Menu

FC Porto – Gil Vicente (Taça de Portugal)

O FC Porto e o Gil Vicente medem forças no Estádio do Dragão, num embate a valer para a 2ª mão das meias finais da Taça de Portugal. O conjunto da casa chega aqui com uma vantagem bastante confortável graças à vitória da 1ª mão, por 0-3 em casa do Gil Vicente, e uma vez que foi posto fora da Liga Europa pelo Borussia Dortmund, os Dragões veem aqui, provavelmente, o único título ainda ao seu alcance. Já o Gil Vicente chega aqui com a moral em baixo ao ver a enorme possibilidade de ficarem pelo caminho nesta prova, e a qualificação à Liga NOS também já a ficar fora do seu alcance.

FC Porto, para chegar a esta etapa da prova teve que tirar do seu caminho o Varzim, Angrense, Feirense e Boavista, e tendo já vencido a 1ª mão desta eliminatória por 0-3, fica já com um pé e meio na final da prova, onde terá de enfrentar o SC Braga ou o Rio Ave, ambicionando somar aqui a sua 17ª Taça de Portugal ao seu palmarés. Os Azuis e Brancos viram serem postos fora de mais uma competição, desta vez da Liga Europa, não tendo conseguido tirar o Borussia Dormtmnd do seu caminho nos dezasseis-avos de final, pondo assim fim à sua campanha pelas competições europeias esta temporada. Esta turma às ordens de José Peseiro está também a ter um campeonato complicado, tendo já passado por altos e baixos no principal escalão de futebol português, mas conseguindo sempre manter-se nos top-3 da tabela de classificação geral, onde ocupa o 3º lugar com 55 pontos, fruto de 17 vitórias, 4 empates e 3 derrotas, com parciais de 48 golos marcados e 18 golos sofridos. Já com 3 pontos de desvantagem sobre o 2º classificado Benfica, e 4 do líder Sporting, os Dragões começam a ver a corrida pelo título de campeões um pouco atribulada, no entanto, ainda está longe de estar perdida. Para este jogo, os Dragões apresentam total controlo sobre esta eliminatória, podendo descansar aqui alguns jogadores mais utilizados, visto que contam com 3 golos marcados fora de portas, e nenhum cedido.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o FC Porto apresenta um histórico de 3 vitórias e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 1-2 em terreno do Benfica. Seguiu-se uma derrota por 2-0 em terreno do Borussia Dortmund, em jogo a contar para a Liga Europa, uma vitória por 3-2 na recepção ao Moreirense, uma derrota por 0-1 na recepção ao Borussia Dortmund, em jogo a contar para a Liga Europa, e na última jornada, uma vitória por 1-2 em terreno do Belenenses. Casillas, Maxi Pereira, Marcano, Danilo, Corona e Brahimi estão de fora por opção do técnico português.

Onze Provável: Helton – Layún, Awaziem, Maicon e Ángel – Herrera e Neves – Marega, André André e  Varela – Suk.

Taça de PortugalGil Vicente, para chegar a esta etapa da prova teve de tirar do seu caminho o Oliveira do Douro, Tondela, Benfica de Castelo Branco, Portimonense e Nacional da Madeira, vendo aqui as escassas as hipóteses de somarem a sua 1ª Taça de Portugal com a derrota sofrida no seu próprio território na 1ª mão desta prova. Já na Segunda Liga, os Galos de Barcelos ocupam o 7º lugar com 50 pontos, fruto de 13 vitórias, 11 empates e 8 derrotas, com parciais de 42 golos marcados e 33 golos sofridos. Já a 8 pontos de conseguirem alcançar um dos lugares de promoção à Liga NOS, este conjunto aos comandos de Nandinho começa a ver deitados por água abaixo os seus objectivos desta temporada, algo que começou a descambar por volta da 26ª jornada, onde puseram fim a uma serie de 14 jogos consecutivos sem perder, em todas as competições, chegando agora aqui com apenas 1 vitória nos últimos 8 embates. Este será então um encontro onde os Galos de Barcelos irão apenas cumprir calendário, sendo que está fora do seu alcance uma goleada por, pelo menos, 3-0 no Estádio do Dragão sem concederem nenhum golo no processo.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Gil Vicente apresenta um histórico de 1 vitória, 3 empates e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 2-2 em terreno do Famalicão. Seguiu-se um empate por 2-2 na recepção ao Santa Clara, uma derrota por 1-0 em terreno do Portimonense, uma vitória pro 3-2 na recepção ao Benfica B, e na última jornada, um empate por 1-1 em terreno do Oriental.

Onze Provável: Serginho – Ricardinho, Caú, Pék’s e Kiki – Djamal e Alphoense – Paulinho, Gonçalves e Avto – Simmy.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o FC Porto venceu 6 embates, tendo o Gil Vicente vencido apenas 1, enquanto o restante terminou em empate.

Gil Vicente 0-3 FC Porto
Taça Portugal 15/16
FC Porto 2-0 Gil Vicente
Liga NOS 14/15
Gil Vicente 1-5 FC Porto
Liga NOS 14/15
Gil Vicente 1-2 FC Porto
Liga 2013/14
FC Porto 2-0 Gil Vicente
Liga 2013/14
FC Porto 5-0 Gil Vicente
Liga ZON Sagres 12/13
Gil Vicente 0-0 FC Porto
Liga ZON Sagres 12/13
Gil Vicente 3-1 FC Porto
Liga ZON Sagres 11/12

É de esperar uma partida com poucos golos, uma vez que a eliminatória está já quase decidida com a qualificação do FC Porto praticamente como certa. O Gil Vicente deverá entrar aqui apenas para cumprir calendário, não tendo grandes esperanças de anular a vantagem abismal de 3 golos fora de portas dos Dragões.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Menos de 3.5 Golos 1.60 Dhoze
FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

gilvicente
Gil Vicente
  • País: Portugal
  • Estádio: Cidade de Barcelos
  • Cidade: Barcelos
  • Fundação: 1924

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1842
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 963
  • Próg. errados 782
comments powered by Disqus

Últimos jogos