Menu

FC Basel – Sevilla (Liga Europa)

O FC Basel e o Sevilla medem forças no Saint Jakob Park, num embate a contar para a 1ª mão dos oitavos de final da Liga Europa. Depois de eliminar o Saint-Étienne na eliminatória anterior, o conjunto da casa tem agora pela frente o bicampeão desta competição europeia, o que colocará à prova a sua incrível forma a actuar dentro de portas. Já o Sevilla chega mais uma vez a esta competição que conhece bastante bem, onde será também testada a sua péssima forma a actuar fora de portas, uma vez que esta temporada apenas venceu jogos com a condição de visitante na Taça do Rei.

FC Basel conseguiu chegar a esta etapa da prova ao garantir a liderança do Grupo I, constituído pela Fiorentina, Lech Poznan e Belenenses, tendo ainda tirado o Saint-Étienne do seu caminho nos dezasseis-avos de final da prova, no entanto, chega aqui com um rival de outro nível pela frente. Na competição caseira, este conjunto orientado por Urs Fischer é novamente líder isolado da tabela de classificação geral com 53 pontos, fruto de 17 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, com parciais de 56 golos marcados e 22 golos sofridos, mantendo já uma vantagem de 14 pontos sobre o 2º classificado Young Boys. Apesar de estar ja fora da Taça da Suíça, ao ser eliminado nos quartos de final pelo FC Sion, através da marcação de grandes penalidades, os Tricolor estão lançados no campeonato e tudo aponta para que voltem a vencer o campeonato pela 7ª vez consecutiva, sagrando-se heptacampeão.

Apesar das várias presenças na Liga dos Campeões, o conjunto de Urs Fischer não é detentor de grande talento, uma vez que o campeonato  suíço é pouco competitivo. Mesmo assim, é importante destacar que os Tricolor, nos 17 jogos competitivos disputados em casa, apenas foram derrotados em duas ocasiões, uma às mãos do Belenenses, para esta competição, e a restante pelo Grasshoppers, para o campeonato suíço, o que lhes transmite bastante confiança para esta recepção ao emblema espanhol.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o FC Basel apresenta um histórico de 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-4 em terreno do Grasshoppers. Seguiu-se uma derrota por 3-2 em terreno do Saint-Étienne, em jogo a contar para a Liga Europa, uma vitória por 5-1 na recepção ao FC Vaduz, uma vitória por 2-1 na recepção ao Saint-Étienne, em jogo a contar para a Liga Europa, e na última jornada, um empate por 1-1 em terreno do FC Thun. Andraz Sporar, Jean-Paul Boetius e Manuel Akanji são baixas confirmadas, todos lesionados, enquanto que Breel Embolo está de fora a cumprir castigo. Birkir Bjarnason e Tomás Vaclik são dúvidas para este jogo.

Onze Provável: Vailati – Lang, Suchy, Samuel e Safari – Zuffi e Xhaka – Callà, Delgado e Gashi – Janko.

Liga EuropaSevilla, por sua vez, para chegar a esta eliminatória teve um processo diferente do seu oponente em jogo, uma vez que começou por fazer parte do Grupo D da Liga dos Campeões, constituído pela Juventus, Manchester City e Borussia M’Gladbach, e não tendo conseguido melhor que o 3º lugar no agrupamento acabou por ser transitado aos dezasseis-avos de final da Liga Europa, onde eliminou o Molde sem grandes dificuldades. Apesar de estar a conseguir uma temporada modesta, à semelhança das temporadas mais recentes, o conjunto da Andaluzia ocupa o 5º lugar na tabela de classificação geral do campeonato espanhol com 45 pontos, fruto de 12 vitórias, 9 empates e 7 derrotas, com parciais de 39 golos marcados e 29 golos sofridos. Importa ainda destacar que este conjunto orientado por Unai Emery encontra-se ainda em prova na Taça do Rei, onde irá disputar a final da prova contra o Barcelona no dia 22 de Maio.

Apesar de se encontrar no top-5 do campeonato espanhol, e de ter chegado à final da Taça do Rei, os Sevillistas apresentam um registo paupérrimo a actuar fora de portas, tendo apenas vencido 3 encontros dos 22 já disputados na condição de visitante esta temporada, sendo que todos esses 3 triunfos foram para a Taça do Rei. A pressão começa a amontoar-se nos ombros do técnico Unai Emery que perdeu todos os encontros disputados fora de casa nas competições europeias. O emblema da Andaluzia é, mesmo assim, forte candidato à conquista deste troféu, que desde 2005/06 venceu a prova por 4 vezes.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Sevilla apresenta um histórico de 1 vitória, 2 empates e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 2-2 em terreno do Rayo Vallecano. Seguiu-se uma derrota por 1-0 em terreno do Molde, em jogo a contar para a Liga Europa, uma derrota por 2-1 em terreno do Barcelona, uma vitória pro 1-0 na recepção ao Eibar, e na última jornada, um empate por 1-1 em terreno do Getafe. Nico Pareja, lesionado, é baixa confirmada para este jogo, ficando ainda em dúvida a presença de Grzegorz Krychowiak.

Onze Provável: Soria – Coke, Carriço, Kolodziejczak e Escudero – Iborra e N’Zonzi – Reyes, Banega e Krhon Dehli – Llorente.

Este será o 1º confronto directo em toda a história das duas equipas. O FC Basel apresenta um excelente registo a jogar dentro de portas, enquanto que o Sevilla saiu derrotado de todos os encontros fora nas competições europeias. Ainda assim, o emblema da Andaluzia continua a ser favorito a conseguir um bom resultado na Suíça, uma vez que para além de apresentar um conjunto melhor organizado e de qualidade superior, disputam ainda um campeonato muito mais equilibrado que o campeonato suíço. O Sevilla deverá aproveitar e impor-se logo nesta 1ª mão, justificando o motivo pelo qual é bicampeão e mandando assim uma mensagem às outra equipas em prova.

Prognóstico Odd Casa Retorno
Empate Anula: Sevilla 1.52 Betrally
basel
Basel
  • País: Suíça
  • Estádio: St. Jakob-Park
  • Cidade: Basel
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

sevilla
Sevilla
  • País: Espanha
  • Estádio: Ramón Sánchez Pizjuán
  • Cidade: Sevilha
  • Fundação: 1905

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1842
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 963
  • Próg. errados 782
comments powered by Disqus

Últimos jogos