Menu
Primeira Liga 13ª Jornada

A Betclic oferece-te um bónus de25€ grátis para este jogo!

FC Porto – Benfica (Liga NOS)

Sexta-feira, feriado do 1.º de dezembro, servem-nos clássico à hora de jantar. O deslize do FC Porto na Vila das Aves, no sábado passado, faz com que os Dragões recebam os encarnados na primeira posição mas com apenas três pontos a distanciá-los. O Benfica procurou exorcizar o fantasma da Liga dos Campeões com uma goleada por 6-0 ao Vitória de Setúbal.

O FC Porto continua no primeiro lugar da Liga NOS, com trinta e dois pontos, mas graças ao deslize de sábado passado a margem para os Encarnados passou a ser de apenas três pontos. O que equivale a dizer que uma derrota pode inverter posições. Lito Vidigal voltou a fazer das suas, impondo um empate na receção aos Dragões (1-1).

Por certo os Portistas prefeririam enfrentar a visita do rival benfiquista com vantagem mais confortável. Ao mesmo tempo, se tal fosse necessário, a vizinhança excessiva até vai colocar mais premência na necessidade de atacar os três pontos. Do ponto de vista do espetáculo, a proximidade só pode ser benéfica. O FC Porto conta por vitórias todas as partidas disputadas em casa no campeonato português, esta época. E é por demais evidente que o Estádio do Dragão é um verdadeiro trunfo para a equipa treinada por Sérgio Conceição. Setenta e dois por cento dos trinta e dois golos marcados na Liga NOS aconteceram em jogos caseiros, uma percentagem avassaladora. Que pode indiciar uma dificuldade nos jogos fora mas aqui são claramente uma vantagem.

Uma boa parte desse ascendente que o Porto tem a jogar em casa vem da regularidade de Vincent Aboubakar, que no Dragão só ficou uma vez em branco, logo no primeiro encontro, na receção ao Estoril. Desde então marcou sempre.

Sérgio Oliveira tem sido o jocker de que Conceição lança mão nos jogos mais exigentes, entre iguais, quase se poderia dizer. O 4-4-2 pode funcionar para a maioria dos adversários domésticos – à exceção de Benfica, Sporting, Braga e por aí – mas o técnico portista percebeu claramente que o 4-3-3 dava mais equilíbrio à equipa frente a equipas com outra capacidade ofensiva. Sendo um jogador mais posicional, Oliveira garante maior equilíbrio nas transições. Ao mesmo tempo liberta Herrera para se movimentar entre linhas. Para a receção aos Encarnados o FC Porto não pode contar com Jesús Corona, que foi expulso com um segundo amarelo na última jornada.

Onze Provável: Sá – Ricardo Pereira, Felipe, Marcano, Alex Telles – Herrera, Danilo, Oliveira – Marega, Aboubakar, Brahimi.

O Benfica não pLiga NOSodia pedir melhor prólogo para a sua visita ao Dragão. A equipa da capital, que fracassou com estrondo na Liga dos Campeões, viu-se na obrigação de exorcizar esses maus fluidos e o Vitória de Setúbal foi o sacrificado. Uma goleada de 6-0, sem direito a resposta, que arrancou com o golo do capitão Luisão, aos dezanove minutos. O Pistolas bisou, atingindo a marca dos cem golos com a camisola encarnada e destacando-se ainda mais na liderança dos melhores marcadores da Liga NOS. São já quinze à sua conta, seis dos quais fora de casa. Salvio, André Almeida e Zivkovic completaram a contagem.

As águias viajam até ao Porto no terceiro lugar do campeonato, um ponto atrás dos Leões e a três dos Dragões. Uma perspetiva bem mais animadora do que há uma semana.

Esta semana Júlio César disse adeus ao Benfica, rescindindo o contrato que o ligava à equipa encarnada, alegando que quer terminar a carreira, presumivelmente no Brasil, a jogar e não na condição de suplente. Continua a ser uma incógnita quer irá defender as redes dos benfiquistas. Muitos esperavam que Mile Svilar regressasse à titularidade no fim de semana passado, depois de falhar os dois jogos anteriores – da Taça e da Liga dos Campeões – devido a gripe. Esteve no banco mas foi Bruno Varela a manter o lugar.

Onze Provável: Varela – André Almeida, Luisão, Dias, Grimaldo – Salvio, Fejsa, Krovinovic, Cervi – Jonas, Seferovic.

Benfica 1-1 FC Porto
Liga NOS 16/17
FC Porto 1-1 Benfica
Liga NOS 16/17
Benfica 1-2 FC Porto
Liga NOS 15/16
FC Porto 1-0 Benfica
Liga NOS 15/16

Na época que passou os dois clássicos entre FC Porto e Benfica terminaram empatados, com um golo para cada lado.

Prognóstico Odd Casa Erro
Aboubakar marca 2.15 Betclic
FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

benfica
Benfica
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio da Luz
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1904

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1936
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 810
  • Próg. errados 1100
comments powered by Disqus

Últimos jogos