Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Wolfsburg?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

estadio Volkswagen
Volkswagen Arena
  • País: Alemanha
  • Cidade: Wolfsburg
  • Capacidade: 30.000

Ver ficha

O WolfsBurgo foi um clube fundado apenas em 1945, numa cidade fundada pouco tempo antes (1938) pela Volkswagen para a manufacturação do conhecido Volkswagen Beetle. Este clube de operários já existia antes de 1945 e até competia numa das 16 divisões nacionais, mas devido a uma grave crise em Dezembro de 1945 todos os jogadores, excepto Josef Meyer, trocaram o clube pelo rival FC Wolfsburg. Com o apoio de Willi Hilbert, Josef reconstruiu todo o plantel e renomeou o clube para o actual VfL Wolfsburg que em Novembro do ano seguinte já disputava o seu primeiro amigável.

Depois da 2ª Guerra Mundial o Wolfsburgo não foi capaz de alcançar a promoção para as competições nacionais, até que a performance da equipa foi descendo ao ponto de em 1959 serem despromovidos. Incapazes de reverter a situação, em 1963, aquando da formação da Bundesliga o clube encontrava-se na segunda divisão regional do norte alemão. A melhor qualificação do clube durante esta época aconteceu em 1970, quando conquistaram o segundo lugar na liga regional, garantindo um lugar de acesso aos play-offs de subida para a Bundesliga onde acabariam por ter uma má prestação.

O clube manteve-se nas competições regionais até 1990, quando duas subidas consecutivas, em 1991 e 1992 levaram o clube até à 2ª Bundesliga. Em 1995 o clube alcança históricamente a final da Taça da Alemana, de onde acabaria por sair derrotado por 3-0 pelo Borussia Monchenglabach. As boas prestações do Wolfsburg manteram-se e em 1997 alcançam finalmente um 2º lugar que lhes concedeu a subida à Bundesliga.

Contra todas a expectativas o Wolfsburg garantiu a manutenção na temporada de estreia na Bundesliga, tendo, logo no ano seguinte conseguindo um grande 6º lugar que lhes garantiu uma qualificação para a Taça Intertoto, qualificação esta que se repetiu durante 5 anos, até 2005.

Wolfsburg campeão alemão 2008/2009

Wolfsburg campeão alemão 2008/2009

Depois de duas épocas abaixo do nível, o Wolfsburg contratou o técnico ex-Bayern de Munique Felix Magath para a temporada 2007/2008, que lhes valeu logo na primeira temporada um quinto lugar e consecutiva qualificação para a Taça Euro. Na temporada seguinte o Wolfsburg excedeu todas as expectativas e ofereceu aos adeptos o primeiro, e ainda único, título de campeão nacional, tendo contado com a preciosa ajuda de Grafite e Edin Dzeko que, ao marcarem 28 e 26 golos, respectivamente, ao longo da temporada tornaram o Wolfsburg no primeiro clube com dois jogadores a superarem a marca de 20 golos na liga. Este título valeu também a primeira qualificação do clube para a Champions League.

Na temporada 2009/2010 Armin Veh foi o eleito para dirigir o clube, mas este não teve grande sucesso, sendo despedido durante o inverno. Ainda assim, apesar de apenas se terem qualificado em 10º na Bundesliga, o Wolfsburg ficou em 3º no grupo da Champions, o que lhes valeu um lugar na Liga Europa, onde acabaram eliminados nos quartos de final pelo Fulham depois de deixarem para trás o Villareal e o Rubin Kazan.

Para a época 2010/1011 Steve Mclaren foi o eleito para dirigir o clube, tornando-se assim no primeiro treinador inglês a comandar uma equipa alemã, mas a sua qualidade não cativou os adeptos, tendo em Fevereiro do ano seguinte perdido o seu lugar que viria a ser preenchido no mês seguinte por Felix Magath, o que dava novo ânimo aos jogadores e adeptos pela sua história como treinador do clube. Infelizmente para os adeptos, desta vez Felix Magath não conseguiu melhor que um 8º lugar no camponato, sendo substituido no final da época por Dieter Hecking, que apesar do 11º lugar na última edição da Bundesliga não perdeu o apoio da direcção.