Menu
Liga Europa 5ª Jornada

FC Basel – Fiorentina (Liga Europa)

Equipas inseridas no grupo I juntamente com o Belenenses, Basel e Fiorentina entram na penúltima jornada da fase de grupos da Liga Europa em posição de garantir o acesso aos 16 avos da competição. Os suíços levam vantagem, com mais três pontos. Na primeira volta, foram ao Artemio Franchi surpreender a Fiorentina com uma vitória por 1-2. Paulo Sousa viaja até uma casa que bem conhece, na qual foi campeão. Uma vitória do emblema “viola” traduzir-se-á na ascensão à liderança do agrupamento. Lech Poznan e Belenenses continuam “à espreita”.

O Basel é líder do grupo I à entrada para a penúltima ronda. A campanha começou com um triunfo extremamente prometedor precisamente frente à Fiorentina, em Florença, por 2-1. Seguiu-se uma vitória na receção aos polacos do Lech Poznan (2-0) e foi o Belenenses quem colocou um travão ao ímpeto helvético. Em St. Jakob-Park, os “azuis do Restelo” venceram por 1-2. A recuperação desse desaire foi célere e surgiu na jornada subsequente, frente ao mesmo adversário, com um triunfo em Lisboa por 0-2.

Líder do campeonato suíço quando estão decorridas 16 jornadas, o Basel conserva uma vantagem de sete pontos para o segundo classificado Grasshopers. A distância pontual já foi, no entanto, mais volumosa. Antes da pausa para compromissos de seleções, foi precisamente na receção ao segundo classificado que o Basel tropeçou (2-3). No regresso das provas de clubes, os comandados de Urs Fischer foram ao terreno do St. Gallen perder (2-1). Pela primeira vez, o Basel averbou dois desaires de modo consecutivo. A receção à Fiorentina está longe de ser o cenário ideal para regressar às vitórias tendo em conta o valor do adversário.

Os helvéticos são a equipa do grupo I que menos golos sofreu nestes primeiros quatro jogos, com três golos consentidos. Philip Degen e Walter Samuel deverão ficar fora desta partida devido a lesão.

Onze Provável: Vaclik; Lang, Suchy, Ivanov, Traore; Gashi, Zuffi, Kuzmanovic, Boetius; Embolo, Janko

liga europaO percurso da Fiorentina nesta Liga Europa tem sido feito de altos e baixos. A qualidade que a equipa denota tem permitido corrigir alguns deslizes inesperados. Um deles logo na estreia, em casa, diante de um Basileia que o técnico Paulo Sousa tão bem conhece. Mais surpreendente que a derrota para os helvéticos, só o desaire averbado na receção ao Lech Poznan, emblema polaco que se encontra numa situação particularmente débil a nível interno. No entanto, tal como já foi dito, a valia que a Fiore apresenta tanto a nível coletivo como individual permite que se preste a este tipo de deslizes. Na ronda seguinte, foi à Polónia triunfar por 0-2 e minimizou estragos. O objetivo desta deslocação também passa por vencer na Suíça, resultado que poderá valer uma ascensão ao topo do grupo.

No último domingo, em jogo da Série A, a Fiorentina empatou em casa com o Empoli. Ao intervalo, os “azzuri, formação que tem estado em bom plano na Série A, vencia por 2-0. Na etapa complementar, Kalinic ainda foi a tempo de reduzir estragos com um “bis”, impondo a divisão de pontos. O resultado, conjugado com o triunfo do Inter na receção ao Frosinone, arredou a Fiore da liderança do campeonato. A conjuntura a nível doméstico não deverá, ainda assim, ter impacto na forma de jogar da Fiorentina nesta quinta-feira. Afinal, a deslocação a Sassuolo terá lugar apenas na segunda-feira. Há tempo suficiente para recuperar e tudo indica que Paulo Sousa fará avançar um onze forte. Marko Bakic e Kuba são as únicas baixas a registar.

Onze provável: Sepe; Tomovic, G. Rodriguez, Astori; Alonso, Suárez, Vecino, Bernardeschi; Matías Fernández, Ilicic; Rossi

O Basel, que vem de dois desaires consecutivos para o campeonato, tudo fará para manter a liderança do grupo I. A Fiorentina tem, muito provavelmente, a última oportunidade para poder terminar o grupo na primeira posição tendo em conta que perdeu o primeiro jogo diante do Basel. Não se perspetivam alterações de maior ordem na estrutura da equipa Como tal, é possível que os transalpinos consigam operar uma façanha semelhante à do Belenenses e conquistem os três pontos.

Prognóstico Odd Casa Retorno
Empate Anula: Fiorentina 1.83 Betrally
basel
Basel
  • País: Suíça
  • Estádio: St. Jakob-Park
  • Cidade: Basel
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

fiorentina
Fiorentina
  • País: Itália
  • Estádio: Artemio Franchi
  • Cidade: Florença
  • Fundação: 1926

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1450
  • Média Odds usadas 1.8
  • Próg. certos 749
  • Próg. errados 623
comments powered by Disqus

Últimos jogos