Menu
Premier League 24ª Jornada

Everton – Newcastle (Premier League)

Depois dos compromissos das Taças, regressa a Liga Inglesa a Goodison Park. O Everton é o campeão dos empates no campeonato e precisa de fazer mais para se aproximar da primeira metade da tabela. O Newcastle, que já tinha sido afastado de ambas as taças, está há dez dias fora de competição. Para uma equipa flagelada pelas lesões, pode ter sido um tempo precioso de descanso.

O Everton teve sortes distintas nos compromissos das taças. Ficou pelo caminho nas meias-finais da Capital One Cup e seguiu para os oitavos da Taça de Inglaterra. Convenhamos que o grau de dificuldade também era muito diferente. No domingo os Toffees tiveram que se superiorizar ao Carlisle United (0-3), da League Two e fizeram a sua obrigação. O adversário da semifinal da Taça da Liga foi o Manchester City. E se o Everton conseguiu uma vitória caseira (2-1) na primeira mão não foi capaz de segurar a vantagem no segundo jogo, no Etihad, ainda que tenha sido a primeira equipa a marcar. Ross Barkley marcou aos dezoito minutos e Fernadinho repôs a igualdade antes da meia-hora. Mas foi com a entrada de Kevin de Bruyne que os Toffees viram a sua vida a andar para trás. O belga marcou o 2-1 e fez a assistência para o terceiro golo dos Citizens, antes de sair lesionado.

O Everton não vence uma partida da Liga Inglesa desde o Boxing Day, precisamente a visita a St. James Park, onde um golo ao cair do pano de Tom Cleverly valeu os três pontos. Desde então somou derrotas frente ao Stoke City (3-4) e Seansea (1-2), intercaladas por três empates – Tottenham (0-0) em casa; Manchester City (0-0) e Chelsea (3-3) fora. Aliás, por aqui se vê uma tendência: os Toffees são os campeões das igualdades na primeira liga inglesa. Somam onze em vinte e três jornadas. Neste momento os azuis de Liverpool são décimos segundos, com um ponto a mais de Chelsea e West Brom.

Kevin Mirallas está em dúvida. Browning, Hibbert e Besic são as baixas anunciadas.

Onze Provável: Howard – Coleman, Stones, Funes Mori, Baines – Barry, McCathy – Deulofeu, Barkley, Koné – Lukaku.

premier leagueO Newcastle já tinha sido eliminado de ambas as taças, o que não surpreende dada a temporada que a equipa tem vindo a fazer. Na Capital One Cup ficou pelo caminho logo em setembro, afastado pelo Sheffield Wednesday (0-1). Na Taça de Inglaterra o mesmo desfecho aconteceu no início de janeiro, na terceira ronda, às mãos do Watford (1-0).

Há males que vêm por bem e neste caso a eliminação precoce acabou por proporcionar aos Magpies dez dias de descanso da competição. Eu sei que pausas assim podem também quebrar algum ritmo competitivo mas no caso do Newcastle esta pausa pode ter sido preciosa. O plantel tem oito jogadores entregues ao departamento médico do clube – Obertan, Tioté, Anita, Demba Cissé, De Jong, Haidara, Mbabu e Tim Krul – mais três elementos com mazelas menores – Good, Colback e Dummett. Se a paragem serviu para recuperar uma parte deste contingente já terá ido uma grande benesse.

O Newcastle bem precisa destes reforços. A equipa está na décima oitava posição, com vinte e um pontos, a dois de sair da zona de despromoção. Mas as coisas naquele setor da tabela estão muito renhidas e convém começar a pontuar o quanto antes para garantir a manutenção.

No últimos seis jogos do campeonato os Magpies somaram quatro derrotas (Everton, West Brom, Arsenal e Watford), um empate (United (3-3) e um triunfo (West Ham 2-1).

Onze Provável: Elliot – Janmaat, Coloccini, Mbemba, Dummett – Saivet, Shelvey – Sissoko, Wijnaldum, Townsend – Mitrovic.

Newcastle 0-1 Everton Premier League 2015/16
Everton 3-0 Newcastle Premier League 2014/15
Newcastle 3-2 Everton Premier League 2014/15
Newcastle 0-3 Everton Premier League 2013/14
Everton 3-2 Newcastle Premier League 2013/14

O Everton venceu quatro dos últimos cinco confrontos com o Newcastle, incluindo o jogo da primeira volta da Liga Inglesa, em St. James Park.

Prognóstico Odd Casa Erro
Menos de 2.5 golos 2.25 Betrally
everton
Everton
  • País: Inglaterra
  • Estádio: Goodison Park
  • Cidade: Liverpool
  • Fundação: 1878

Ver ficha completa

newcastle
Newcastle
  • País: Inglaterra
  • Estádio: St. James' Park
  • Cidade: Newcastle
  • Fundação: 1892

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1787
  • Média Odds usadas 2.22
  • Próg. certos 749
  • Próg. errados 1010
comments powered by Disqus

Últimos jogos