Menu
Bundesliga 14ª Jornada

FC Koln – Borussia Dortmund (Bundesliga)

O Borussia Dortmund realiza uma curta deslocação até Colónia na 14ª jornada da Bundesliga. Motivado pelo empate no Santiago Bernabéu que permitiu seguir para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões com estatuto de líder, o BVB ambiciona vencer no Rhein Energie para poder dilatar a vantagem em relação ao FC Koln.

A Bundesliga 2016/17 tem sido profícua em surpresas nesta etapa inicial e o FC Koln contribui nesse sentido, pese embora o abrandamento recente que fez com que abandonasse a zona de qualificação europeia. A equipa da cidade de Colónia permaneceu invicta durante sete jornadas, ciclo que chegou ao fim com um desaire em Berlim frente ao Hertha por duas bolas a uma e funcionou como travão à euforia. Derrotada duas vezes nas últimas cinco partidas que disputou, a quebra de rendimento na equipa do Koln também se pode justificar pelas numerosas ausências que se verificam: Timo Horn, Dominic Maroh, Matthias Lehmann, Marcel Risse e Leonardo Bittencourt estão entregues aos cuidados do deaptamento médico. O goleador Anthony Modeste também está em duvida para a partida, visto que só treinou durante 30 minutos na ante véspera do jogo por limitações a nível físico.

Apesar de estar a atravessar um momento menos e de encarar este encontro na sequência de uma derrota pesada frente ao Hoffenheim (4-0) que afastou a equipa dos lugares de acesso às competições da UEFA, o FC Koln ainda não perdeu em casa na atual temporada. Em seis jogos para o campeonato, só o líder Leipzig (1-1) e o Augsburg (1-1) conseguiram pontuar no estádio Rhein Energie. Frente ao Borussia Dortmund, a hipótese de pontuar permite satisfazer as pretensões da formação da casa.

Onze Provável: Thomas Kessler, Dominique Heintz, Frederik Sorensen, Margim Mavraj, Jonas Hector, Konstantin Rausch, Marcel Risse, Salih Ozcan, Yuya Osako, Anthony Modeste, Simon Zoller

bundesligaOs nove pontos de atraso em relação ao líder Leipzig não mascaram a boa campanha que o Borussia Dortmund está a rubricar na segunda época sob tutela de Thomas Tuchel. No Westfalenstadion, a famosa “muralha amarela” olha muito para além dos resultados e sorri perante uma equipa que pratica um futebol vistoso, ofensivo, dinâmico, à imagem do “rock n’roll” que imperava na era de Jurgen Klopp. A semana europeia proporcionou mais uma grande alegria à massa adepta do Borussia Dortmund, uma vez que a equipa germânica foi ao Santiago Bernabéu empatar a duas bolas – esteve a perder 2-0 – e garantiu o acesso aos oiavos-de-final da Liga dos Campões na primeira posição do grupo. Embora tenha goleado no mais recente desafio para a Bundesliga (4-1, ao Borussia Monchengladbach), o Borussia Dortmund perdeu na última vez em que atuou fora de portas, ao “escorregar” na Commerzbank Arena, em Frankfurt, frente ao Eintracht (2-1).

Com a sua situação resolvida no plano europeu, o Borussia Dortmund fará um “forcing” final no plano interno para poder melhorar a sua posição na tabela antes da pausa de inverno. Os homens de Thomas Tuchel entram em qualquer partida de olhos postos na vitória e esta deslocação a Colónia não constitui excepção, por muito difícil que a tarefa se adivinhe. Roman Burki, Neven Subotic, Nuri Sahin e Mario Gotze são os quatro atletas indisponíveis para este jogo, enquanto subsistem duvidas quanto a Shinji Kagawa e Raphael Guerreiro.

Onze Provável: Roman Weidenfeller, Lukasz Piszczek, Marc Bartra, Sokratis Pastathopoulous, Matthias Ginter, Marcel Schmelzer, Gonzalo Castro, Nuri Sahin, Ousmane Dembélé, Marco Reus, Pierre Aubameyang

O Borussia Dortmund não conseguiu vencer nenhum dos quatro embates que disputou com o FC Koln nas últimas duas épocas e até perdeu na duas deslocações ao Rhein Energie. Ainda assim, a formação forasteira tem qualidade suficiente para contrariar o histórico recente e alcançar a vitória.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Ambas Equipas Marcam 1.55 Betrally
FC Koln
FC Koln
  • País: Alemanha
  • Estádio: RheinEnergieStadion
  • Cidade: Köln
  • Fundação: 1948

Ver ficha completa

dortmund
Borussia Dortmund
  • País: Alemanha
  • Estádio: Signal Iduna Park
  • Cidade: Dortmund
  • Fundação: 1909

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1569
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 814
  • Próg. errados 679
comments powered by Disqus

Últimos jogos