Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Zâmbia?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Selecção Zambiana de Futebol, também conhecida por Chipolopolo, representa a Zâmbia nas competições de futebol internacional.

A Zâmbia conquistou o seu primeiro título em 1984 quando venceu a Taça CECAFA, prova disputada anualmente entre as selecções dos países da África Central e Oriental. Este êxito voltou a ser repetido em 1991 e pelo futebol mostrado nesta prova, a Zâmbia era mesmo um dos principais candidatos à vitoria na Taça das Nações Africanas de 94.

Infelizmente a campanha para esta prova ficou marcada por um grande desastre de aviação, no dia 27 de Abril de 1993 quando o avião da Força Aérea da Zâmbia que levava a equipa para Dakar, no Senegal, se despenhou. Os 30 passageiros abordo, incluindo 18 jogadores, restante comitiva e tripulação tiveram morte imediata, sendo sepultados num memorial em Lusaka chamado “Heroes Acre“.

Depois desta tragédia uniram-se esforços para encontrar uma nova equipa de jogadores nacionais, com Ian Porterfield no comando da selecção os Chipolopolos atingiram mesmo a final da competição, perdendo para a Nigéria por 2-1.

Depois deste êxito a equipa entrou numa fase menos boa, voltando a aparecer em força em 2012 na Taça das Nações Africanas, surpreendendo tudo e todos ao levarem o título para casa numa final decidida na cobrança de grandes penalidades diante da Costa do Marfim.