Menu
  • 11 janeiro
  • 20:15
  • Betrally

FC Barcelona – Athletic Bilbao (Taça do Rei)

O FC Barcelona e o Athletic Bilbao medem forças esta quarta-feira no Camp Nou, em Barcelona, num embate a contar para a 2ª mão dos oitavos de final da Taça do Rei. O FC Barcelona chega aqui na ressaca de dois resultados menos conseguidos, perdendo a primeira mão da Taça do Rei em território basco, e na última jornada do campeonato com um empate em casa do Villarreal. Já o Athletic chega aqui em vantagem na eliminatória depois de triunfar na 1ª mão, ainda que se apresente na ressaca de um decepcionante empate na recepção ao Alavés, para o campeonato, afastando-se dos lugares de acesso à Europa.

FC Barcelona chega aqui depois de ter tirado o Hércules do seu caminho na 4ª ronda da prova, sendo ainda o bicampeão em título nesta Taça do Rei, tendo já vencido a prova por 28 vezes na sua história, a equipa espanhola com mais títulos na competição. Ainda assim, a turma comandada por Luis Enrique não chega aqui propriamente em bons lençóis depois de ter perdido a 1ª mão destes oitavos de final em território basco, num embate onde apesar de ter estado sempre por cima no jogo, foi incapaz de levar a melhor, obrigando assim a turma Culé a assumir este jogo desde cedo. A piorar ainda mais as coisas, os catalães também falharam em vencer na última jornada do campeonato espanhol, empatando por 1-1 em casa do Villarreal, graças a um golo soberbo de Messi mesmo ao cair do pano, um empate que fez o Barça cair para 3º lugar na tabela, sendo ultrapassado pelo Sevilla, ficando agora a 1 ponto de recuperar a 2ª posição.

Finalmente de volta a casa, onde detêm um bom registo nos 13 jogos que disputaram em todas as competições, vencendo 9, empatando 2 e perdendo 1, com 43 golos marcados e apenas 7 concedidos, os catalães irão assumir o jogo desde cedo e procurar o golo desde o começo da partida. É de antever que o Athletic Bilbao adoptará uma formação defensiva de modo a suster o poderio ofensivo Blaugrana, mas dada a necessidade de vencer por uma margem considerável, a turma de Luis Enrique deverá alcançar o seu objectivo. A diferença de qualidade entre as duas equipas é grande, e com o talento no meio campo ofensivo e nos avançados catalães, mais cedo ou mais tarde estes irão conseguir desequilibrar a defensiva basca e marcar, de preferência, mais que uma vez. Importa referir que Messi e Suárez são os melhores marcadores do campeonato espanhol, com 13 e 12 golos assinalados, respectivamente.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Barcelona apresenta um histórico de 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-3 em terreno do Osasuna. Seguiu-se uma vitória por 4-1 na recepção ao Espanyol, uma vitória por 7-0 na recepção ao Hércules, em jogo a contar para a Taça do Rei, uma derrota por 2-1 em terreno do Athletic Bilbao, em jogo a contar para a Taça do Rei, e na última jornada, um empate por 1-1 em terreno do Villarreal. Cilessen é baixa confirmada, por lesão.

Onze Provável: ter Stegen – Roberto, Umtiti, Piqué e Alba – Busquets, Iniesta e Gomes – Messi, Suárez e Neymar.

taça do reiAthletic Bilbao, por sua vez, chega aqui depois de ter posto o Racing Santander fora da prova na 4ª ronda, com o clube basco a ser, normalmente, uma equipa que procura ir sempre longe nesta Taça do Rei, alcançando a final da competição já por duas vezes desde o início da década, e eliminado ambas vezes por este mesmo Barcelona. Contudo, apesar de já terem vencido a prova por 23 vezes na sua história, a 2ª equipa com mais títulos na competição, Los Leones não conquistam a Taça do Rei desde a temporada de 1983/84. A turma comandada por Ernesto Valverde é conhecida por ser uma equipa muito forte a actuar dentro de portas, prova disso foi a vitória sobre este poderoso FC Barcelona na 1ª mão, num jogo onde acabaram reduzidos a 9 unidades. Ainda assim, no seguinte jogo, já para a última jornada do campeonato espanhol, os bascos não conseguiram melhor que um empate a zero na recepção ao Alavés, um nulo que os afasta um pouco mais dos lugares de acesso às competições europeias, já que se encontra em 7º lugar a 2 pontos da 6ª posição, ocupada pela Real Sociedad.

