Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Uruguai?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Selecção do Uruguai é uma das mais prestigiadas do futebol mundial. Representando o Uruguai desde 1900 a selecção já deu muitas alegrias ao povo, entre elas estão 15 vitorias na Copa América, a mais importante prova de selecções realizada na América, sendo a ultima vitoria bem recente, em 2011.

O Uruguai conquistou a sua primeira Copa América em 1916, e ate 1929, ano em que a competição deixou de ser realizada anualmente, o Uruguai já era hexacampeão. A década de 20 foi uma da mais bem conseguidas em toda a historia da Selecção Uruguaia de Futebol, tendo  conquistado, para alem de quatro Copas da América, ainda venceu por duas vezes o Jogos Olímpicos, em 1924 e 1928, provas classificadas pela FIFA como mundiais, deixando o mundo inteiro boquiaberto e rendido a esta equipa sul-americana.

Por ter vencido os dois últimos Jogos Olímpicos e ser considerado bicampeão mundial, o Uruguai foi o país escolhido para a realização do primeiro Mundial de Futebol, em 1930. Os Uruguaios deram uso à reputação e venceram a prova, tendo enfrentado e derrotado na final os rivais argentinos, que foram para casa derrotados por 4-2. As edições do Mundial de Futebol em Itália e França, em 1934 e 38, sofreram boicotes por parte o Uruguai e outras selecções do continente americano como resposta ao boicote europeu à primeira prova da competição.

Em 1935 o Uruguai iria atingir a sua hepta Copa da América  voltando a vencer uma final aos seus arqui-rivais argentinos. Esta vitoria voltou a ser repetida em 1942, novamente com uma final disputada contra a Argentina, tendo o Uruguai selado o octa campeonato com uma vitoria por 1-0.

No Mundial de 1950 o Uruguai voltaria a dar nas vistas. Esta ediçao realizada no Brasil era especial e a final iria ser realizada por um grupo de quatro selecções que tinham todas de jogar entre si uma vez. Depois de um empate e um vitoria frente à Espanha e à Suécia, o Uruguai iria jogar contra o Brasil que tinha vencido os dois primeiros jogos por 7-1 e 6-1, contra  Suécia e Espanha respectivamente. Depois de um mau inicio, o Uruguai surpreendeu tudo e todos ao dar a reviravolta no marcador e vencer mais um Mundial de Futebol.

Em 1956 e 1959 o Uruguai iria conquistar a sua 9ª e 10ª Copas da América, sendo na altura a selecção com mais vitorias na prova.

Depois de ser semifinalista no Mundial em 1970, as campanhas do Uruguai nesta competição começaram a descer de nível e a equipa ficou 10 anos sem vencer qualquer título, até 1980 quando se realizou o primeiro Mundialito de Futebol (competição organizada pela FIFA no Uruguai para marcar os 50 anos do primeiro Mundial de Futebol) que o Uruguai venceu, disputando a final contra o Brasil.

Em 1983 o Uruguai vencia os Jogos Pan-Americanos e a Copa da América, derrotando de novo o Brasil na final. A vitoria na Copa América repete-se em 87 e 95. Depois desta ultima vitoria o Uruguai entrou numa fase menos boa e passaria alguns anos afastado da ribalta do futebol.

Depois de 15 anos sem qualquer título, em 2010 a equipa voltou a qualificar-se para o Mundial e com nomes como Luis Suárez e Diego Forlán as expectativas eram elevadas e a equipa não desiludiu, acabando a competição em 2º lugar depois de uma final de loucos com a Alemanha que acabou por vencer por 3-2, sendo Diego Forlán eleito como o melhor jogador da prova.

Em 2011, quase com a mesma equipa que atingira a final do Mundial em 2010, as expectativas sobre o Uruguai eram novamente elevadas, principalmente por a prova se realizar na Argentina, arqui-rival da selecção uruguaia. Mais uma vez os uruguaios não vacilaram e logo nos quartos de final afastaram a Argentina nos penaltis depois de um empate a uma bola no jogo. Nas meias finais a Colômbia seria a vitima e Forlán e companhia não desiludiram quando chegaram à final e venceram o Paraguai por 3-0, garantindo assim a sua 15ª vitoria na Copa da América.