Menu
LaLiga 14ª Jornada

FC Barcelona – Real Madrid (La Liga)

Camp Nou é palco de um dos jogos mais aguardados do ano em todo o mundo, com o FC Barcelona e o Real Madrid a protagonizarem mais uma edição do frenético El Classico, num embate a contar para a 14ª jornada da La Liga. O FC Barcelona não atravessa um momento propriamente positivo no campeonato ao empatarem os dois últimos jogos consecutivos, cedendo pontos ao Málaga e à Real Sociedad. Já o Real Madrid, que venceu os últimos seis jogos consecutivos da prova, chega aqui motivado e à procura de, talvez, jogar um pouco com a ansiedade dos culés, que precisam muito destes pontos.

FC Barcelona ocupa o 2º lugar com 27 pontos, a par com o 3º classificado Sevilla, fruto de 8 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, com parciais de 24 golos marcados e 18 golos sofridos. Este conjunto comandado por Luis Enrique desapontou nos últimos dois encontros, principalmente no encontro contra o Málaga, em Camp Nou, onde não conseguiu mais que um empate sem golos, voltando a empatar na última jornada em casa da Real Sociedad, por 1-1, num encontro onde poderiam mesmo ter saído derrotas se o árbitro não anulasse o segundo golo à La Real, uma decisão errada do árbitro. Como se não bastasse, os Culés também empataram a meio da semana contra o Hércules, para a 1ª mão da 4ª ronda da Taça do Rei. Já na Liga dos Campeões, os Blaugranas já se encontram qualificados como líderes do Grupo C aos oitavos de final, pelo que podem assim focar-se a 100% neste encontro. Em mais uma edição do entusiástico El Classico, o conjunto da Catalunha precisa indispensavelmente destes 3 pontos, já que vêm o Real Madrid a liderar o campeonato com 6 pontos de vantagem.

É um facto que os pontos que perderam deve-se, em certa parte, a terem perdido um dos jogadores-chave, Andrés Iniesta, por lesão. Contudo, com o veterano espanhol estará, em princípio, de volta à equipa para este jogo, o que aumenta logo as hipóteses para a equipa da casa. Com um dos melhores tridentes ofensivos do seu lado, composto por Neymar, Suárez e Messi, esta é a equipa que apresenta o 2º melhor ataque do campeonato, com pontos fortes ofensivos como contra-ataques, ataques pelos corredores, bolas-paradas ofensivas, criação de situações de perigo e ainda a apresentar bons argumentos em lances individuais e um bom poder de finalização. Defensivamente, não será um jogo fácil para o lateral Sergi Roberto, que terá de líder com o gigante Cristiano Ronaldo, que não irá descansar enquanto não marcar. Nos 6 jogos que disputou em casa para o campeonato espanhol, a turma catalã venceu 3 vezes, empatando 2 e perdendo o restante, apresentando parciais de 13 golos marcados e 5 golos sofridos. Importa destacar que Messi e Suárez são o 2º e 3º melhores marcadores da prova, com 9 e 8 golos marcados, respectivamente.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Barcelona apresenta um histórico de 2 vitórias e 3 empates. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 1-2 em terreno do Sevilla. Seguiu-se um empate por 0-0 na recepção ao Málaga, uma vitória por 0-2 em terreno do Celtic, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, um empate por 1-1 em terreno da Real Sociedad, e na última jornada, um empate por 1-1 em terreno do Hércules, em jogo a contar para a Taça do Rei. Jeremy Mathieu está de fora, lesionado, ficando em dúvida a presença de Jordi Alba, ainda a recuperar de problemas físicos.

Onze Provável: Stegen – Roberto, Mascherano, Piqué e Alba – Rakitic, Busquets e Suárez – Messi, Suárez e Neymar.

