Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Zulte Waregem ?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Regenboog stadium
Regenboog Stadium
  • País: Bélgica
  • Cidade: Waregem
  • Capacidade: 8.500

Ver ficha

Sportvereniging Zulte Waregem  conhecido vulgarmente como Zulte Waregem ou Essevee é um clube belga sediado na cidade de Waregem que é fruto da fusão do Zultse VV com o KSV Waregem em 2001. No entanto, a história do clube remonta já a 1950 quando foi então criado o Zulte Sportief. À passagem do ano de 1976 o Zulte Sportief funde-se com o SK Zulte, dando assim origem ao Zultse VV.

Ainda assim, por mais mudanças directivas e fusões que pudessem acontecer o Zultse nunca conseguiu alcançar a Segunda Liga, sendo o seu maior feito a ascenção à 3ª Liga Belga em 1995. Em 2001 uma nova fusão se dá. O Zultse VV é fundido com o KSV Waregem, dando assim origem ao Zulte Waregem que passou a usufruiu do estádio do KSV em Weregem.

Esta fusão viria-se a revelar mais bem sucedida do que qualquer outra logo em 2002 quando o clube finalmente atinge a Segunda Liga Belga. O caminho daí até ao pincipal escalão de futebol da Bélgica foi curto, tendo durado apenas até à temporada 2004/05 quando o Essevee conquistou o título de campeão da segunda liga para assim ascender à Primeira Liga da Bélgica.

A primeira época a disputar a primeira liga belga sorriu ao clube, não tanto pela campanha nesta prova mas sim pela da Taça, onde o clube se tornou campeão. Esta vitória concedeu-lhes a presença, pela primeira vez, numa competição europeia, mais precisamente na Liga Europa. No entanto o percurso da equipa nesta competição não foi tão afortunado, pois o sorteio meteu-os diante do Newcastle com quem não foram capazes de medir forças, sendo assim eliminados na primeira fase de eliminatórias da prova.

Daí para a frente o Weregem voltou a dar nas vistas na mais recente temporada 2012/13 ao classificar-se no segundo posto do campeonato belga, logo atrás do Standard Liège, o que lhes valeu uma nova qualificação para as competições europeias, primeira para Liga dos Campeões. No entanto, para entrar na disputa da fase final da prova o Zulte teria que ultrapassar todas as pré-eliminatórias, o que não aconteceu, tendo sido afastado pelo PSV da Holanda, caindo então na última pré-eliminatória da Liga Europa onde enfrentaram e derrotaram o Apoel do Chipre, conseguindo assim apurar-se para a fase de grupos da competição.