Menu
Primeira Liga 14ª Jornada

FC Porto – Académica (Liga NOS)

Segundo classificado do campeonato nacional, o Porto encerra o ano civil com a receção à Académica de Coimbra, emblema que é penúltimo classificado da prova. A dois pontos do líder Sporting, os “dragões” não pretendem perder terreno numa jornada em que os “leões” se deslocam à Madeira. Embora o Benfica, terceiro colocado, não tenha conseguido ganhar terreno na última jornada, importa manter o atual bicampeão nacional a cinco pontos de distância. Os comandados e Lopetegui – muito contestado – têm tudo para brindar os adeptos com uma vitória em época natalícia.

A eliminação da Liga dos Campeões aumenta a pressão que se abate sobre a equipa do Porto, mais precisamente sobre o comando do técnico espanhol Julen Lopetegui. As exibições recentes dos “dragões” têm carecido de chama e, no remate de um ano pouco positivo para o Porto, ganhar assume uma feição quase obrigatória. O emblema azul e branco será, de resto, o último dos designados três grandes a entrar em campo este domingo, já conhecedor dos resultados de Benfica e Sporting. É precisamente frente à formação leonina que disputará o primeiro jogo para o campeonato em 2016, pelo que importa não perder pontos. Se a atual conjuntura se mantiver, em caso de vitória nesse jogo em Alvalade, o FC Porto poderá assumir a liderança da prova. Para já, as atenções têm que estar centradas na disputa deste compromisso caseiro diante da Académica, sob pena terminar surpreendido.

Em casa, no que diz respeito a competições nacionais, o emblema da Invicta ainda não consentiu qualquer desaire. No nosso contexto, nenhum emblema foi capaz de replicar o feito do Dínamo de Kiev para a Liga dos Campeões, dado que os ucranianos venceram por 0-2 no Dragão.

A principal baixa no Porto é o médio André André, que continua a braços com uma lesão. Osvaldo e Varela também são baixas confirmadas para a receção à Académica. Já Ivan Marcano e Maxi Pereira, figuras habituais no quarteto defensivo do Porto, regressa, aos convocados depois de terem ficado fora diante do compromisso com o Feirense para a Taça de Portugal.

Onze Provável: Casillas, Maxi, Maicon, Marcano, Layún, Rúben Neves, Danilo, Herrera, Corona, Brahimi, Aboubakar

Liga NOSPrimeira parte de temporada francamente modesto protagonizado pela Académica. A formação conimbricense está numa posição bastante frágil no fim do ano civil de 2015, uma vez que ocupa o 17º e penúltimo lugar da pauta com 10 pontos, tantos quanto o Boavista.

Curiosamente, a formação de Coimbra visita a cidade do Porto pela segunda ocasião consecutiva na mesma semana. É que na pretérita quinta-feira, a Académica deslocou-se ao Bessa para medir forças com o Boavista e saiu derrotada por uma bola a zero. Foi o terceiro jogo no espaço de sete dias. Arredada da “prova rainha” a nível nacional,  a “Briosa”surge inteiramente concentrada no objetivo primordial: Garantir a manutenção no principal escalão. O triunfo da última ronda, frente ao Belenenses, é um importante estímulo para encarar este encontro.

Em jeito de antevisão ao jogo, Filipe Gouveia, treinador da Académica, revelou que a estratégia será semelhante à que fez apresentou diante do Benfica, no Estádio da Luz. A equipa estará mais na expectativa, procurará prolongar o nulo e fechar os caminhos para a baliza. O facto de a equipa chegar a equipa com uma elevada carga competitiva nas pernas poderá pesar. Leandro Silva e Gonçalo Paciência, emprestados pelo Porto, não irão a jogo.

Onze Provável: Trigueira, Aderlan, Iago, Ricardo Nascimento, Ofori, Fernando Alexandre, Rui Pedro, Nuno Piloto, Plange, Ivanildo, Rafael Lopes

Nas últimas cinco ocasiões em que a Académica visitou o Estádio do Dragão, saiu sempre derrotada. O FC Porto é, amplamente favorito à entrada para esta partida e a Académica dificilmente conseguirá pontuar neste encontro, algo que já seria muito positivo para os pupilos de Filipe Gouveia.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Mais de 2.5 golos 1.60 Betrally
FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

academica
Académica
  • País: Portugal
  • Estádio: Cidade de Coimbra
  • Cidade: Coimbra
  • Fundação: 1887

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1600
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 828
  • Próg. errados 693
comments powered by Disqus

Últimos jogos