Menu
  • 08 setembro
  • 20:00
  • Dhoze
Eurobasket 2015 3ª Jornada

Espanha – Itália (Eurobasket 2015)

À partida para este Eurobasket 2015, a Espanha era encarada como uma das equipas favoritas a lutar pelo título, enquanto a Itália estava no lote dos outsiders. Ambas no chamado grupo da morte, com Sérvia, Turquia e Alemanha na busca da qualificação, e a Islândia a demonstrar capacidades para criar dificuldades a equipas de maior experiência internacional, espanhóis e italianos começaram o Europeu da pior forma: perdendo. Com o rumo natural das coisas a ser retomado na segunda jornada, onde ambas as seleções venceram, e depois de um dia de descanso, o confronto que tem um peso histórico na Europa marcará o dia de terça-feira. Para o bem de uns e o mal dos outros.

A Espanha começou com uma derrota frente à Sérvia que serviu para acordar alguns fantasmas ligados a uma seleção que passa por um período de renovação. Com Juan Carlos Navarro fora das contas de Scariolo e Serge Ibaka ou Marc Gasol concentrados nas suas carreiras da NBA, a equipa procura soluções numa Liga Endesa que continua a ter imenso talento. Uma derrota num Eurobasket, sobretudo numa fase de grupos, pouco pode afetar as aspirações de uma equipa como a Espanha, sendo de relembrar que é na segunda fase, nos jogos a eliminar, que a experiência dos espanhóis pode fazer mais mossa. Mas começar com uma derrota frente ao vice-campeão do mundo é, de facto, uma sensação de mortalidade que, por vezes, os espanhóis se esquecem que também os afeta. Felizmente para a equipa que o segundo encontro colocou-lhes pela frente um adversário bem mais acessível. Contentes por terem, no dia anterior, batido a Itália, a Turquia não soube nunca criar problemas a um conjunto que entrou decidido a demonstrar superioridade. Dessa forma, a vitória por 27 pontos de vantagem voltou a empurrar a Espanha para a sua trajetória esperada e que se prevê só venha a terminar bem perto do fim-de-semana final desta prova. Até lá, com Pau Gasol, Felipe Reyes e Rudy Fernandez a serem os principais referentes da equipa, é de esperar que El Chacho Rodriguez e Sergio Llull tenham uma palavra a dizer, enquanto Pau Ribas vai aproveitando todos os minutos para se mostrar ao nível dos melhores da sua geração.

Eurobasket 2015A Itália concorre para ser uma das grandes desilusões do Eurobasket 2015, pelo menos avaliando o que se passou nos dois primeiros dias de prova. Uma derrota consentida perante a Turquia, que pelo que se viu no dia seguinte está longe de ser uma seleção de poderio, algo já antevisto, e uma vitória sofrida perante a Islândia, que dificilmente deixará de ser o último classificado deste grupo, marcam negativamente a equipa de Pianigiani. Mas pior do que os resultados é o nível das exibições, deixando imenso a desejar de um plantel que tem imenso talento disponível. A Itália parece ter chegado ao Eurobasket 2015 apostando tudo na inspiração dos seus melhores jogadores e o plano, até agora, está bem longe de ser perfeito. Sabe-se que, com Galiniri, Gentile ou Belinelli, todos os dias nascem com a possibilidade de os italianos se evidenciarem e conquistarem uma partida. Mas, ao mesmo tempo, pode-se ir temendo pelo sucesso deste projeto, quando perante os adversários mais acessíveis do grupo, os sinais vitais demonstrados foram tão frágeis. Uma situação a rever e, sobretudo, a ter em conta num momento em que fica óbvio que um dos bons nomes desta competição ficarão pelo caminho no Grupo B.
Este é um dos duelos clássicos do Eurobasket, com a Itália ter vencido por treze vezes a Espanha, nesta prova, enquanto os espanhóis venceram cinco dos confrontos.

No entanto, neste momento é claramente a Espanha quem chega mais forte e organizada. Conseguindo parar as principais fontes ofensivas dos italianos, os espanhóis podem mesmo ambicionar a alcançar a sua segunda vitória no Eurobasket 2015.

Prognóstico Odd Casa Erro
Handicap Pontos: Espanha -9 1.89 Dhoze
Espanha Fiba
Espanha
  • País: Espanha
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Italia FIBA
Itália
  • País: Itália
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2886
  • Média Odds usadas 2.15
  • Próg. certos 1352
  • Próg. errados 1493
comments powered by Disqus

Últimos jogos