Menu
Bundesliga 16ª Jornada

FC Koln – Bayer Leverkusen (Bundesliga)

O FC Koln e o Bayer Leverkusen colocam-se frente a frente esta quarta-feira no RheinEnergieStadion, na cidade de Colônia, num embate a contar para a 16ª jornada da Bundesliga. Depois de um grande arranque de temporada, o FC Koln parece estar a perder algum gás ao não vencer nenhum dos últimos 4 jogos consecutivos, algo também influenciado pelas baixas de alguns jogadores graças a lesão. Já o Bayer Leverkusen impressionou ao vencer o Monaco, Liga dos Campeões, e em casa do Schalke, na última jornada, mas voltou a decepcionar com uma derrota na recepção ao Ingolstadt.

FC Koln ocupa o 7º lugar com 24 pontos, fruto de 6 vitórias, 6 empates e 3 derrotas, com parciais de 20 golos marcados e 14 golos sofridos. Este conjunto comandado por Peter Stoger conseguiu um belo arranque de temporada ao não perder nenhum dos primeiros 7 jogos do campeonato alemão, arrancando bons resultados como um empate em casa do Bayern de Munique, e vitórias em casa do Schalke 04 e do Borussia M’Gladbach. Contudo, as recentes lesões de alguns titulares indiscutíveis tem dificultado a tarefa de dar seguimento aos triunfos, pelo que a equipa chega aqui sem conseguir vencer nenhum dos últimos 4 jogos consecutivos, embora tenha conseguido empatar 3 deles, com um empate a ser na recepção ao Borussia Dortmund.

A vitória neste jogo é um factor de grande importância, já que os Billy Goats estão apenas a 2 pontos do 5º e 6º lugar da tabela, ambos de acesso à Liga Europa. É também importante destacar a sua organização defensiva, já que contam com a 4ª defesa menos batida do campeonato. Ofensivamente, esta equipa deve bastante ao letal avançado francês Anthony Modeste, que com 12 tentos assinalados no campeonato é o 2º melhor marcador da prova. Como é de esperar do derbi de Rheinische, este será um embate complicado para as duas equipas, com o técnico Peter Stoger a tentar ir da melhor forma possível para a pausa de Inverno. Importa destacar que a última vez que perderam em casa, foi precisamente contra este Bayer Leverkusen, no dia 10 de Abril da temporada transacta.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o FC Koln apresenta um histórico de 1 vitória, 3 empates e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 1-2 em terreno do Borussia M’Gladbach. Seguiu-se um empate por 0-0 na recepção ao Augsburg, uma derrota por 4-0 em terreno do Hoffenheim, um empate por 1-1 na recepção ao Borussia Dortmund, e na última jornada, um empate por 1-1 em terreno do Werder Bremen. Bittencourt, Dominic Maroh, Timo Horn, Matthias Lehmann e Marcel Risse, lesionados, e Marco Hoger, castigado, são baixas de peso para este jogo.

Onze Provável: Kessier – Sorensen, Mavraj e Heintz – Olkowski, Ozcan, Hector e Rausch – Osako – Rudnevs e Modeste.

bundesligaBayer Leverkusen, por sua vez, ocupa o 9º lugar com 20 pontos, juntamente com o Mainz e o Freiburg, 8º e 10º classificado, fruto de 6 vitórias, 2 empates e 7 derrotas, com parciais de 22 golos marcados e 23 golos sofridos. Os Leões têm estado numa forma inconstante já desde o início da temporada, tendo caído para o meio da tabela de classificação geral na última jornada, depois de uma decepcionante derrota na recepção ao, na altura, penúltimo classificado Ingolstadt, acabando o jogo reduzido a 10 unidades, graças à expulsão de Aránguiz aos 49 minutos de jogo. Apesar de toda a irregularidade, os pupilos de Roger Schmidt conseguiram-se qualificar aos oitavos de final da Liga dos Campeões como 2º classificados do Grupo E, tendo agora pela frente o poderoso Atlético de Madrid. No que toca apenas à Bundesliga, os Leões venceram apenas 1 dos últimos 5 jogos da prova, precisando de mais regularidade e consistência se pretendem chegar aos lugares de acesso às competições europeias, ainda que para isso também precisem de melhor, muito, a sua organização defensiva, já que apresenta a 6ª defesa que mais golos sofre na competição.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Bayer Leverkusen apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 2-1 em terreno do Bayern de Munique. Seguiu-se um empate por 1-1 na recepção ao Freiburg, uma vitória por 3-0 na recepção ao AS Monaco, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, uma vitória por 0-1 em terreno do Schalke 04, e na última jornada, uma derrota por 1-2 na recepção ao Ingolstadt. Kevin Volland e Lars Bender, lesionados, e Aránguiz, castigado, estão de fora para esta partida.

Onze Provável: Leno – Henrichs, Tah, Toprak e Wendell – Calhanoglu, Baumgartlinger, Kampl e Brandt – Mehmedi e Chicharito.

O Bayer Leverkusen venceu 4 dos últimos 8 confrontos directos, com o FC Koln a vencer 3 a empatar o restante.

FC Köln 0-2 Bayer Leverkusen
1. Bundesliga 15/16
Bayer Leverkusen 1-2 FC Köln
1. Bundesliga 15/16
FC Köln 1-1 Bayer Leverkusen
1. Bundesliga 14/15
Bayer Leverkusen 5-1 FC Köln
1. Bundesliga 14/15
FC Köln 0-2 Bayer Leverkusen
1. Bundesliga 11/12
Bayer Leverkusen 1-4 FC Köln
1. Bundesliga 11/12
FC Köln 2-0 Bayer Leverkusen
1. Bundesliga 10/11
Bayer Leverkusen 3-2 FC Köln
1. Bundesliga 10/11

É de esperar um embate intenso com as duas equipas quererem entrar na pausa de Inverno com uma vitória no derby. Ainda assim, o FC Koln tem estado em melhor forma e tem apresentado maior consistência e organização tanto defensiva, como ofensivamente, pelo que é dado como favorito a somar os 3 pontos.

Prognóstico Odd Casa Retorno
Handicap Asiático: FC Koln 0 2.03 Betrally
FC Koln
FC Koln
  • País: Alemanha
  • Estádio: RheinEnergieStadion
  • Cidade: Köln
  • Fundação: 1948

Ver ficha completa

bayern leverkusen
Bayer Leverkusen
  • País: Alemanha
  • Estádio: BayArena
  • Cidade: Leverkusen
  • Fundação: 1904

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1987
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1032
  • Próg. errados 851
comments powered by Disqus

Últimos jogos