Menu

FC Barcelona – Guangzhou Evergrande (Mundial de Clubes 2015)

Chegou a vez do Barcelona. A segunda meia-final do Mundial de Clubes definirá quem enfrenta o River Plate no próximo domingo, uma vez que o emblema argentino já garantiu a presença na decisão após vencer o Sanfrecce Hiroshima (0-1). Os chineses do Guangzhou Evergrande, treinados por Luiz Felipe Scolari, procurarão contrariar o favoritismo absoluto que é atribuído ao Barcelona. O encontro está agendado para as 10:30h (Portugal continental) desta quinta-feira.

Vencedor da última edição da Liga dos Campeões, o Barcelona prepara a estreia no Mundial de Clubes 2015, competição na qual participou pela última vez em 2011. O estatuto de campeão europeu permite que a formação “culé” inicie o respetivo percurso já nas meias-finais. Pela frente terá o Guangzhou Evergrande, vencedor da Liga dos Campeões Asiática que eliminou o Club América na ronda anterior.

Ao contrário do que acontece, a título de exemplo, com a formação que vence a Libertadores, o representante europeu envolvido na disputa do Mundial de Clubes não costuma atribuir grande importância a este troféu. Independentemente disso, o Barcelona encara a participação como uma boa ocasião para aumentar o seu extenso palmarés, ainda para mais tendo em conta que disputará apenas duas partidas. A formação catalã já disputou o torneio por três vezes no atual formato: Duas em solo japonês, uma nos Emirados Árabes Unidos. Foi sempre finalista e, embora tenha perdido no ano de 2006 frente aos brasileiros do Internacional de Porto Alegre, conseguiu conquistar o troféu nas duas temporadas subsequentes (2009 e 2011).

Luís Enrique deverá optar por levar o onze mais forte a jogo. A única exceção é Neymar, uma vez que o brasileiro está a recuperar de uma lesão no adutor e provavelmente só estará apto para o próximo encontro do Barcelona no Mundial de Clubes.

Onze Provável: Ter Stegen; Alves, Pique, Mascherano, Alba; Rakitic, Busquets, Iniesta; Messi, Suarez, Sandro Ramírez

Mundial Clubes 2015 - JapãoOrdem para desfrutar. Não é todos os dias que o Guangzhou Evergande tem a oportunidade de defrontar o todo poderoso Barcelona, unanimemente considerado um dos emblemas com maior peso e simbolismo no panorama futebolístico. A meta da formação chinesa está alcançada uma vez que já conseguiu ultrapassar a última eliminatória, relegando os mexicanos do Club América para fora da prova. Enquanto vencedor da Liga dos Campeões da AFC, o conjunto chinês esforçar-se-á no sentido de deixar uma imagem positiva diante do Barcelona. Ainda assim, tudo se configura para que a série de 28 jogos sem perder que o conjunto chinês atravessa conheça o seu termo.

Luiz Felipe Scolari, treinador do Guangzhou, relativizou a ausência do compatriota Neymar: “O Barcelona tem 25 jogadores que estão ao mesmo nível que ele. A equipa não se ressentirá da sua ausência”, referiu. Quanto à abordagem que o Guangzhou fará ao jogo, o técnico revelou cofiança nas capacidades de uma equipa composta por vários jogadores “muito motivados e inteligentes”.

O último encontro do Guangzhou com um “tubarão” europeu aconteceu no Mundial de Clubes de 2013. Orientado por Lippi, o conjunto chinês perdeu frente ao Bayern de Munique por 0-3.

Onze Provável: Shuai; Linpeng, Xiaoting, Kim, Zheng; Paulinho, Zhi; Bowen, Goulart, Robinho; Elkeson.

Na óptica do Guangzhou, o objetivo traçado para este Mundial de Clubes está cumprido: Alcançar as meias-finais. Não é legítimo exigir à formação chinea algo mais que deixar uma imagem positiva tendo em conta a diferença em termos qualitativos vigente. Desta perspetiva, fazer um golo já seria uma grande conquista para o Guanghzou Evergande. O Barcelona quer dar continuidade ao registo que denota neste cenário competitivo, uma vez que conseguiu alcançar a final nas últimas três edições que disputou.

Prognóstico Odd Casa Retorno
Handicap Asiático: Guangzhou Evergrande +3 1.83 Betrally
barcelona
Barcelona
  • País: Espanha
  • Estádio: Camp Nou
  • Cidade: Barcelona
  • Fundação: 1899

Ver ficha completa

Guangzhou_Evergrande
Guangzhou Evergrande
  • País: China
  • Estádio: Tianhe Stadium
  • Cidade: Guangzhou
  • Fundação: 1993

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1596
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 828
  • Próg. errados 689
comments powered by Disqus

Últimos jogos