Menu

Estoril – Académica (Liga NOS)

A décima jornada da Liga NOS tem início com um encontro entre Estoril e Académica, equipas que medem forças esta sexta-feira no António Coimbra da Mota. A turma da Linha ainda não perdeu qualquer jogo em casa na atual temporada: Leva três triunfos e um empate. O objetivo nesta receção à Académica passa por somar mais um triunfo a este registo. A “Briosa”, que continua abaixo da linha d’água, precisa urgentemente de pontuar.

O Estoril de Fabiano Soares é uma das boas sensações da presente edição da Liga NOS. Os “canarinhos” continuam a praticar um futebol agradável, situação que tem sido recorrente nas últimas temporadas. Na oitava posição com 13 pontos, a luta do Estoril passa por voltar a garantir o acesso à Liga Europa. Em teoria, existe qualidade suficiente no plantel para cumprir com esse objetivo. Dentro das quatro linhas, a equipa tem demonstrado compromisso e personalidade, fatores essenciais para alcançar o sucesso.

O jogo da última jornada, em Alvalade, é um bom exemplo para ilustrar este Estoril. Tal como já havia feito diante do Benfica, na Luz, foi capaz de complicar a vida a um “grande”. Dispôs, inclusive, de um par de boas ocasiões para chegar ao golo no reduto leonino. Acabou derrotado por uma bola a zero, mas deixou uma vez mais uma boa imagem. A responsabilidade estorilista nesse tipo de duelos (com os “grandes”) é diminuta, sobretudo quando disputados fora de portas.

A jogar em casa, o Estoril ainda não foi derrotado em qualquer circunstância na presente temporada. Disputou quatro jogos, todos enquadrados na Liga NOS, e levou a melhor em três ocasiões. Moreirense (2-0), Braga (1-0) e União da Madeira (2-1) foram as vítimas, enquanto que os vilacondenses do Rio Ave obrigaram a uma divisão de pontos na sequência de uma igualdade a dois. Uma equipa com as ambições do Estoril, que assume uma candidatura à qualificação para as competições europeias, tem que ser muito forte a jogar em reduto próprio.

O avançado Leo Bonatini, que falhou a deslocação a Alvalade, deverá entrar nas contas de Fabiano Soares para esta partida.

Onze Provável: Kieszek, Anderson Luís, Yohan Tavares, Diego Carlos, Mano, Taira, Chaparro, Bruno César, Babanco, Gerso, Bonatini

Liga NOSA Académica continua em zona de despromoção, nomeadamente no 17º e penúltimo lugar da Liga NOS, mas a chegada de Filipe Gouveia parece devolver a confiança aos “estudantes”. O sucessor de José Viterbo já disputou cinco jogos no comando da “Briosa” e só perdeu por uma vez, logo no encontro de estreia diante do Rio Ave. Daí para cá disputaram-se quatro partidas, com duas vitórias e outros tantos empates. A Académica venceu o Marítimo em casa, por 1-0, goleou a Sanjoanense para a Taça e empatou os últimos dois encontros frente a Vitória Sport Clube e Moreirense. O melhor que o emblema de Coimbra conseguiu fora de portas nesta Liga NOS foi, até ver, o empate no D. Afonso Henriques. A deslocação é tradicionalmente exigente, mas o mau momento que o Vitória atravessa, aliado ao facto de os “conquistadores” terem ficado reduzidos a nove, diminuiu a exigência do teste. Seguindo esse raciocínio, podemos concluir que esta deslocação será mais exigente que a última realizada pela Académica. A jogar na condição de visitante, algo que já aconteceu em cinco ocasiões para o campeonato, a “Briosa” só fez dois golos. Em termos de números, a Académica é a equipa que menos produz ofensivamente a par do Tondela (quatro golos) e que mais tentos consente tal como o Moreirense(15 golos).

Aderlan está recuperado de lesão e integra o lote de opções à disposição de Filipe Gouveia.

Onze Provável: Trigueira, Aderlan, Ricardo Nascimento, Iago, Nii Plange, Emídio Rafael, Fernando Alexandre, Obiorah, Rui Pedro, Hugo Seco, Rafael Lopes

O Estoril é favorito à conquista dos três pontos neste encontro. É certo que a Académica se encontra em crescendo, vem de uma série de resultados positivos, mas muito dificilmente pontuará no António Coimbra da Mota. É expectável que os visitantes adoptem uma postura mais defensiva, na tentativa de prolongarem o nulo e com a estratégia ofensiva à base do contra-ataque.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do Estoril 1.74 Betrally
estorilpraia
Estoril Praia
  • País: Portugal
  • Estádio: António Coimbra da Mota
  • Cidade: Estoril
  • Fundação: 1939

Ver ficha completa

academica
Académica
  • País: Portugal
  • Estádio: Cidade de Coimbra
  • Cidade: Coimbra
  • Fundação: 1887

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1495
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 774
  • Próg. errados 645
comments powered by Disqus

Últimos jogos