Menu

Estados Unidos – Equador (Amigável de Seleções)

As duas seleções enfrentam-se no Toyota Stadium, em Frisco, Texas, no que será a preparação final para mabas antes de embarcarem na Copa América Centenário, que arranca no primeiro fim de semana de junho. Os Estados Unidos venceram Porto Rico com um alinhamento alternativo mas Jurgen Klinsmann, que está sob forte contestação, deve regressar agora a um onze mais perto do titular. O Equador ocupa a segunda posição na qualificação da CONMEBOL para o Mundial de 2018 e quer aproveitar o bom momento para brilhar na Copa América.

Os Estados Unidos serão os anfitriões da Copa América Centenário, que arranca no primeiro fim de semana de junho. Como em tudo o que entre esta nação gosta, quase exige, vencer ou pelo menos estar na luta atá ao final. Mas Jurgen Klinsmann está sob forte contestação. As opções do selecionador não convencem e a prestação da equipa também têm ficado aquém das expetativas. A ida do alemão para o comando da equipa USA pressupunha uma evolução clara no nível da equipa e isso não é evidente. Nunca como hoje o selecionador de futebol – soccer como eles gostam de chamar – teve tanto por onde escolher. A base de recrutamento nos Estados Unidos cresceu exponencialmente e até o interesse nesta modalidade que pelo menos naquelas paragens tem que lutar por visibilidade, abafada atrás de fenómenos muito mais poderosos como o futebol americano, o basquete e o basebol. A seleção dos Estados Unidos já teve as suas fases douradas mas sempre mais fruto de talentos individuais pontuais do que de uma geração inteiras de qualidade. Isso está a mudar e é natural que se espere mais.

Os Estados Unidos estão no Grupo C de qualificação da CONCACAF para o Mundial da Rússia – que inclui também Trindade e Tobago, Guatemala e S. Vicente e as Granadinas – e apesar de não se poder queixar do agrupamento está no segundo lugar, com duas vitórias – Guatemala (4-0), em casa, e S. Vicente (6-1) – um empate – Trindade (0-0) – e uma derrota – fora, com os guatemaltecos (2-0).

No domingo passado a seleção estado-unidense foi a Porto Rico vencer (1-3) e Klinsmann alinhou com um onze alternativo, poupando vários dos habituais titulares. Tim Ream, Bobby Wood e Paul Arriola foram os marcadores de serviço para os Estados Unidos, com Luis Betancur a defender a honra dos da casa. É natural que agora o selecionador regresse a uma formação mais próxima do habitual, com a exigência a subir de tom e com o arranque da Copa América a aproximar-se. A equipa norte-americana partilha o grupo A com Paraguai, Costa Rica e Colômbia. Vai ter que andar da perna para não ficar para trás.

Onze Provável: Guzan – Yedlin, Cameron, Birnbaum, Castillo, Beckerman, Zusi, Dempsey, Bradley, Zardes, Wood.

A seleção do Equador já eamigável internacionalstá nos Estados Unidos, a ultimar a preparação para a Copa América Centenário. Os últimos resultados da equipa de Gustavo Quinteros foram um empate (2-2) em Quito, frente ao Paraguai, e uma derrota por 3 a 1 com a Colômbia, ambos em março, como parte do apuramento para o Mundial da Rússia. Não foi o momento mais fulgurante, admito, mas há que reconhecer que os adversários não eram uns quaisquer. Neste momento o Equador tornou-se o alvo a abater na qualificação da CONMEBOL e já ninguém parte para um frente a frente com esta seleção sem ir muito bem preparado. O conjunto orientado por Quinteros fez um início de apuramento muito forte e esteve vários meses na liderança do apuramento sul-americano. Agora, volvidos que estão um terço dos compromissos, é segundo (4V/ 1E/ 1D), mas em igualdade pontual com o líder atual da tabela, o Uruguai, e com dois pontos de vantagem sobre a Argentina.

Esta geração de jogadores equatorianos sente que tem a possibilidade de alcançar feitos históricos e está apostada em atacar esta Copa América.

Onze Provável: Domínguez – Paredes, Antonio Valencia, Achilier, Erazo, Arroyo, Noboa, Ayoví, Mena, Enner Valencia, Montero.

2014
Estados Unidos
1-1
Equador
Amigáveis 2014
2011
Estados Unidos
0-1
Equador
Amigáveis 2011
2007
Estados Unidos
3-1
Equador
Amigáveis 2007

Os últimos seis confrontos entre os dois conjuntos foram amigáveis e o equilíbrio é total: duas vitórias para cada lado e dois empates.

Prognóstico Odd Casa Erro
Mais de 2.5 golos 2.10 Betrally
Estados Unidos
Estados Unidos
  • País: Estados Unidos
  • Estádio:
  • Cidade: Washington, D.C.
  • Fundação: 1913

Ver ficha completa

equador
Equador
  • País: Equador
  • Estádio:
  • Cidade: Quito
  • Fundação: 1925

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1906
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 803
  • Próg. errados 1077
comments powered by Disqus

Últimos jogos