Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Zenit?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estádio Petrovsky
Petrovsky
  • País: Rússia
  • Cidade: Saint Petersbur...
  • Capacidade: 21.000

Ver ficha

O FC Zenit nasceu em 1925 com base na industria metalúrgica bolchevique liderada já por Josep Stalin, mas era apenas um de muitos clubes industriais existentes na região de Leningrad (actualmente St. Petersburg), pelo que em 1939 Stalin ordenou que todos os jogadores e treinadores doos clubes industriais fossem transferidos para o Zenit Sports Scociety, ficando assim o FC Zenit com larga vantagem sobre as outras equipas, mesmo sendo a maior parte dos jogadores amadores e com quase nenhuma experiência competitiva.

Apesar de ser o clube adorado da população de St. Petersburgo o Zenit nunca se conseguiu realmente impor na liga da URSS tendo o seu primeiro título sido a Taça da URSS em 1944/45, ano em que se deu a paragem competitiva devido à Segunda Guerra Mundial. Em 1967 o clube terminou mesmo no último lugar da tabela classificativa, mas os dirigentes da liga soviética não acharam por bem relegar um clube do Leningrado no quinquagésimo aniversário da revolução de Outubro.

Ultrapassada a má fase competitiva, em 1980 o Zenit conseguiu um terceiro lugar, lançando-se assim para a melhor década de toda a sua história, conquistando um título de campeão e a supertaça da URSS em 1984.

Com a queda da URSS e do campeonato desta, consequentemente, uma nova liga foi criada, e apesar de o Zenit fazer parte dos clube que em 1992 competiram na Primeira Liga Russa, nem por isso era dos mais fortes, tendo descido de divisão logo nesta primeira edição. Quatro anos depois, em 1996, o Zenit regressa à companhia dos grandes e com vontade de mostrar serviço, os adeptos não tiveram que esperar muito para festejar, tendo o clube logo em 1999 conquistado a Taça da Russia.

Este parece ter sido um ponto de viragem na história do clube que daí em diante não desiludiu, tendo conseguido terminar a época 2000/2001 em terceiro lugar. Em 2002 foi segundo na liga e alcançou também a final da taça, apesar de derrotado.

Em 2005 a Gazprom adquiriu a maior parte das acções do Zenit, passado a ter um lugar na direcção do clube. A petrolifera investiu mais de 100 milhões de dólares no clube, construindo um novo estádio e contratando jogadores de qualidade. Apesar de ter atingido os quartos de final da Taça UEFA em 2006, a prestação no campeonato não estava a ser a melhor, pelo que em Julho de 2006 Dick Advocaat assumiu o comando técnico do clube. Estas alterações tiveram efeito nas prestações do clube a curto prazo, que logo em 2007 venceu a Primeira Liga Russa, conseguindo por consequência a qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Na temporada 2007/2008 o clube começou bem, tendo conquistado o primeiro título da época – a Supertaça Russa. Na Liga a prestação do clube voltou a não ser a melhor, tendo o clube terminado classificado no 5º posto da tabela classificativa. Já na Europa o panorama foi outro, bem melhor do que na liga. Depois de ficar em 3º na fase de grupos da Champions o clube caiu para a Liga Europa, defrontando e eliminando o Olympique de Marselha nos oitavos de final. Nos quartos defrontaram, mais uma vez com sucesso o Bayern Leverkusen, tendo-se assim apurado para as semi-finais da prova onde viria a defrontar um dos favoritos à conquista do título, o Bayern de Munique. Depois de uma primeira mão pouco esclarecida para ambas as equipas que terminou empatada por um golo, o Zenit recebeu e esmagou os titãns alemães por 4-0, classificando-se assim para a final da prova, um feito inédito na história do clube. O jogo do título, realizado no estádio City of Manchester, foi contra os outsiders da prova, o Rangers da Escócia, e os russos não tiveram dificuldade em vencer, terminando o jogo com dois golos apontados contra zero sofridos.

Na Supertaça Europeia de 2008, realizada no St Louis Stadium, no Mónaco, ninguém dava nada pelos russos que defrontaram os gigantes do Manchester United, mas a equipa do Zenit surpreendeu tudo e todos ao alcançar uma vitória histórica por 2-1, tornando-se assim no primeiro, e ainda único clube russo a conquistar o troféu. Deste jogo é ainda merecido destacar o papel do médio português Danny que marcou o segundo golo dos russos e foi eleito o melhor em campo.

Depois de uma temporada 2008/2009 que ficou bastante aquém das expectativas, tanto nas provas nacionais como na Europa, e de um início de época 2009/2010 bastante fraco, Luciano Spalletti foi apresentado como novo treinador do clube em Dezembro de 2009, tendo como objectivos a conquista da taça e liga russa e a qualificação para a fase de grupos da champions. A última metade da temporada foi um êxito sob as ordens do novo técnico, e os 40 pontos conquistados em 16 jogos estabeleceram um novo recorde pontual na segunda ronda do campeonato.

A temporada 2010/11 continuou com o técnico italiano e foi um êxito, tendo o clube conquistado o campeonato russo, a taça russa e atingido os quartos de final UEFA, onde cairam aos pés do Twente. Na temporada seguinte o Zenit revalidou o título de campeão nacional e venceu a supertaça russa, tendo ficado aquém das expectativas na Liga Europa onde caiu perante o Benfica nos oitavos de final.

Na recente época 2012/13 o clube falhou o tri campeonato, ficando em segundo, dois pontos atrás do CSKA e voltou a desiludir na Liga Europa, sendo eliminado novamente nos oitavos de final, desta feita pelos suiços do Basel. Ainda assim a direcção mantém a confiança em Spalletti e o Zenit continua a ser candidato ao título de campeão russo.