Menu

Famalicão – Sporting CP (Taça de Portugal)

O Famalicão e o Sporting CP medem forças esta quinta-feira no Estádio Municipal de Famalicão, em Vila Nova de Famalicão, num embata a contar para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal. O conjunto da casa atravessa um mau momento na Segunda Liga e teve azar ao esbarrar no caminho de um dos grandes de Portugal logo na 3ª eliminatória desta prova. Já o Sporting CP tem que se redimir depois do resultado decepcionante que somaram na última jornada da Liga NOS, deixando fugir uma vantagem de 3 golos no marcador ao deixarem-se empatar contra o Vitória de Guimarães.

Famalicão, que eliminou o Mosteirense na 2ª eliminatória, esbarra agora contra o poderoso Sporting CP logo no começo da prova, reduzindo bastante as suas hipóteses de ir longe na competição. Os Famalicenses surpreenderam bastante nesta Taça de Portugal na temporada de 2014/15 ao alcançarem os quartos de final, pela 2ª vez desde o início do milénio, mas acabaram eliminados nas duas ocasiões por este mesmo Sporting. Quanto ao seu desempenho na Segunda Liga, o Famalicão ocupa o 18º lugar com 9 pontos, a par com 17º classificado Sp. Covilhã, fruto de 2 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, com parciais de 12 golos marcados e 18 golos sofridos.

Sem vencerem nenhum dos últimos 4 jogos consecutivos do 2º escalão de futebol português, o Famalicão vê ainda as coisas a piorarem com a demissão do treinador Ulisses Morais, que abandona a equipa apenas a 2 dias deste encontro com o Sporting. Com a 2ª defesa mais batida da Segunda Liga, os Famalicenses vêm as coisas cada vez mais complicadas antes do embate com os Leões, que possuem um bom poder ofensivo e não vêm aqui para brincar. Ainda assim, este conjunto demonstra um registo positivo nos jogos em casa, vencendo 2 dos 5 jogos já disputados, empatando 2 e perdendo apenas 1, marcando 10 golos e concedendo 8 no processo.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Famalicão apresenta um histórico de 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 3-0 em terreno da Académica. seguiu-se um empate por 0-0 na recepção ao Penafiel, uma vitória por 0-2 em terreno do Mosteirense, em jogo a contar para a Taça de Portugal, uma derrota por 2-3 na recepção ao Portimonense, e na última jornada, uma derrota por 2-1 em terreno do Sp. Covilhã.

Onze Provável: Efremov – Marques, Meneses, Diogo e Miguel – Lopes, João Mendes, Cunha e Diego – Correia e Carlão.

Taça de PortugalSporting CP, por sua vez, prepara-se para começar a disputar mais uma edição da Taça de Portugal, prova que já venceu por 16 vezes na sua história, tendo levantado pela última vez esta Taça na temporada de 2014/15, ao vencer o SC Braga nas grandes penalidades. Os Leões chega aqui depois de um resultado que deixou os adeptos bastante decepcionados, ainda antes da pausa para as competições internacionais, ao empatar 3-3 contra o Vitória de Guimarães em terreno hostil, num jogo onde estiveram a vencer por 0-3. Em apenas 15 minutos os Conquistadores marcaram 3 golos ao Sporting, um empate que os deixa agora em 2º lugar com 16 pontos, a par com o FC Porto, fruto de 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota, com parciais de 16 golos marcados e 9 golos sofridos.

Ainda assim, este conjunto orientado por Jorge Jesus tem vindo a praticar um bom futebol esta temporada, levando esse mesmo bom futebol até às competições europeias, onde disputam o Grupo F da Liga dos Campeões, juntamente com o Real Madrid, Borussia Dortmund e Legia Varsóvia, ocupando o 3º lugar do agrupamento com apenas 1 ponto a menos que os líderes Real Madrid e Dortmund. Mesmo sendo normal que os Leões actuem com uma equipa menos habitual, com o objectivo de dar minutos a jogadores menos utilizados, a equipa deverá actuar com a sua filosofia de jogo habitual, privilegiando a posse de bola e os ataques organizados, especialmente pelos corredores.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Sporting CP apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 2-1 em terreno do Real Madrid, em jogo a contar para a Liga dos Campeões. Seguiu-se uma derrota por 3-1 em terreno do Rio Ave, uma vitória por 4-2 na recepção ao Estoril praia, uma vitória por 2-0 na recepção ao Legia Varsóvia, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, e na última jornada, um empate por 3-3 em terreno do Vitória de Guimarães. Andrien Silva é baixa confirmada, por lesão.

Onze Provável: Beto – Esgaio, Douglas, Coates e Zeegelaar – Carvalho, Meli, Campbell e Markovic – Dost e Castaignos.

O Sporting venceu os últimos 3 confrontos directos existentes desde o início do milénio.

Sporting 4-0 Famalicão
Taça Portugal 2014/15
Famalicão 0-2 Sporting
Taça Portugal 2011/12
Famalicão 1-3 Sporting
Taça de Portugal 2000/01

Apesar de jogar fora de casa, o Sporting possui um plantel muito superior em comparação com o seu adversário, sendo de esperar que vença este jogo com alguma facilidade, especialmente depois do mau momento que o Famalicão atravessa.

Prognóstico Odd Casa Erro
3W Handicap: Sporting -1 1.76 Betrally
FC Famalicão logo
FC Famalicão
  • País: Portugal
  • Estádio: Municipal 22 de Junho
  • Cidade: Vila Nova de Famalicão
  • Fundação: 1931

Ver ficha completa

sporting
Sporting CP
  • País: Portugal
  • Estádio: José Alvalade
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1906

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 2123
  • Média Odds usadas 1.81
  • Próg. certos 1096
  • Próg. errados 921
comments powered by Disqus

Últimos jogos