Sugerir atualização
Tem mais informação sobre União de Leiria?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Dr. Magalhães Pessoa
Dr. Magalhães Pess
  • País: Portugal
  • Cidade: Leiria
  • Capacidade: 23.164

Ver ficha

A União Desportiva de Leiria nasceu em 1966 pelas mãos de funcionários do Banco Nacional Ultramarino que fundiram os já existentes Sporting Clube Leiriense e o Colipolense. O Leiria despertou então com enorme ímpeto, precisando apenas de pouco mais de 10 anos para se estrear na Primeira Liga Portuguesa, feito que aconteceu na temporada 1979/80. No entanto a força futebolista do União não foi suficiente para os manter junto aos grandes, pelo foram remetidos à 2ª Divisão novamente logo na temporada seguinte.

Foi então apenas em 1994, 13 anos após a descida que, sob as ordens de Manuel Cajuda os homens de Leiria voltaram aos grandes campos portugueses. Na primeira temporada no regresso à Primeira Liga, já sob o comando de Vítor Manuel, o União de Leiria faz logo o seu melhor registo de sempre, ao terminar a temporada no 6º lugar da tabela, o que lhes vale a qualificação para a Taça Intertoto. Na estreia nas provas da UEFA o Leiria realizou até boas exibições, somando duas vitória e dois empates em quatro partidas, mas ainda assim não foi suficiente para passarem à fase seguinte.

O União de Leiria começa então a época 1997/98 na Liga de Honra, mas com vontade de mostrar que não era aquele o seu lugar e nesse ano, para além do título de campeões da Segunda Liga Portuguesa, o clube faz mais uma vez uma excelente Taça de Portugal, atingindo novamente as semi-finais, desta feita sendo eliminado pelo FC Porto por 3-2.Na temporada 1995/96 o clube volta a apresentar-se em boa forma nas competições nacionais, terminando o campeonato no 7º posto e causando grandes dificuldades ao Benfica nas semi-finais da Taça de Portugal, onde os encarnados apenas venceram após prolongamento. Todavia, esta boa fase chega ao fim no ano seguinte quando o Leiria faz um campeonato em contraste com os anteriores, voltando assim a ser relegado à Liga de Honra.

Em mais um regresso ao escalão principal do futebol nacional o União de Leiria volta a aparecer em força para surpreender tudo e todos com mais um 6º e um 5º lugar nas duas temporadas seguintes, respectivamente. Na época 2001/02 o clube teve no seu comando técnico José Mourinho que conduziu a equipa à luta pelos lugares cimeiros, deixando-a no 3º posto a meio da temporada quando ingressou no FC Porto. Depois da saída do que viria mais tarde a ser o melhor treinador do mundo, o Leiria ficou entregue a “mãos alheias” terminando então a temporada no 7º posto da tabela.

A temporada 2002/03 é considerada pela maioria dos leirienses como a melhor da história do clube. Novamente sob as ordens de Manuel Cajuda o União conquista mais um 5º lugar na liga e atinge a final da Taça de Portugal, onde acaba por cair, mais uma vez, aos pés do Porto. No entanto o Leiria não conseguiria manter este nível exbicional e termina logo a temporada 2004/05 apenas um lugar acima da zona de despromoção. Ainda assim o Leiria viria a recuperar na temporada seguinte e volta a alcançar um 7º lugar, classificação que repete em 2006/07.

equipa leiria

Equipa do Leiria que defrontou o Feirense na jornada 28 da temporada 2011/12 da Liga Portuguesa.

No entanto a temporada 2007/08 não sorriu da mesma forma ao Leiria que terminou na última posição da tabela classificativa, sendo assim despromovido. Esta despromoção seria curta, de apenas uma época, conseguindo o Leiria regressar à companhia dos grandes para a temporada 2009/10 para terminar no 9º lugar. Com o décimo posto alcançado no temporada seguinte o União parecia estar novamente em bom caminho. No entanto, para desalento dos adeptos, isto não se confirmou e o Leiria foi mais uma vez despromovido na temporada 2011/12, já envolto de inúmeros problemas tanto na área desportiva como financeira. Nesta temporada o Leiria deixou mesmo de pagar salários aos seus atletas, justificando assim a demissão de muitos, vindo-se o União obrigado a disputar um jogo do campeonato com apenas 8 jogadores iniciais. Esta falha foi resolvida para o final da temporada com a inscrição de jogadores dos planteis jovens na equipa A que defrontaram o Benfica no Estádio da Luz assimilando a derrota por 1-o como vitória.

Desde então que o União de Leiria não pára de descer, tendo sido já dada insolvência da SAD. O clube encontra-se actualmente a disputar o campeonato nacional de séniors utilizando o Campo da Portela no lugar de Santa Catarina da Serra (arredores de Leiria) como sua casa, depois de abandonar o Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa por alegadas falhas no pagamento à empresa Leirisport, gestora da estádio, tendo ainda pelo meio realizado alguns jogos no Municipal da Marinha Grande.