Menu
  • 02 agosto
  • 17:00
  • Dhoze

FC Groningen – PSV (Supertaça da Holanda)

A época oficial holandesa inicia-se com o encontro entre o campeão holandês, PSV, e o vencedor da Taça do país, o FC Groningen. A equipa de Eindhoven terminou, no ano passado, com uma larga vantagem sobre os seus perseguidores, sendo que o Groningen foi apenas oitavo classificado num campeonato onde se sente bastante o fosso entre a primeira e a segunda metade da tabela. A partida realiza-se no Amesterdam Arena, sendo que, para o Groningen, será a primeira participação numa prova que é disputada, com regularidade, desde 1991. O PSV, por sua vez, já ganhou nove edições e perdeu cinco, sendo o clube com mais Supertaças da Holanda no seu currículo.

O FC Groningen não teve uma temporada de grande sucesso na Eredivisie – o nono lugar, sendo uma classificação digna para o clube, não está para grandes festas – mas fechou o ano a vencer a Taça da Holanda, o que lhe vale o regresso à Europa e a sua estreia na disputa da Supertaça. O clube viu sair Chery e Kieftenbeld, ambos para Inglaterra, para além do término dos contratos de van Moorsel, Zeefuik e Troost-Ekong. Chegam, para os seus lugares, Bryan Linssen, contratado ao Heracles, e Abel Tamata, que terminou contrato com o adversário deste domingo. Nos jogos de preparação realizados, o Groningen goleou o Stadspark e o Emmen, perdeu com o Southampton e venceu, por 2-1, frente ao Roda. Erwin van de Looi sabe que a Supertaça é pouco dada a surpresas, mas tentará repetir o feito do Zwolle que, no ano passado, venceu o Ajax nesta competição.

Onze provável: Padt – Kappelhof, Botteghin, Lindgren, Tamata – Tibbling, Rusnak, Hiariej – Antonia, De Leeuw, Linssen.

Supertaça da HolandaO título do PSV Eindhoven não permite só ao histórico holandês voltar a jogar a Liga dos Campeões, permitiu-lhe também valorizar algum dos seus jogadores e ser um dos grandes atores do mercado, este verão, vendendo dois atletas acima dos 20 milhões de euros, Memphis Depay para o Manchester United, e Wijnaldum para o Newcastle. Entre as saídas registam-se ainda as do médio Hiljemark e do guarda-redes Tyton. A equipa de Phillip Cocu não deixou, no entanto, de se reforçar também com alguns jogadores bem experientes, como Simon Poulsen, que chegou livre do AZ, ou Andrés Guardado, internacional mexicano. Por outro lado, como é apanágio das equipas holandesas, chegaram também reforços mais jovens que poderão fortalecer as opções de Cocu, como Gastón Pereiro, Davy Proper ou o francês Ismat-Mirin. O melhor momento da equipa do PSV na atual pré-temporada foi a vitória frente ao Lyon, registando-se ainda derrotas perante o Valência, Basel e o AS Monaco. Com a responsabilidade de vencer o encontro, espera-se que Cocu aposte numa equipa bastante ofensiva.

Onze provável: Zoet – Arias, Bruma, Isimat, Poulsen – Hendrix, Pröpper, Maher – Narsingh, De Jong, Locadia.

Sendo este um confronto histórico no futebol holandês, o habitual domínio do PSV nem sempre foi capaz de se confirmar nos últimos encontros.

PSV 2-1 FC Groningen Holland 14/15
FC Groningen 1-1 PSV Holland 14/15
PSV 2-3 FC Groningen Holland 13/14
FC Groningen 1-0 PSV Holland 13/14
PSV 5-2 FC Groningen Holland 12/13
FC Groningen 1-3 PSV Holland 12/13

O favoritismo está, como não poderia deixar de ser, do lado da equipa de Eindhoven, que mais forte e talentosa, com mais opções, deverá conseguir somar mais uma Supertaça ao seu museu.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Odds Asiáticas: PSV -1 2.21 Dhoze
fc groningen
FC Groningen
  • País: Holanda
  • Estádio: Euroborg
  • Cidade: Groningen
  • Fundação: 1971

Ver ficha completa

psv
PSV
  • País: Holanda
  • Estádio: Philips Stadium
  • Cidade: Eindhoven
  • Fundação: 1913

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2838
  • Média Odds usadas 2.16
  • Próg. certos 1332
  • Próg. errados 1465
comments powered by Disqus

Últimos jogos