Menu
Eredivisie 1ª Jornada

FC Groningen – FC Twente (Eredivisie)

Uma greve das forças de segurança holandesas obrigou ao adiamento deste e outros quatro encontros da jornada de estreia da Eredivisie. Assim, a meio da semana o Twente visita o Euroborg para defrontar o Groningen, que iniciou a temporada a perder. A derrota por três a zero frente ao PSV, na Supertaça Holandesa, foi demasiado pesada para o que se passou no relvado. Os visitantes terão uma época atribulada já que os problemas financeiros obrigaram à venda de jogadores-chave e os novos talentos vão demorar algum tempo a assentar.

A temporada passada foi muito satisfatória para as hostes do FC Groningen. O clube garantiu um sólido oitavo lugar na Eredivisie e com a conquista da Taça da Holanda o regresso à fase de grupos da Liga Europa, ao fim de oito anos de ausência das competições europeias. Os anos de trabalho de Erwin van de Looi, primeiro como adjunto e depois promovido a treinador principal, estão a render, de forma consolidada e estável, e o Groningen pode ser uma das surpresas desta edição do campeonato holandês, com a possibilidade de se intrometer numa hierarquia dos lugares europeus que tem sido, nos anos mais recentes, bastante estática. As saídas de Tjaronn Cherry para o QPR e do capitão Maikel Kietenbeld para o Birmingham City deixam um vazio que é importante preencher rapidamente. As contratações mais importantes vieram na forma de Bryan Linssen, oriundo do Heracles Almelo, e Abel Tamata, do PSV, que desde esta primeira jornada prometem tomar conta do lado esquerdo da equipa. A estes junta-se ainda Jasper Drost, o médio ofensivo que se mudou do Zwolle para Groningen este verão.

eredivisieHá dez dias o FC Groningen começou oficialmente a temporada, com o jogo da Supertaça – que leva o nome de Johan Cruijff – e apesar de uma exibição bem conseguida para esta altura do ano não evitou a derrota por 3-0. O campeão PSV levou mais um troféu para Eindhoven.

Onze provável: Sergio Padt – Hans Hateboer, Eric Botteghin, Rasmus Lindgren, Abel Tamata – Simon Tibbling, Tom Hiariej – Jarchinio Antonia, Albert Rusnák, Bryan Linssen – Michael de Leeuw.

As aspirações do FC Twente para a temporada de 2015-16 são bastante pragmáticas: por as contas em ordem. Os problemas financeiros que vieram à tona na fase final da época anterior obrigaram a medidas drásticas e rápidas. Os elementos do plantel que eram apetecíveis ao mercado de transferências seguiram caminho e as chegadas foram por empréstimo ou a custo zero. Luc Castaignos mudou-se para o Eintracht Frankfurt, Andreas Bjelland para o Brentford de Inglaterra, o jovem Bilal Ould-Chick veio para o Benfica e Cuca Martina vai reforçar o Southampton de Ronald Koeman. Vão fazer muita falta e não serão fáceis de substituir. Ainda assim representaram um encaixe financeiro que aliado a algum apoio das autoridades locais e a um novo patrocinador estão a permitir ao clube reorganizar-se. O acesso às competições europeias da próxima temporada deixou de ser um objetivo realista, a prioridade agora é resolver o estrangulamento financeiro.

A pré-temporada foi algo desencorajadora mas não surpreende, com tantas mudanças no plantel.

Onze provável: Nick Marsman – Hidde ter Avest, Bruno Uvini, Peet Bijen, Robbert Schilder – Kyle Ebecilio, Kamohelo Mokotjo – Shadrach Eghan, Hakim Ziyech, Youness Mokhtar – Jesús Corona.

As duas deslocações mais recentes do Twente a Groningen redundaram em empates.

FC Groningen 2-2 FC Twente Eredivisie 14/15
FC Twente 1-2 FC Groningen Eredivisie 14/15
FC Groningen 1-1 FC Twente Eredivisie 13/14
FC Twente 5-0 FC Groningen Eredivisie 13/14
Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do Groningen 2.50 Dhoze
fc groningen
FC Groningen
  • País: Holanda
  • Estádio: Euroborg
  • Cidade: Groningen
  • Fundação: 1971

Ver ficha completa

FC Twente
FC Twente
  • País: Holanda
  • Estádio: De Grolsch Veste
  • Cidade: Enschede
  • Fundação: 1965

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1830
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 767
  • Próg. errados 1035
comments powered by Disqus

Últimos jogos