fora, o que lhe impede de estar mais à frente na luta pela Europa, objetivo que com anterior treinador já parecia fora de órbitra, mas que desde a chegada de Daniel Ramos voltou a estar dentro das possibilidades. Com Dyego Sousa suspenso, a opção ofensiva deverá continuar a passar por um avançado adaptado, o que frente a um FC Porto com mais bola até poderá fazer sentido.

Onze Provável: Gottardi – Patrick, Maurício, Raúl Silva, Fábio China – Fransérgio, Sen, Éber Bessa – Edgar Costa, Ghazarayan, António Xavier.

A única vitória do Marítimo como visitante foi conseguida na época passada, quando bateu o FC Porto em jogo da Taça da Liga.

O favoritismo dos portistas é assumido, com Daniel Ramos a ter que preparar uma forma de conseguir conter o confiante ataque portista.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
André Silva marca 1.71 Betrally
FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

marítimo
Marítimo
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio dos Barreiros
  • Cidade: Funchal
  • Fundação: 1910

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2880
  • Média Odds usadas 2.15
  • Próg. certos 1352
  • Próg. errados 1488
comments powered by Disqus

Últimos jogos