la liga santanderReal Madrid, por sua vez, lidera o campeonato com 33 pontos, fruto de 10 vitórias e 3 empates, com parciais de 36 golos marcados e 11 golos sofridos. Os Merengues encontram-se em grande forma esta temporada, estando ainda por provar o sabor da derrota em qualquer competição que esteja a participar, Taça do Rei onde já se qualificou aos oitavos de final, e Liga dos Campeões, onde discutirá a liderança do Grupo F com o Borussia Dortmund, estando já os dois qualificados aos oitavos de final. No que toca somente ao campeonato espanhol, Los Blancos chegam aqui numa serie de 6 vitórias consecutivas, onde marcaram 20 golos, concedendo apenas 4 no processo, demonstrando assim um grande poder ofensivo e uma boa organização defensiva., onde uma dessas vitórias foi mesmo no Vicente Calderón, onde derrotaram os vizinhos do Atlético de Madrid por 0-3, com um hat-trick de Cristiano Ronaldo. Este conjunto comandado por Zinedine Zidane lidera a prova com 6 pontos sobre este seu grande rival, e que o Sevilla, onde uma vitória aqui seria não só absolutamente motivadora para os jogadores, como significaria uma enorme diferença de pontos numa altura em que ainda nem metade do campeonato foi disputado.

O Barcelona poderá enfrentar alguma ansiedade numa altura em que não está em muito boa forma, e num jogo onde se vê obrigado a vencer de modo a abater a diferença pontual entre as duas equipas, sendo esse um factor com que os Merengues poderão tirar algum proveito. A ausência de Gareth Bale e Kroos são baixas de peso para a formação madrilena. Mas, ainda assim, estes continuam a apresentar grandes argumentos, contando com a 2ª defesa menos batida do campeonato, e o ataque mais fulminante, com uma média de 2 golos marcados por jogo, apresentando pontos fortes como contra-ataques, ataques pelos corredores, bolas-paradas ofensivas e lances individuais, com especial nota para o poder de finalização. Destaque para Cristiano Ronaldo, o melhor marcador do campeonato com 10 tentos assinalados. É importante referir que os Merengues venceram 5 dos 6 jogos fora de portas no campeonato, empatando o restante, marcando 20 golos e concedendo apenas 4 no processo. A última vez que os madrilenos perderam fora de portas foi a 13 de Dezembro de 2015, em casa do Villarreal.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Real Madrid apresenta um histórico de 5 vitórias. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 3-0 na recepção ao Leganés. Seguiu-se uma vitória por 0-3 em terreno do Atlético de Madrid, uma vitória por 1-2 em terreno do Sporting CP, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, uma vitória por 2-1 na recepção ao Sporting Gijón, e na última jornada, uma vitória por 6-1 na recepção ao Cultural Leonesa, em jogo a contar para a Taça do Rei.  Toni Kroos, Gareth Bale e Morata estão de fora, todos lesionados.

Onze Provável: Navas – Carvajal, Varane, Ramos e Marcelo – Modric e Kovacic – Vázquez, Isco e Ronaldo – Benzema.

Cada uma das equipas venceu 4 dos últimos 8 confrontos directos, respectivamente.

Barcelona 1-2 Real Madrid
Liga BBVA 15/16
Real Madrid 0-4 Barcelona
Liga BBVA 15/16
Barcelona 2-1 Real Madrid
Liga BBVA 14/15
Real Madrid 3-1 Barcelona
Liga BBVA 14/15
Real Madrid 2-1 Barcelona
Copa Rey 13/14
Real Madrid 3-4 Barcelona
Liga BBVA 13/14
Barcelona 2-1 Real Madrid
Liga BBVA 13/14
Real Madrid 2-1 Barcelona
Liga BBVA 12/13

Como é de prever num encontro desta magnitude, as duas equipas irão entrar com tudo em campo, com o Barcelona a querer encurtar a diferença pontual, e o Real Madrid a querer aumentar para 9 pontos essa mesma diferença. Antevê-se um embate de alta intensidade com as respectivas defesas a serem constantemente postas à prova por avançados e enorme talento. É um facto que o Barcelona poderá acusar alguma ansiedade, pelo menos no início da partida, com o Real Madrid a poder jogar com isso. Os Merengues encontram-se em grande forma e será difícil vencê-los, mesmo em Camp Nou.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Handicap Asiático: Real Madrid +1 1.57 Betrally
barcelona
Barcelona
  • País: Espanha
  • Estádio: Camp Nou
  • Cidade: Barcelona
  • Fundação: 1899

Ver ficha completa

realmadrid
Real Madrid
  • País: Espanha
  • Estádio: Santiago Bernabéu
  • Cidade: Madrid
  • Fundação: 1902

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1993
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1037
  • Próg. errados 853
comments powered by Disqus

Últimos jogos