Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Vila Nova?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estádio Serra Dourada
Serra Dourada
  • País: Brasil
  • Cidade: Goiânia
  • Capacidade: 50.049

Ver ficha

O Vila Nova Futebol Clube é uma equipa do estado brasileiro de Goiás, fundado no ano de 1943 pela vontade de um conhecido padre da região que queria ter um clube que representasse a cidade de Vila Nova. Foi assim que nasceu o Vila Nova FC que, apesar de se ter iniciado logo no ano de fundação a competir nos campeonatos estatais, ainda numa fase muito prematura, logo em 1946, sofreu uma crise que obrigou a instituição à mudança de nome para Operário Futebol Clube.

Iniciou-se então neste ano um período complexo da história da equipa, com várias mudanças nominais. Já como Operário Futebol Clube, em 1949 o clube passa a chamar-se Aragauia, nome este que não durou mais que um ano, visto que em 1950 Fénix Futebol Clube passa a ser o novo nome, ainda assim não definitivo. É finalmente em 1955 que, com a ajuda de um reconhecido homem de posses, o clube se volta a chamar Vila Nova Futebol Clube, entrando assim numa sucessiva série de boas campanhas, das quais se destacam, logo em 1958 o 3º lugar no Campeonato Goiano, e nas duas temporadas seguintes, o 4º posto na mesma prova.

Estava visto que a equipa já lutava pelos primeiros lugares do campeonato estatal, e que os títulos não demorariam a aparecer. Foi então, já na década de 60, em 1961 que o Vila Nova foi pela primeira vez campeão estatal, repetindo o título de imediato nos dois anos que se seguiram, festejando assim a conquista do tricampeonato estatal em 1963, ano em que se estreia também na Copa Brasil, a primeira competição nacional daquele país, ficando colocado na 12ª posição por entre 20 participantes. Nova participação nesta prova teria lugar logo no ano seguinte, mas com o Vila Nova a ficar colocado apenas na 15ª posição. Até ao fim dos anos 60 o clube somaria ainda mais um título do Campeonato Goiano, em 1969,

Na década de 70 a primeira temporada de sucesso do Vila Nova foi logo em 1973, com a equipa a conquistar mais um título de campeã estatal. Este título voltou a ser conquistado pelo clube no ano de 1977, ano em que se estreia na Série A do Campeonato Brasileiro. O título de Campeão de Goiás foi mantido durante mais três temporadas, e a participação na primeira divisão do campeonato nacional durou até 1981, quando foram relegados à Série B. Neste ano a competir na Série B lucraram mais uma vez da conquista do título de campeões estatais, para em 1983 voltarem à Série A, onde no entanto não foram bem sucedidos, tendo acabado mesmo de fora da prova em 1984. Porém, neste ano em que ficaram de fora do campeonato nacional repetiram a conquista do título estatal, o que lhes valeu mais uma qualificação para a Série A do Brasileirão em 1985. Desde então que o que o Vila Nova este mais perto do título estatal aconteceu em 1989, quando se classificou na 2º posição do Campeonato Goiano, e assim conseguiu o acesso à Série B nacional. A 55ª classificação conseguida nessa prova não deu para mais do que disputar a Série C em 1990, onde o 13º lugar lhes valeu um nova participação na Série B de 91, onde no entanto não conseguiram ser bem sucedidos.

Já nos anos 90, o primeiro título do Campeonato Goiano aparecia em 1993, dando assim chance ao Vila Nova de em 1994 participar na Série C do Brasileirão. Ainda no campeonato estatal, seguiram-se duas campanhas de destaque, com um segundo lugar em 1994 e mais um primeiro em 1995. Seguido a estes triunfos no estado de Goiás apareceu o primeiro título nacional do Vila Nova, que foi conseguido em 1996, na Série C do Brasileirão. Depois da conquista do título de campeão deste escalão do futebol brasileiro, o Vila Nova passou alguns anos muito perto de mais alguns triunfos mas, na verdade, sem nunca conseguir nenhum. O primeiro destes episódios aconteceu em 1998, quando o clube ficou na 2ª posição do campeonato estatal. Em 1999 foram muitas as provas em que o Vila Nova entrou, e logo no Campeonato Goiano o clube conseguiu a 2ª posição, mas foi na Copa Centro-Oeste que mais se destacou o bom futebol do clube, que conseguiu mesmo chegar à final de onde, apesar de derrotado, conseguiu um lugar na Copa Conmebol, actual Copa Sul-Americana, do mesmo ano, onde foi eliminado logo na primeira fase, pelo Alagoano, ainda assim apenas depois da decisão pela marca de grandes penalidades.

O Vila Nova chegaria assim ao fim do século XX como uma das maiores equipas do centro oeste brasileiro, e como tal, logo em 2001 voltou a conquistar o título de campeão estatal. Numa altura em que disputava a Série B nacional, sempre sem grande destaque, a equipa de Goiânia voltou a conseguir o título de campeã de Goiás em 2005, para em 2006 sofrer a despromoção à Série C nacional, após se ter classificado no 20º posto da Série B. Apesar da descida, o Vila Nova conseguiu recuperar e logo no ano seguinte o 3º posto na série para onde havia sido relegado dá-lhe novo acesso à Série B nacional.

Apesar de ter conseguido voltar ao segundo escalão nacional, o Vila Nova há muito que anda afastado dos títulos estatais, e assim se mantém ainda nos dias de hoje, tendo até mesmo já perdido o seu lugar na Série B do Brasileirão quando em 2011 foi despromovido para a Série C, onde se mantém.