Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Volta Redonda?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Raulino-de-Oliveira
Raulino de Oliveir
  • País: Brasil
  • Cidade: Volta Redonda
  • Capacidade: 21.000

Ver ficha

O Vila Redonda Futebol Clube foi fundado em 1976, após a união do estado do Guaranaba com o estado do Rio de Janeiro, pelo presidente da Federação de Guaranaba que ambicionou fundar uma equipa capaz de lutar pelos lugares cimeiros do Campeonato Carioca.

O Volta Redonda iniciou-se então de imediato a disputar o Campeonato Carioca, tendo ainda conseguido logo nesse ano um lugar na disputa do Campeonato Brasileiro. Este lugar no campeonato nacional manteve-se ainda por mais duas temporadas, até 1978, quando conseguiram a melhor classificação na prova, com 32º posto entre 74 participantes. Ainda neste período, no ano de 1977, o Volta Redonda conquistou o seu primeiro título, o Campeonato Carioca do Interior, que é atribuído à equipa do interior do estado bem classificada no campeonato.

Na década de 80 o título de Campeão do Interior foi repetido por mais duas vezes, em 1981 e 82, tendo também, neste último ano, disputado a Série B do Brasileirão, onde impuseram ao Operário do Mato Grosso uma goleada de 8-0, que foi a maior da prova até 2006. Depois destes 10 anos o Volta Redonda perdeu algum do seu protagonismo no panorama nacional. Ainda assim, no Campeonato Carioca o clube continuava a oferecer resistência aos mais fortes, tendo conquistado o título de Campeão do Interior do Rio em mais duas ocasiões, nas temporadas de 1994 e 1995, tendo ainda nesta última sido vice-campeão da Série C.

Já no novo milénio, o Volta Redonda atingiu o ponto alto da sua história no ano de 2005, tendo sido 2º classificado no Campeonato Carioca, o que lhes valeu ainda o título de campeões do interior. Desde então que a equipa apenas conseguiu ganhar mais um campeonato paulista do interior, na temporada de 2007, tendo desde então caído para os escalões inferiores dos campeonatos estatais, não mais conseguido voltar a fazer frente à elite do Rio de Janeiro.