Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Viktoria Plzen?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

dossan arena
Doosan Arena
  • País: República Checa...
  • Cidade: Plzen
  • Capacidade: 11.700

Ver ficha

O Viktoria Plzen foi fundado em 1911 por Jaroslav Ausobsky, um funcionário ferroviário que quis desenvolver um clube de futebol na cidade de Plzeň. Durante 18 anos o clube actuou apenas como amador, até que em Junho de 1929 foi decidido em assembleia geral que a profissionalização do clube avançaria e assim o clube passou a disputar os campeonatos nacionais profissionais.

Logo na segunda época do clube como profissional, a equipa alcança a promoção para a Primeira Liga Checa. Em 1935 o Viktoria defrontou a Juventus, tendo empatado em casa por 3:3 e perdido fora por 5:1. Apesar da derrota este jogo foi bastante importante para o clube, pois a Juventus já era uma equipa de topo e a forma como o Viktoria se debateu foi reconhecida em toda a Europa.

Desde essa altura até quase ao novo milénio o clube passou por momentos de altos e baixos, com algumas descidas de divisão e também com algumas interrupções de campeonatos devido à Segunda Guerra Mundial, principalmente.

Em 2005 o clube foi adquirido por um investidor italiano, e juntamente com isso, voltaram a ter o apoio da Skoda. Cinco anos depois o investimento feito estava a surtir efeito, em 2010 o Viktoria vence a Taça da Republica Checa, conseguindo assim qualificar-se para as competições europeias, 39 anos depois da última participação.

Em 2011 o clube atinge finalmente o seu momento alto, vencendo a Liga Checa, a Supertaça Checa e atingindo a fase de grupos de uma competição europeia. Neste ano também foi comemorado centenário do clube, festejado com a reconstrução do Estádio Štruncovy Sady e com a eleição de Pavel Horváth como o melhor jogador de sempre do clube.