Los Leones têm consciência do talento e qualidade da equipa catalã e conseguiram equilibrar essa discrepância com o factor casa, e consequente apoio dos seus adeptos. Apesar das dificuldades e do Barcelona ter controlado o jogo, foram os bascos quem conseguiu acertar mais vezes na baliza adversária, maioritariamente através de rápidos contra-ataques. Em vantagem na eliminatória, ainda que pouco confortável, Los Leones irão adoptar uma estratégia defensiva de modo a tentar suster ao máximo o forte poder ofensivo Culé e impedir que estes anulem a vantagem. Contudo, a forma forasteira de Los Leones não os favorece em nada, já que nos 8 embates que disputou fora de portas no campeonato espanhol venceu apenas 2 vezes, empatando 1 jogo e perdendo os restantes 5, com parciais de 7 golos marcados e 11 concedidos.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Athletic Bilbao apresenta um histórico de 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 1-0 em terreno do Real Betis. Seguiu-se uma vitória por 2-1 na recepção ao Celta de Vigo, uma vitória por 3-0 na recepção ao Racing Santander, em jogo a contar para a Taça do Rei, uma vitória por 2-1 na recepção ao Barcelona, em jogo a contar para a Taça do Rei, e na última jornada, um empate por 0-0 na recepção ao Alavés. Arrizabalaga, Aketxe, De Marcos, Yeray, todos lesionados, e Iturraspe e Raúl García, ambos castigados, são baixas confirmadas para este jogo.

Onze Provável: Iraizoz – Elustondo, Etxeita, Laporte e Balenziaga – Rico e Etxebarria – Susaeta, Eraso e Muniain – Aduriz.

O Barcelona venceu 5 dos últimos 8 confrontos directos, com o Athletic Bilbao a vencer 2 e a empatar 1.

Athletic 2-1 Barcelona
Copa Rey 16/17
Athletic 0-1 Barcelona
Liga Espanhola 16/17
Barcelona 3-1 Athletic
Copa Rey 15/16
Athletic 1-2 Barcelona
Copa Rey 15/16
Barcelona 6-0 Athletic
Liga BBVA 15/16
Athletic 0-1 Barcelona
Liga BBVA 15/16
Barcelona 1-1 Athletic
Supercopa 2015
Athletic 4-0 Barcelona
Supercopa 2015

Apesar dos dois últimos maus resultados, a turma de Luis Enrique joga agora em casa onde detém um registo muito bom, demonstrando um enorme poder ofensivo e uma excelente capacidade defensiva. Espera-se um jogo onde o Athletic Bilbao irá baixar as linhas e jogar muito à defesa, e com o Barcelona a assumir o jogo desde o 1º minuto em busca do golo. Com um dos tridentes ofensivos mais eficazes do mundo, será apenas uma questão de tempo até estes desequilibrarem a defesa basca e anularem a vantagem.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Total de Golos Por Equipa: Barcelona +2.5 Golos 1.55 Betrally
barcelona
Barcelona
  • País: Espanha
  • Estádio: Camp Nou
  • Cidade: Barcelona
  • Fundação: 1899

Ver ficha completa

athleticbilbao
Athletic Bilbao
  • País: Espanha
  • Estádio: San Mamés
  • Cidade: Bilbao
  • Fundação: 1898

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1917
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 998
  • Próg. errados 823
comments powered by Disqus

Últimos jogos