Menu

FC Porto – Borussia Dortmund (Liga Europa)

O FC Porto e o Borussia Dortmund medem forças esta quinta-feira no Estádio do Dragão, num embate a valer para a 2ª mão dos dezasseis-avos de final da Liga Europa. Após uma vitória sofrida com a recepção ao Moreirense, para o campeonato português, o FC Porto prepara-se para receber o Colosso alemão que traz na bagagem uma vantagem de 2-0 na 1ª mão da eliminatória. Já o Borussia Dortmund chega aqui motivado com a 4ª vitória consecutiva, desta vez em terreno do poderoso Bayer Leverkusen, para o campeonato alemão, no entanto, desta vez não terão pela frente um conjunto com 3 baixas defensivas como na 1ª mão.

Para chegar aqui, o FC Porto percorreu um caminho um pouco diferente do que alguns dos conjuntos aqui ingressados, tendo chegado a estes dezasseis-avos de final ao não conseguir melhor que o 3º lugar no Grupo G, constituído pelo Chelsea, Dinamo Kiev e Maccabi Tel Aviv. Os Dragões preparam-se então para a recepção ao colosso alemão na ressaca de uma vitória bastante sofrida no seu próprio território, contra o Moreirense, onde chegaram a estar a perder por 0-2 antes do intervalo, conseguindo finalmente tomar posse do marcador ao minuto 76, através de Marcano. Nesta temporada, este conjunto agora aos comandos de José Peseiro tem-se vindo a mostrar um pouco abaixo das expectativas, tendo começado por ficar de fora da Liga dos Campeões, seguindo-se do fracasso na fase de Grupos da Taça da Liga, e o facto de se encontrar já 6 pontos atrás do líder Sporting, e 3 do 2º classificado Benfica. Os Azuis e Brancos ocupam então o 3º lugar na tabela de classificação geral com 52 pontos, fruto de 16 vitórias, 4 empates e 3 derrotas, com parciais de 46 golos marcados e 17 golos sofridos, mantendo uma vantagem de 11 pontos sobre o 4º classificado SC Braga. Destaca-se apenas o seu desempenho na Taça de Portugal, onde se encontram já com um pé e meio na final da prova, tendo já vencido o Gil Vicente por 0-3 na 1ª mão das meias finais.

Os Dragões chegam então aqui obrigados a correrem atrás do prejuízo, o que deverá levar o técnico José Peseiro a optar não só por lançar o seu XI mais forte como também optar por uma táctica bastante ofensiva, com esperança de surpreender o sorte forte oponente. Ao contrário da 1ª mão, os Azuis e Brancos podem agora contar com Marcano, Maxi Pereira e Danilo Pereira, o que traz maior consistência e organização defensiva, um factor bastante importante, visto que para poderem optar por uma táctica mais ofensiva e procurarem anular a desvantagem de 2-0 os Dragões irão deixar alguns espaços abertos, o que poderá vir a ser perigoso, visto que caso sofram um golo, o prejuízo será ainda maior. Importa destacar que embora não contem com nenhuma baixa, os Azuis e Brancos venceram apenas 2 dos últimos 5 jogos em casa.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o FC Porto apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 1-3 na recepção ao Marítimo, em jogo a contar para a Taça da Liga. Seguiu-se um empate por 1-1 na recepção ao Rio Ave, uma vitória por 1-0 na recepção ao Marítimo, uma derrota pro 1-2 na recepção ao Arouca, e n a último jornada, uma vitória por 3-2 na recepção ao Moreirense. O técnico José Peseiro conta com todo o plantel disponível para este jogo.

Onze Provável: Casillas – Maxi Pereira, Indi, Marcano e Layún – Herrera, Bruno Neves e Danielo Pereira – André André, Auboubakar e Brahimi.

liga europaO  Borussia Dortmund, por sua vez, entrou nestes dezasseis-avos de final ao conseguir o 2º lugar no Grupo C, juntamente com o Krasnodar, PAOK e Qabala. Tendo já vencido a Liga dos Campeões por uma vez na sua história, na temporada de 1996/97, os Auri-Negros têm ainda esta competição por somar ao seu palmarés, e caso consigam espelhar o excelente registo que tem vindo a desempenhar nas competições caseiras nesta Liga Europa, são fortes candidatos a alcançar a final da prova. Orientados por Thomas Tuchel, este colosso alemão tem vindo a conseguir uma grande campanha nas competições caseiras, não tendo ainda provado o sabor da derrota neste ano 2016, somando 6 vitórias e 1 empate, em todas as competições. Recentemente, os Auri-Negros carimbaram acesso às meias finais da Taça da Alemanha ao vencerem o Stuttgart, tendo agora o Hertha Berlim como seu oponente. Já na Bundesliga, o Dortmund ocupa o 2º lugar com 16 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, com parciais de 54 golos marcados e 24 golos sofridos, mantendo uma vantagem de 15 pontos sobre o 3º classificado Hertha Berlim, e uma desvantagem de 8 pontos do líder Bayer de Munique.

A vitória da última jornada, em terreno do Bayer Leverkuse, trouxe confiança aos homens de Thomas Tuchel, que viajam até Portugal com uma vantagem de 2-0 na bagagem, no entanto, estes irão enfrentar um FC Porto diferente, a jogar no seu próprio reduto e sem nenhuma baixa importante, ao contrário da 1ª mão. Espera-se que os Auri-Negros tentem dar continuidade ao caminho das vitórias, no entanto, estes não devem entrar em força máxima, visto que detém a vantagem da eliminatória, pelo que deverão privilegiar a posse de bola e a organização defensiva, atacando apenas de forma organizada. Importa destacar que os homens de Thomas Tuchel perderam apenas 1 dos últimos 7 jogos fora de portas, tendo vencido 5 e empatado o restante.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Borussia Dortmund apresenta um histórico de 4 vitórias e 1 empate. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 0-0 em terreno do Hertha Berlim. Seguiu-se uma vitória por 1-3 em terreno do Stuttgart, em jogo a contar para a Taça da Alemanha, uma vitória por 1-0 na recepção ao Hannover, uma vitória por 2-0 na recepção ao FC Porto, em jogo a contar para a Liga Europa, e na última jornada, uma vitória por 0-1 em terreno do Bayer Leverkusen. Sokratis é a única baixa, por lesão.

Onze Provável: Burki – Piszczek, Subotic, Hummels e Schmeizer – Weigl e Sahin – Mkhitaryan, Kagawa e Reus – Aubameyang.

Em toda a história existiu apenas 1 confronto directo, tendo sido vencido pelo Borussia Dortmund.

Borussia Dortmund
2-0
FC Porto
Europa League 2015/16

Este é um jogo onde, dado o poder ofensivo de ambos conjuntos, são de esperar alguns golos. O FC Porto, por actuar em casa e por se encontrar em desvantagem, é obrigado a correr atrás do prejuízo, por isso tem de adoptar uma táctica bastante ofensiva que lhes permita marcar golos. Por outro lado, o Dortmund deverá actuar em contra-ataque, aproveitando os espaços deixados pelos Azuis e Brancos.

Prognóstico Odd Casa Erro
Ambas as Equipas Marcam: Sim 1.74 Betrally
FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

dortmund
Borussia Dortmund
  • País: Alemanha
  • Estádio: Signal Iduna Park
  • Cidade: Dortmund
  • Fundação: 1909

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1773
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 929
  • Próg. errados 755
comments powered by Disqus

Últimos jogos