Menu

FC Barcelona – Celtic (Liga dos Campeões)

O FC Barcelona e o Celtic medem forças esta terça-feira em Camp Nou, Barcelona, num embate a contar para a 1ª jornada do Grupo C da Liga dos Campeões. Depois de somarem um resultado decepcionante no sábado, ao perderem na recepção ao recém-promovido Deportivo Alavés, o conjunto catalão é agora obrigado a conseguir desempenhar um futebol mais atraente e eficaz, de modo a compensar os seus adeptos. Já o Celtic apresenta-se aqui motivado depois de golear o seu maior rival da Escócia, o Glasgow Rangers, em mais um derby de enorme rivalidade.

FC Barcelona está então de regresso a mais um jogo em Camp Nou, depois de terem decepcionado os seus adeptos no sábado ao perderem dentro de portas com a recepção ao recém-promovido Deportivo Alavés, por 1-2, caindo então para 5º lugar da tabela de classificação geral que ocupa com 6 pontos, os mesmos que o Las Palmas e Eibar, 4º e 6º classificados, fruto de 2 vitórias e 1 derrota, com parciais de 8 golos marcados e 4 golos sofridos. Nesse jogo de sábado, o técnico Luis Enrique que provavelmente esperava uma partida mais fácil, preservou os avançados Messi e Suárez, e o médio Andrés Iniesta, utilizando apenas Neymar. Contudo, quando a situação se complicou, o técnico espanhol não hesitou em lançar esses mesmos 3 jogadores, todos a entrarem em campo entre os 60 e os 66 minutos de jogo, ainda assim, não foi suficiente.

A última vez que se encontraram na prova, neste mesmo reduto, foi em 2013/14 com os Blaugranas a golearem por 6-1. Não é novidade que o conjunto da Catalunha detém um plantel com recursos técnicos muito superiores ao seu adversário, com os melhores jogadores do mundo ao seu serviço e são um dos grandes candidatos a chegarem ao final da prova. Neste jogo, Luis Enrique não irá poupar os seus melhores jogadores, e depois de uma derrota em casa, diante dos seus adeptos, a vitória neste jogo é mandatária. Com Leo Messi, Suárez e Neymar novamente a jogarem os 3 em conjunto naquele que é considerado um dos tridentes ofensivos mais poderosos do planeta, a defesa do Celtic irá ter grandes dificuldades em afastar o perigo da sua baliza. Ainda assim, a defesa Culé também terá que ter atenção ao ataque escocês, que não só goleou por 5-1 o Glasgow Rangers, como na partida anterior venceu por 4-1 o Aberdeen, apontando assim 9 tentos em apenas 2 partidas.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Barcelona apresenta um histórico de 4 vitórias e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-2 em terreno do Sevilla, em jogo a contar para a Supertaça de Espanha. Seguiu-se uma vitória por 3-0 na recepção ao Sevilla, também para a Supertaça de Espanha, uma vitória por 6-2 na recepção ao Real Betis, uma vitória por 0-1 em terreno do Athletic Bilbao, e na última jornada, uma derrota por 1-2 na recepção ao Alavés. ter Stegen e André Gomes permanecem em dúvida para este jogo.

Onze Provável: Stegen – Roberto, Piqué, Umtiti e Alba – Busquets, Rakitic e Iniesta – Messi, Suárez e Neymar.

Liga dos CampeõesCeltic, por sua vez, está de volta à mais prestigiada competição europeia, tendo falhado em conseguir o acesso a esta prova nos últimos dois anos. Depois de vencer a competição caseira na temporada transacta, The Hoops qualificaram-se para a 2ª pré-eliminatória da Liga Milionária, tendo vencendo equipas como o Lincoln Red Imps, Astana e Hapoel Be’er Sheva. Sob os comandos de Brendan Rodgers, este conjunto aparece aqui extremamente motivado depois de ter vencido na recepção ao seu maior rival da competição caseira, o Glasgow Rangers, vencendo por 5-1, ocupando então o 1º lugar na tabela de classificação geral com 12 pontos, fruto de 4 vitórias, com parciais de 15 golos marcados e 4 golos sofridos. Os Celts encontram o Barcelona pelo 3º ano consecutivo na Fase de Grupos, tendo conseguido vencer apenas uma dessas vezes, em 2012/13, e chegam agora a Camp Nou para enfrentar um Barcelona furioso por ter perdido o embate de sábado diante dos adeptos.

Este é um jogo onde os pupilos de Brendan Rodgers não irão ter muita posse de bola, já que se espera que o Barça pressione alto e tente trocar o esférico no meio-campo adversário, pelo que a turma escocesa deverá focar-se em roubar a bola aos Culés e partir rapidamente em contra-ataque. O sector ofensivo dos The Hoops tem funcionado de forma bastante eficaz, apontando 18 golos nos seus últimos 5 jogos consecutivos, mas concedendo 8 no processo, demonstrando a sua desorganização defensiva, um factor que lhes poderá sair caro neste jogo, tendo em conta a enorme potência ofensiva catalã. Ainda assim, estes conseguiram marcar em todas as suas últimas 3 partidas neste estádio. Destaque ainda para o jovem ponta-de-laça de 20 anos, Moussa Dembélé, que apontou 3 tentos no derby da última jornada.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Celtic apresenta um histórico de 4 vitórias e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 5-2 na recepção ao Hapoel Be’er Sheva, em jogo a contar para a Liga dos Campeões. Seguiu-se uma vitória por 2-4 em terreno do St. Johnstone, uma vitória por 2-0 em terreno do Hapoel Be’er Sheva, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, uma vitória por 4-1 na recepção ao Aberdeen, e na última jornada, uma vitória por 5-1 na recepção ao Glasgow Rangers. Não existem baixas no plantel de Brendan Rodgers.

Onze Provável: Vries – Lustig, Touré, Sviatchenko e Tierney – Brown e Bitton – Forrest, Rogic e Sinclair – Dembélé.

Ns últimos 8 confrontos directos, o Barcelona venceu 6 partidas, tendo o Celtic vencido apenas 1 e empatado a restante.

Barcelona
3-1
Celtic
International Champions Cup 2016
Barcelona
6-1
Celtic
LC 2013/2014
Celtic
0-1
Barcelona
LC 2013/2014
Celtic
2-1
Barcelona
LC 2012/2013
Barcelona
2-1
Celtic
LC 2012/2013
Barcelona
1-0
Celtic
LC 2007/08
Celtic
2-3
Barcelona
LC 2007/08
Barcelona
1-1
Celtic
LC 2004/05

Depois do decepcionante desaire de sábado, contra o Alavés, não existem dúvidas que o Barcelona entrará em campo com o seu XI mais forte, procurando compensar os adeptos pela fraca exibição de sábado. Luis Enrique irá querer uma resposta positiva, e não existem dúvidas de que estes o vão conseguir.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Handicap Asiático: Barcelona -2 1.62 Betrally
barcelona
Barcelona
  • País: Espanha
  • Estádio: Camp Nou
  • Cidade: Barcelona
  • Fundação: 1899

Ver ficha completa

celtic
Celtic
  • País: Escócia
  • Estádio: Celtic Park
  • Cidade: Glasgow
  • Fundação: 1888

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1993
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1037
  • Próg. errados 853
comments powered by Disqus

Últimos jogos