Menu

Ernests Gulbis – Dominic Thiem (ATP Masters Montreal)

Será um embate entre dois grandes amigos em fazes inversas das respetivas carreiras. Ernests Gulbis não atina com o seu melhor ténis desde a semifinal de Roland Garros do ano passado. Dominic Thiem está imparável. Aos vinte e um anos o austríaco cresce a olhos vistos e já vai no terceiro título de carreira, todos conquistados em 2015. E chega a Montreal embalado. O mínimo conseguido nas três últimas provas foi a semifinal em Kitzbuhel, há quatro dias.

Entre Ernestes Gulbis e Dominic Thiem há uma amizade forte e saliente-se que o letão não é conhecido por ser uma pessoa de trato fácil. Os dois tenistas têm o mesmo treinador – Gunter Bresnik, mais uma personalidade forte – são companheiros de treino e viajam muitas vezes juntos, nas deslocações próprias do circuito profissional. Os dois têm cinco anos de diferença e ambos são grandes talentos do ténis – nem Bresnik trabalha com outra coisa – mas estão a viver momentos opostos nas respetivas carreiras. Ernests Gulbis, que ainda há um ano era o “irmão mais velho”, o mentor, viu o seu protegido galgar terreno no ranking ATP e crescer muito como tenista no espaço destes doze a dezoito meses. Já o letão, a quem nunca ninguém regateou capacidades extraordinárias mas a quem falta a dedicação e espírito de sacrifício para concretizar todo o seu potencial, tem caído bastante desde a meia-final do Major de Paris, em 2014. Nessa altura parecia que estávamos a lidar com um homem novo, mais consistente e determinado. A eliminação de Roger Federer, nos oitavos de final, seguida da vitória sobre Tomas Berdych, foi o culminar desse esforço. Mesmo Novak Djokovic sentiu dificuldade para o bater na semifinal e precisou de quatro sets para isso. Mas desde então Gulbis voltou a eclipsar-se. O ano de 2015 tem sido particularmente conturbado, e o octogésimo sétimo lugar no ranking é prova disso. O letão disputou dezoito torneio esta temporada e só em seis jogou mais de uma partida. Duas foi o limite máximo. Para agravar a situação, parece que a sua vida privada também passou por meses conturbados e agora Ernests está a tentar refazer o seu percurso.

ATP_Masters_MontrealGulbis recebeu um convite para ir ao Masters de Montreal mas teve que passar pelo qualifying. Ao bater o esloveno Blaz Rola (121º) e o francês Nicolas Mahut (68º), o letão garantiu presença no quadro principal onde terá como opositor o amigo Thiem.

Em 2014, Dominic Thiem chegou pela primeira vez a uma final do circuito ATP, em Kitzbuhel. Foi derrotado por David Goffin mas a lição foi aprendida. Já este ano, estreou-se na conquista de uma prova, em Nice, batendo para o afeito o argentino Leonardo Mayer (6-7, 7-5, 7-6). Tomou de tal forma o gosto aos triunfos que de maio até agora já vai no terceiro título de carreira. Em Umag ultrapassou Gael Monfils na meia-final (1-6, 6-3, 6-1), antes de vencer o português João Sousa no jogo decisivo (6-4, 6-1). Uma semana mais tarde superou Delbonis, Carreno-Busta, Feliciano López e Goffin para amealhar o terceiro troféu. Em Kitzbuhel chegou até à semifinal, eliminado por Kohlschreiber.

Esta será a quinta vez que Gulbis e Thiem se defrontam em jogos oficiais. O letão venceu o primeiro embate, no qualifying de Winston Salem de 2012. Desde então tem sido o mais novo a levar a melhor.

2015 Nice Thiem 2   6 6 QF
Gulbis 0 2 4
2015 Roterdão Thiem 2   6 6 1R
Gulbis 0 4 2
2014 US Open Thiem 3   4 3 6 6 6 2R
Gulbis 2 6 6 4 3 3
2012 Winston Salem Gulbis 2   6 6 Q-1R
Thiem 0 4 3
Prognóstico Odd Casa Erro
Gulbis vence 1º Set 2.04 Dhoze
Ernests Gulbis
Ernests Gulbis
  • País: Letónia
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Dominic Thiem
Dominic Thiem
  • País: Áustria
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1830
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 767
  • Próg. errados 1035
comments powered by Disqus

Últimos jogos