Menu
LaLiga 16ª Jornada

FC Barcelona – Espanyol (La Liga)

O FC Barcelona e o Espanyol colocam-se frente a frente este domingo em Camp Nou, em mais uma edição do derby da Catalunha, num embate a contar para a 16ª jornada da La Liga. O Barcelona chega aqui numa forma pouco comum, tendo empatando de forma bastante incomum três dos últimos cinco jogos em casa no campeonato espanhol, um registo que o deixa já 6 pontos atrás do líder Real Madrid. Já o Espanyol atingiu a sua melhor forma da temporada e está em altas, apresentando-se aqui invicto nos últimos 11 jogos consecutivos do campeonato, estando finalmente a ajustar-se ao tipo de jogo exigido por Quique Flores.

FC Barcelona ocupa o 2º lugar com 31 pontos, fruto de 9 vitórias, 4 empates e 2 derrotas, com parciais de 37 golos marcados e 15 golos sofridos. Este não tem sido o mesmo Barça dos últimos anos, já que tem enfrentado algumas dificuldades incomuns nos últimos embates, apresentando 4 empates nos últimos 7 jogos consecutivos, em todas as competições. Apesar de se ter qualificado aos oitavos de final da Liga dos Campeões como líder do Grupo C, onde irá agora enfrentar o PSG, o conjunto comandado por Luis Enrique perdeu pontos importantes contra a Real Sociedad, Málaga e Real Madrid, o que o faz continuar afastado do topo da tabela, vendo já o rival Real Madrid a 6 pontos de distância. Ainda assim, e já com uma das peças mais importantes da equipa recuperada, Andrés Iniesta, está na altura dos Culés se concentrarem em voltar ao trilho das vitórias no campeonato espanhol e continuar à espera de algum deslize dos Merengues. Ainda que frente a um Espanyol em boa forma, os Blaugranas não só apresentam a 4ª defesa menos batida do campeonato, como também o 2º ataque mais fulminante da prova, com Leo Messi em destaque no topo da lista de melhores marcadores da prova, com 11 tentos assinalados, e ainda Luis Suárez como 2º melhor marcador, a par com Cristiano Ronaldo, ambos com 10 golos. Vencer este jogo, ainda por cima em casa, é obrigatório.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o FC Barcelona apresenta um histórico de 2 vitórias e 3 empates. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 1-1 em terreno da Real Sociedad. Seguiu-se um empate por 1-1 em terreno do Hércules, em jogo a contar para a Taça do Rei, um empate por 1-1 na recepção ao Real Madrid, uma vitória por 4-0 na recepção ao Borussia M’Gladbach, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, e na última jornada, uma vitória por 0-3 em terreno do Osasuna. Jeremy Mathieu, lesionado, é baixa confirmada.

Onze Provável: Stegen – Roberto, Umtiti, Piqué e Alba – Gomes, Busquets e Iniesta – Messi, Suárez e Neymar.

la liga santanderEspanyol, por sua vez, ocupa o 9º lugar na tabela de classificação geral com 22 pontos, juntamente com 8º classificado Eibar, fruto de 5 vitórias, 7 empates e 3 derrotas, com parciais de 19 golos marcados e 18 golos sofridos. Depois de um início de campeonato complicado, onde venceu apenas 1 dos primeiros 6 jogos do campeonato, o Espanyol parece ter entrado nos eixos e conseguido ajustar-se ao estilo de jogo pedido por Quique Flores, apresentando-se aqui invicto nos últimos 10 jogos consecutivos, a contar com um jogo para a 4ª ronda da Taça do Rei, o qual empataram a uma bola em casa do AD Alcorcón. Ainda assim, os Periquitos continuam a apresentar dificuldades na parte da finalização, com os contra-ataques a serem o seu melhor argumento ofensivo. Defensivamente tem sido vista uma grande melhoria, tendo concedido apenas 2 golos nos últimos 7 jogos consecutivos. Apenas a 3 pontos dos lugares de acesso às competições europeias, os pupilos de Quique Flores precisam muito destes 3 pontos, ainda que um empate em casa de um poderoso Barcelona seja um resultado bastante aceitável.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Espanyol apresenta um histórico de 3 vitórias e 2 empates. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-1 em terreno do Alavés. Seguiu-se uma vitória por 3-0 na recepção ao Leganés, um empate por 1-1 em terreno do AD Alcorcón, em jogo a contar para a Taça do Rei, um empate por 0-0 em terreno do Atlético de Madrid, e na última jornada, uma vitória por 2-1 na recepção ao Sporting Gijón.

Onze Provável: Diego López – Sánchez, David López, Reyes e Caricol – Jurado, Diop, Fuego e Piatti.

O Barcelona venceu 7 dos últimos 8 confrontos directos, empatando o restante.

Barcelona 5-0 Espanyol
Liga BBVA 15/16
Espanyol 0-2 Barcelona
Copa Rey 15/16
Barcelona 4-1 Espanyol
Copa Rey 15/16
Espanyol 0-0 Barcelona
Liga BBVA 15/16
Espanyol 0-2 Barcelona
Liga BBVA 14/15
Barcelona 5-1 Espanyol
Liga BBVA 14/15
Espanyol 0-1 Barcelona
Liga BBVA 13/14
Barcelona 1-0 Espanyol
Liga BBVA 13/14

Ainda que seja contra um Espanyol em boa forma, o Barcelona não se pode dar ao luxo de voltar a perder pontos, detendo armas suficientes para levar a melhor neste encontro, ainda que seja de esperar algumas dificuldades em marcar golos à bem organizada defesa do Espanyol.

Prognóstico Odd Casa Erro
Barcelona a Marcar Menos de 3.5 Golos 1.52 Betrally
barcelona
Barcelona
  • País: Espanha
  • Estádio: Camp Nou
  • Cidade: Barcelona
  • Fundação: 1899

Ver ficha completa

espanyol
Espanyol
  • País: Espanha
  • Estádio: Cornellà-El Prat
  • Cidade: Barcelona
  • Fundação: 1900

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1985
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1029
  • Próg. errados 850
comments powered by Disqus

Últimos jogos