Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Villarreal ?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estádio El Madrigal
El Madrigal
  • País: Espanha
  • Cidade: Villarreal
  • Capacidade: 250.000

Ver ficha

O Villareal começou a sua história no futebol na temporada de 1923-24, jogando na 3ª divisão até 1936, ano este em que desaparece a 3ª divisão espanhola. Era então necessário ir às eliminatórias para subir e ter lugar directo na 2ª divisão. Contudo o clube não conseguiu passar, acabando mesmo por desaparecer devido à Guerra Civil Espanhola. O Villarreal nasceu então a 23 de Março de 1923, com o nome de Clube Desportivo Villarreal, mas teve de parar a sua actividade devido à guerra. Por algum tempo permaneceu assim, até que uns jovens do Club Atlético Foghetecaz, pediram à federação e conseguiram de volta a actividade do Villarreal. Com isto, a administração do clube ficou nas mãos do Club Atlético Foghetecaz que depois de várias reuniões e alterações de nome, foi só em 1954 que se passou a denominar como Villarreal Clube Futebol.

villarreal

Equipa do Villarreal em 1923

Nos anos 40, o Villareal jogou apenas nos regionais e no seu primeiro jogo usaram a camisola amarela com os calções pretos. Foi então o inicio do percurso do Villarreal, no mundo do futebol, que teria ainda muito para aprender. A ascensão para a então 3ª divisão só se deu em 1956, sem obter grandes resultados, conseguiram permanecer lá durante cinco épocas consecutivas. Contudo, em 1961 volta a descer para a 1ª Regional, jogando lá até 1967, ano em que consegue mais uma vez subir para a terceira divisão. O futebol dos Submarí Groguet não tinha grande qualidade e era certa a sua presença nas competições espanholas mais baixas.

Por três anos consecutivos, isto já no fim dos anos 60, o Villarreal conseguiu chegar ao 1º lugar da 3ª divisão, garantindo assim a subida. No entanto, esta subida à 2ª divisão foi uma experiência muito rápida, de apenas duas temporadas em  1970-71 e 1971-72 e sempre no fim da tabela. Estas duas épocas ficaram marcadas pelo acesso à Taça do Rei, mas sem obter grandes resultados. Os 15 anos seguintes foram os mais negros da história do clube, ficaram reduzidos durante todos esses anos à 3ª divisão e chegaram mesmo na temporada 1976-1977 a descer novamente aos regionais. Sem mostrar grande futebol nestes anos todos, foi da temporada de 1986-1987 que conseguiram alcançar o 3º lugar na terceira divisão garantindo assim o acesso à 2ª divisão B.

Foi no fim dos anos 80 que o Villarreal conseguiu alcançar o melhor resultado, ficando na segunda posição da 2ª divisão B, mas passados dois anos voltou a descer para a terceira divisão. Foram vários anos em que a sua presença no futebol espanhol era apenas nos escalões mais baixos. Contudo, na temporada 1991-1992, terminaram em 2º lugar na 2ª Divisão B conseguindo assim garantir a sua presença na 2º divisão. Foi o inicio da ascensão do Villarreal no mundo do futebol. Na temporada de 1992-1993 chegaram mesmo a alcançar os quartos-de-final da Taça do Rei perdendo frente ao Valência CF por 1-8. Nos cinco anos seguintes, o Villarreal conseguiu manter-se na 2º divisão mas em 1997-1998 terminou em 4º lugar da segunda divisão subindo assim à primeira divisão. Foi uma grande vitória, apesar de nesta os resultados não terem sido os melhores, terminando a temporada em 18º lugar, voltando a descer.

villarreal

Festejos do Villarreal ao obter uma vitória frente ao Levante, garantindo assim o 6ºlugar em 2013-2014.

No início dos anos 20, o Villarreal já a jogar na 1º divisão conseguiu um bom resultado terminando a temporada de 2000-2001 em 7º lugar. As suas presenças na Taça do Rei começaram a ser habituais, mas sem chegar longe. O melhor resultado foi em 2001-2002, chegando aos quartos-de-final. Em 2003-2004, chegou aos oitavos-de-final da Taça do Rei, venceram a Taça Intertoto e chegaram mesmo à final da Taça UEFA, perdendo frente ao Marselha por 0-2. Na temporada seguinte, obteu o seu melhor resultado no campeonato espanhol, terminando na terceira posição. Voltou a vencer a Taça Intertoto e chegou aos quartos-de-final da Taça UEFA. Foram sem dúvida os melhores anos do Villarreal, o começo de uma ascensão no futebol espanhol, sem grandes títulos mas participando sempre em várias competições. Em 2005-2006 apesar de não ter conseguido um bom resultado no campeonato, conseguiu marcar presença na Liga dos Campeões chegando mesmo às meias-finais, perdendo contra o Arsenal. Na temporada de 2007-2008 foi vice-campeão da primeira liga espanhola e conseguiu alcançar os dezasseis-avos na Taça UEFA. No ano seguinte marcou novamente presença na Liga dos Campeões chegou aos quartos-de-final, mas voltou a perder frente ao Arsenal.

Na temporada de 2010-2011, ficou no 4º lugar da primeira liga espanhola e voltou a participar na Taça UEFA, alcançando as meias-finais,mas perdeu frente ao FC Porto. No ano seguinte, o Villarreal voltou a ter maus resultados, terminando em 18º lugar no campeonato, desceu novamente à segunda divisão. Permaneceu apenas um ano na segunda divisão, pois terminou em 2º lugar e conseguiu novamente subir para a primeira divisão. Em 2013-2014 obteu um bom resultado na Liga BBVA, alcançando o 6º lugar mas sem marcar presença nas competições europeias.