Menu
Primeira Liga 19ª Jornada

FC Porto – Marítimo (Liga NOS)

O FC Porto e o Marítimo medem forças este Domingo, no Estádio do Dragão, num embate a valer para a 19ª jornada da Liga NOS. Com duas derrotas consecutivas, uma delas a contar para a Taça da Liga, o conjunto da casa entra aqui desmotivado e carente do apoio dos seus adeptos, no entanto, com alma lavada e com um novo técnico a orientar o conjunto, este deverá ser um FC Porto mudado. Já o Marítimo chega aqui com um registo de resultados bastante irregular, apresentando dificuldades em manter uma série de resultados positivos, o que deixa por esta altura em 10º lugar no campeonato português.

FC Porto caiu então para o 3º lugar na tabela de classificação geral com 40 pontos, fruto de 12 vitórias, 4 empates e 2 derrotas, com parciais de 36 golos marcados e 11 golos sofridos. Após Julen Lopetegui ter sido demitido devido aos maus resultados, e Rui Barros assumir os comandos dos Azuis e Brancos, as mudanças nos resultados obtidos foram nulas, o que levou à contratação de um novo técnico, José Peseiro, que se prepara então para o seu primeiro embate como treinador do FC Porto. Este novo técnico tem então em mãos um clube que ingressa em várias competições, nomeadamente a Taça de Portugal, onde após eliminar os emblemas do Varzim, Angrense, Feirense e Boavista, acabou por chegar às meias-finais, onde terá pela frente o Gil Vicente, e ainda se encontra na Taça da Liga, fazendo parte do Grupo A, constituído pelo Famalicão, Feirense e Marítimo, sendo o conjunto Azul e Branco quem ocupa o último lugar sem nenhum ponto.

Como se não bastasse, os Dragões encontram-se ainda em prova na Liga Europa, tendo sido transitados para os dezasseis-avos de final, onde enfrentarão o Borussia Dortmund, ao não conseguir melhor que um 3º lugar no Grupo G da Liga dos Campeões, constituído pelo Chelsea, Dinamo Kiev e Maccabi Tel Aviv. Com sangue novo a comandar os Azuis e Brancos, espera-se um conjunto com alma lavada e preparados para entrar com tudo rumo às vitórias. Importa realçar que os últimos 17 treinadores dos Dragões venceram todos o seu primeiro jogo oficial aos comandos do clube da cidade invicta.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o FC Porto apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate pro 1-1 na recepção ao Rio Ave. Seguiu-se uma vitória por 0-5 em terreno do Boavista, uma vitória por 0-1 em terreno do Boavista, a contar para a Taça de Portugal, uma derrota por 1-0 em terreno do Vitória de Guimarães, e na última jornada, uma derrota por 1-0 em terreno do Famalicão, em jogo a contar para a Taça da Liga. Evandro e Bueno são as únicas baixas, ambos lesionados.

Onze Provável: Casillas – Maxi Pereira, Martins Indi, Marcano e Layún – Rúben Neves, Herrera e André André – Corona. Aboubakar e Brahimi.

Liga NOSMarítimo, por sua vez, ocupa o 10º lugar com os mesmos 21 pontos que o 11º classificado Belenenses, fruto de 6 vitórias, 3 empates e 9 derrotas, com parciais de 26 golos marcados e 36 golos sofridos. Os Leões da Madeira apresentam-se aqui com um registo de resultados bastante irregular, apresentando grande dificuldades em conseguir subir na tabela de classificação geral, algo que os tem deixado a meio da pauta classificativa. Também com um novo técnico aos comandos do conjunto madeirense, uma vez que Ivo Vieira foi demitido devido aos maus resultados, é Nelo Vinganda quem assume os comandos deste emblema, o que também trará uma nova alma aos jogadores.

Este novo técnico não terá que disputar nenhum encontro da Taça de Portugal, uma vez que os Maritimistas já tinham sido eliminados da competição pelo Amarante, na 4ª Eliminatória, ficando então apenas em prova na Taça da Liga, onde é líder do Grupo A com 6 pontos, sendo este agrupamento ainda constituído pelo Famalicão, Feirense e FC Porto. Este será um embate complicado para os Leões da Madeira, uma vez que contam com o 2º pior sector defensivo do campeonato português e enfrentam o 3º melhor ataque do campeonato, o que levará Nelo Vinganda a optar por baixar as linhas e jogar no erro do adversário, apostando assim forte nos contra-ataques.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Marítimo apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 1-3 em terreno do FC Porto, em jogo a contar para a Taça da Liga. Seguiu-se um empate por 1-1 na recepção ao Estoril Praia, uma derrota por 6-0 em terreno do Benfica, uma vitória por 5-1 na recepção ao Moreirense, e na última jornada, uma derrota por 0-1 na recepção à União da Madeira. Raul Silva, Dirceu e Rúben Ferreira são baixas confirmadas, todos castigados, enquanto que Deyvison permanece em dúvida.

Onze Provável: Sá – Briguel, Deyvison, Borges e João Diogo – Fransérgio, Rodrigues e Alex Soares – Marega, Dyego Sousa e Costa.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o Marítimo venceu 4 embates, tendo o FC Porto vencido apenas 3, enquanto que o restante terminou em empate.

FC Porto 1-3 Marítimo Taça CTT 2015/16
Marítimo 1-1 FC Porto Liga NOS 2015/16
Marítimo 2-1 FC Porto Taça da Liga 2014/15
Marítimo 1-0 FC Porto Liga NOS 2014/15
FC Porto 2-0 Marítimo Liga NOS 2014/15
Marítimo 1-0 FC Porto Liga 2013/14
FC Porto 3-2 Marítimo Taça da Liga 2013/14
FC Porto 3-0 Marítimo Liga 2013/14

Apesar de ambos conjuntos contarem com um novo treinado e de se encontrarem prontos para porem fim à serie de maus resultados que têm vindo a obter, a diferença de qualidade individual é notável. Este será um jogo onde o FC Porto ultrapassará a má fase que tem vindo a atravessar e voltará às vitórias, com a liderança do campeonato como principal objectivo. Espera-se um Porto que procurará a vitória desde o primeiro minuto, jogando de forma bastante ofensiva.

Prognóstico Odd Casa Retorno
Handicap Asiático: FC Porto -1 1.57 Betrally
FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

marítimo
Marítimo
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio dos Barreiros
  • Cidade: Funchal
  • Fundação: 1910

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1842
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 963
  • Próg. errados 782
comments powered by Disqus

Últimos jogos