Menu

FC Astana – Benfica (Liga dos Campeões)

O Benfica vai ao Cazaquistão tentar angariar o ponto que lhe garante a passagem aos oitavos de final. Não será fácil bater o Astana em casa, como ficou provado pelas deslocações de Glatasaray e Atlético de Madrid. As temperaturas negativas que se esperam para a hora do jogo vão obrigar a forte adaptação da equipa portuguesa.

Os dois pontos amealhados pelo FC Astana nesta fase de grupos da Liga dos Campeões foram ganhos em casa, com dois empates impostos ao Galatasaray (2-2) e Atlético de Madrid (0-0). Não é por acaso. Convém lembrar que no Vicente Calderón a equipa de Diego Simeone tinha goleado por quatro golos sem resposta. Mas levar o embate para a Astana Arena altera completamente o equilíbrio de forças, ou a falta dele. No Cazaquistão o clima já está agreste. Esperam-se temperaturas a rondar os três graus negativos para a receção aos Encarnados será uma vantagem considerável para os homens da casa. O clube português anda a jogar em clima ameno para a época e uma mudança tão grande vai obrigar a adaptação, não penas no jogo individual mas também coletivo. O campo fica logo mais pesado e o ritmo da partida baixará obrigatoriamente.

O Astana é novato nestas andanças das competições de elite europeia mas estão-se a aguentar surpreendentemente bem. Plantel e equipa técnica sabem que defrontam um clube com pergaminhos e outra experiência internacional. Mas também estão conscientes de que a oportunidade para pontuar ou conseguir o primeiro triunfo na Liga dos Campeões só pode acontecer em casa.

O FC Astana perdeu com o Benfica (2-0), na Luz, na jornada inaugural do Grupo C e sofreu novo desaire na ida a Madrid (4-0). Mas nos dois encontros que teve no papel de anfitrião dividiu os pontos com o Galatasaray e Atlético.

Stanimir Stoilov não pode contar com Baurzhan Dzolchiev, que cumpre castigo. Namanja Maksimovic ainda está em dúvida.

Onze Provável: Eric – Ilic, Amicic, Postnikov, Shomko – Cañas – Shchetkin, Maksimovic, Zhukov, Kethevoama – Kabananga.

Liga dos CampeõesO Benfica só precisa de um ponto para garantir o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões, o que pode pressupor uma atitude calculista na deslocação à Astana Arena. Claro que se aconselha cautela, até porque os cazaques já provaram ser duros de roer em casa, mas não acredito que os Encarnados vão ao Cazaquistão em busca de um empate. É uma estratégia arriscada já que na derradeira jornada recebem o Atlético de Madrid, que pode precisar desse resultado para se qualificar. E qualquer sinal de fraqueza vai ser motivação para o Astana tentar ganhar o primeiro jogo na Liga Milionária. E depois há as motivações internas. O Benfica sofreu no sábado passado a terceira derrota da temporada às mãos do rival da Segunda Circular (2-1, a.p.). Há orgulho ferido e homens que caíram no campo de batalha, por assim dizer. Nico Gaitán sofreu um traumatismo craniano. Mesmo que não estivesse a cumprir suspensão pela expulsão na receção aos turcos provavelmente seria poupado. O capitão Luisão estará de braço ao peito nos tempos mais próximos. Rui Vitória vai querer aproveitar o palco europeu, onde tem brilhado esta temporada, para acalmar a contestação dos adeptos, naturalmente descontentes com a incapacidade da equipa se bater com o Sporting. Na convocatória o treinador Encarnado incluiu João Teixeira e Nuno Santos, dois jogadores que têm alinhado na equipa B.

Na segunda-feira o Benfica tem viajem marcada até Braga, para a jornada onze do campeonato português.

Onze Provável: Júlio César – Sílvio, Jardel, Lisandro, Eliseu – Samaris – Gonçalo Guedes, André Almeida, Talisca – Jonas, Mitroglou.

Benfica 2-0 Astana LC 2015/16

O único confronto entre as duas equipas foi o da primeira volta, no Estádio da Luz, que os Encarnados venceram com golos de Nico Gaitán e Kostas Mitroglou. Na última jornada do grupo C o Astana obrigou os Colchoneros a dividir os pontos, mantendo o marcador a zeros. Fica o aviso para o Benfica.

Prognóstico Odd Casa Erro
Menos de 0.5 golos na primeira parte 2.40 Betrally
FC Astana
FC Astana
  • País: Cazaquistão
  • Estádio: Astana Arena
  • Cidade: Astana
  • Fundação: 2009

Ver ficha completa

benfica
Benfica
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio da Luz
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1904

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1831
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 769
  • Próg. errados 1037
comments powered by Disqus

Últimos jogos