Menu

Estónia Sub-21 – Espanha Sub-21 (Europeu Sub-21 2017)

La Rojita arranca a fase de apuramento para o Europeu Sub-21 de 2017 com uma deslocação a Talin. Será o início de um novo ciclo, depois dos Sub-21 espanhóis terem falhado a qualificação para Euro deste verão e para os Jogos Olímpicos do próximo ano. A Estónia já se estreou neste percurso, com um empate a zero na receção a San Marino, em junho.

O grupo 6 da fase de qualificação para o Europeu sub-21 de 2017 integra a Estónia, Espanha, Croácia, Suécia, Geórgia e San Marino. Os Estónios estrearam-se neste percurso em junho, recebendo a seleção de San Marino e dividindo os pontos com os visitantes. Não foi uma estreia auspiciosa, já este é o adversário do grupo com o qual todos tentaram ganhar pontos, sobretudo nos jogos caseiros. A verdade é que a Estónia nunca antes se apurou para uma fase final de um europeu desta categoria e dificilmente vai fazê-los com oposição do calibre que aqui enfrenta.

Europeu sub21Nesta altura é a Geórgia que encabeça a tabela, tendo amealhado os seus três pontos diante do inevitável San Marino (3-0). Suecos, espanhóis e croatas só esta semana entram na competição.

Onze Provável: Tamme – Ojamaa, Vihmann, Avilov, Kuusk, Peetson, Listmann, Saliste, Tekko, Sappinen, Kauber.

Albert Celades, o homem que substituiu Lopetegui à frente das seleções jovens de Espanha, acredita que falhar o acesso ao Jogos Olímpicos foi um grande choque par o grupo mas também pode funcionar como um ensinamento. La Rojita falhou o apuramento para o Europeu de 2015, de certo modo um choque quando nos habituamos a ver os espanhóis dominar o futebol europeu desde a mais tenra idade. Espanha foi eliminada no play-off com a Sérvia. Um nulo na primeira mão e uma derrota por 2-1 em solo espanhol deixaram afastaram a equipa da fase final, na República Checa. Outra consequência foi o não apuramento para os Jogos Olímpicos do próximo ano.

Agora o grupo está em processo de renovação, muito natural, com a saída de algumas figuras importantes como Isco, Muniesa, Carvajal, Koke ou Muniain, para citar apenas os mais sonantes. O arranque deste apuramento coincide assim com o início de um novo ciclo. Uma base de jogadores mais maduros – como Óliver, Gayá e Saúl – lidera um conjunto cheio de caras novas que é preciso integrar e fazer jogar como uma unidade. No fundo, tem sido esse o modelo que a Espanha consolidou. O técnico espanhol destacou precisamente essa dificuldade de os habituar a jogar juntos. Mas se atentarmos na convocatória verificamos que a grande maioria já joga com regularidade nas ligas mais competitivas do velho continente. Óliver Torres e Saúl têm lugar no plantel do Atlético de Madrid, Munir no do Barcelona, Denis Suárez representa o campeão da Liga Europa, o Sevilla, Gayá e Santi Mina estão às ordens de Nuno no Valencia e podemos seguir por aí fora. Gerard Deulofeu, outro produto de La Masia, tem dado passos importantes na Liga Inglesa e é, sem dúvida, o elemento mais criativo e desequilibrador desta renovada Espanha dos mais novos. Celades optou por chamar três elementos dos Sub-19 que se sagraram, também este verão, campeões europeus. Marco Asensio, Jesús Vallejo e Dani Ceballos foram integrados nos jogos amigáveis que antecederam esta convocatória e deixaram boas indicações.

Onze Provável: Kepa – Bellerin, Jonny Castro, Vallejo, Gayá, Óliver Torres, Saúl Níguez, DenisSuárez, Samu Castellejo, Munir, Deulofeu.

Estónia 0-1 Espanha Euro Sub-21 2013 (Q)
Espanha 6-0 Estónia Euro Sub-21 2013 (Q)

Estónia e Espanha sub-21 cruzaram caminhos no apuramento para o Europeu de 2013 e foi a equipa mais cotada a vencer ambos os confrontos, ainda que na vista ao tereno adversário não tenham ido além de um golo solitário.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Menos de 3.5 Golos 1.83 Betrally
Estónia
Estónia Sub-21
  • País: Estónia
  • Estádio:
  • Cidade: Tallinn
  • Fundação: 1921

Ver ficha completa

Espanha
Espanha Sub-21
  • País: Espanha
  • Estádio:
  • Cidade: Madrid
  • Fundação: 1920

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1899
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 797
  • Próg. errados 1075
comments powered by Disqus

Últimos jogos