Sugerir atualização
Tem mais informação sobre West Bromwich?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

the hawthorns
The Hawthorns
  • País: Inglaterra
  • Cidade: West Bromwich
  • Capacidade: 26.272

Ver ficha

West Bromwich Strollers foi o nome com que foi fundado este clube, em 1878, por um grupo de trabalhadores da George Salter’s Spring Works. Dois anos depois, foi renomeado West Bromwich Albion, adotando o nome do concelho onde a maioria dos seus jogadores residia ou trabalhava. Em 1881, associou-se à Birmingham & District Football Association, ganhando o direito de disputar a Taça de Birmingham, onde alcançou os quartos-de-final. Em 1883/84 participa, pela primeira vez, na Taça de Inglaterra, onde viria a alcançar três finais consecutivas. Em 86 e 87 saiu derrotado mas, finalmente, em 1888, sagrou-se vencedor da competição, ao bater o Preston North End por 2-1 na final.

Nesse mesmo ano, o West Bromwich Albion foi um dos doze clubes que fundou a Liga Inglesa. Em 1892 voltaria a vencer a Taça de Inglaterra, desta vez batendo o Aston Villa na final, por 3-0, e em 1900 estreia o seu estádio em The Hawthorns, depois de ter passado os primeiros anos a mudar de casa. The Hawthorns foi depois alvo de sucessivas restaurações, sendo ainda hoje o local onde o W.B.A. disputa as suas partidas. No final da temporada 00-01, o clube viria a descer de divisão, acabando por entrar num sobe e desce nas épocas seguintes, ganhando o campeonato da Segunda Divisão em 1902 e 1911.

1919-20 marca um feito único na história do West Bromwich, que se sagrou campeão nacional nessa temporada. Fred Morris ficou também na história, ao alcançar o título de melhor marcador da competição. Seguiram-se, novamente, anos de sobe e desce, conseguindo outro feito, desta vez em 1930-31, quando associou uma subida de divisão à conquista da Taça de Inglaterra, algo de que se pode orgulhar por ser a única equipa a conseguir tal feito até hoje. Finalmente, em 1948-49, a equipa estabelece-se na divisão principal do futebol inglês, onde se mantém durante 24 épocas.

Lukaku WBA

Lukaku com a camisola do WBA

Nos anos 60, o West Bromwich Albion ganhou fama como uma equipa que conseguia fazer bons resultados nas taças. Títulos foram alcançados em 1966, na Taça da Liga, quando a equipa era orientada por Jimmy Hagan, que viria a fazer o resto da sua carreira em Portugal, ao serviço de clubes como Benfica, Sporting, Boavista, Vitória de Setúbal e Belenenses. Em 1968, o West Bromwich venceu o seu último título de relevo, a Taça de Inglaterra, já com Alan Ashman como timoneiro. Conquistado o direito de jogar numa competição europeia, o W.B.A viria a alcançar os quartos-de-final da Taça das Taças na época seguinte.

Nos anos 70, voltou o carrocel das subidas e descidas, com o clube a fechar a época em estilo, com um terceiro lugar na Primeira Divisão em 78/79. No entanto, o declínio que se seguiu levou a equipa até à Terceira Divisão em 1990/91, no que fechou um dos piores ciclos da equipa a nível desportivo, mas também financeiro. O clube retomou o curso para mais altos voos depois de, em Março de 2000, ter contratado Gary Megson para orientar a equipa. Sob o seu comando, o West Bromwich Albion voltou a jogar na divisão principal em 2001-02.

Na última década, o W.B.A tem lutado para se estabelecer na Premier League, apesar de contar com algumas descidas de divisão no seu currículo. Com treinadores como Bryan Robson, Tony Mowbray, Roberto Di Matteo e Roy Hodgson, a equipa veio a conseguir acumular suficiente experiência para terminar, com este último, na 10ª posição da tabela da liga em 2011-12. Para substituir o técnico que saiu para orientar a Inglaterra no último Europeu, foi contratado Steve Clarke, que atualmente tenta levar o Albion de volta à europa.