Menu
Bundesliga 17ª Jornada

FC Koln – Borussia Dortmund (Bundesliga)

Sem vencer há quatro jogos, o FC Koln prepara-se para receber o Borussia Dortmund, que segue na perseguição ao líder Bayern de Munique. Os comandados de Tuchel chegam a esta partida na sequência de quatro triunfos consecutivos para o campeonato, que permitiram reduzir a desvantagem pontual para os “bávaros”. Na última jornada do ano civil de 2015, defrontar-se-ão duas formações que atravessam momentos de forma contrastantes. O favoritismo recai, naturalmente, sobre o emblema visitante.

Na última jornada, o Koln deslocou-se ao terreno do Werder Bremen e empatou a uma bola. Décimo classificado da Bundesliga com 21 pontos, o Koln dividiu pontos fora de portas diante de um adversário que, neste arranque de época, está a rubricar uma prestação abaixo da expectativa. Em relação ao rendimento da equipa, não se verificam discrepâncias de maior ordem entre as prestações em casa e fora, pelo menos em termos práticos: Enquanto visitado, somou 10 pontos; Na condição de visitante, conquistou 11. No entanto, o ciclo recente em casa não é o melhor dado que o Koln não consegue triunfar no seu reduto há cinco jornadas.

Leonardo Bittencourt, jovem promessa de nacionalidade alemã, poderá voltar às opções após debelar uma lesão. O Koln é uma das equipas que menos produz a nível ofensivo na Bundesliga: Contabiliza 16 golos marcados em outros tantos jogos. Na base desta parca efetividade ofensiva está o momento de forma menos bom que Anthony Modeste protagoniza.

Onze Provável: Horn – Olkowski, Maroh, Heintz, Hector – Lehmann (c), Vogt – Risse, Osako, Svento – Modeste

bundesligaDerrotado na última ronda da fase de grupos da Liga Europa pelo PAOK, o Borussia Dortmund respondeu à altura e venceu os últimos dois jogos que disputou, ambos relativos à Bundesliga. Primeiro frente ao Eintracht Frankfurt, emblema que o BVB derrotou por quatro bolas a uma no Westfalen, e depois diante do Augsburg, em jogo que culminou com uma vitória da equipa amarela e preta por duas bolas a zero.

O melhor ataque do campeonato (46 golos marcados) surgirá desfalcado nesta deslocação a Colónia. Marco Reus está lesionado e, ao que tudo indica, ficará arredado da disputa deste encontro. Gonzalo Castro ou Adnan Januzaj perfilam-se como principais candidatos a ocupar a vaga deixada pelo internacional alemão.

O Borussia Dortmund venceu os últimos quatro encontros para o campeonato de forma consecutiva. Somar os três pontos nesta deslocação a Colónia é essencial. Avolumar a desvantagem pontual para o Bayern de Munique, ainda para mais antes da pausa que se prolongará até final de Janeiro, é um cenário que nem sequer passa pela cabeça dos homens que têm o Westfalen como casa. É essencial que a diferença se mantenha nos cinco pontos, até porque certamente não acontecerão muito mais erros de percurso ao Bayern.

Onze Provável: Bürki – Piszczek, Bender, Hummels, Schmelzer – Weigl, Gündogan – Mkhitaryan, Kagawa, Castro – Aubameyang

Koln e Borussia Dortmund ainda não se defrontaram na presente temporada. Na última época, em Colónia, o BVB perdeu por duas bolas a uma. Aliás, o Koln foi das poucas equipas a quem o Dortmund não conseguiu vencer qualquer um dos jogos disputados (dois, no caso) em 2014/15. Para encontrarmos um compromisso anterior entre estas duas equipas, há que recuar até à temporada 2011/12, uma vez que o Koln só regressou ao principal escalão na última temporada. Em caso de vitória, esta será a segunda melhor prestação do Borussia Dortmund numa primeira volta da Bundesliga: Os pupilos de Tuchel encerrariam esta fase com 41 pontos.

Prognóstico Odd Casa Erro
Handicap Asiático: Borussia Dortmund -1 2.20 Betrally
FC Koln
FC Koln
  • País: Alemanha
  • Estádio: RheinEnergieStadion
  • Cidade: Köln
  • Fundação: 1948

Ver ficha completa

dortmund
Borussia Dortmund
  • País: Alemanha
  • Estádio: Signal Iduna Park
  • Cidade: Dortmund
  • Fundação: 1909

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1541
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 796
  • Próg. errados 666
comments powered by Disqus

Últimos jogos