Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Ucrânia?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Selecção de Futebol da Ucrânia foi fundada, oficialmente, no início de 1990. No entanto foi apenas reconhecida em 1991 depois de fundada a Federação de Futebol da Ucrânia. Na verdade, existem registos da existência de uma equipa em 1928 no tempo da República Socialista Soviética. Antes da Ucrânia conseguir a independência da União Soviética, os jogadores ucranianos representavam a selecção nacional da União Soviética. Contudo, em 1991 a Ucrânia passou a ser um país independente e a sua primeira participação como tal foi no Campeonato do Mundo de 1994. A sua participação não foi nada fácil até porque muitos dos jogadores decidiram na altura jogar pela Rússia que foi a sucessora da União Soviética. A selecção da Ucrânia entrou em crise e quando voltou ao futebol internacional no fim de 1994 foi como que iniciante, com jogadores bastante novos e sem experiência.

ucrania

Andriy Shevchenko da Ucrânia a festejar o segundo golo frente à França no Euro 2012

Devido à turbulência pela qual a equipa ucraniana passou, os anos seguintes não foram nada fáceis. Contudo, com o passar dos anos, a equipa foi melhorando, conseguindo mostrar grande talentos como Andriy Shevchenko, Anatoliy Tymoshchuk e Serhiy Rebrov. Apesar da grande evolução da equipa, esta não conseguiu qualificar-se para nenhuma competição internacional antes de 2006. O primeiro campeonato para o qual se qualificou foi o Campeonato do Mundo de 2006, integrando o grupo H com a Espanha, Tunísia e a Arábia Saudita. Perdeu 4-0 frente à Espanha mas conseguiu derrotar as outras duas equipas Desta forma, seguiu em frente para os oitavos-de-final onde enfrentou a Suíça que venceu nos pénaltis. Nos quartos-de-final a Ucrânia enfrentou a Itália, saindo esta última vencedora por 3-0.

Para o Campeonato da Europa de 2012 como a Ucrânia era uma das nações anfitriãs, ficou automaticamente qualificada. O seu jogo de estreia foi frente à Suécia saindo vencedora por 2-1. Contudo, não conseguiu seguir em frente pois perderam contra a França por 2-o e contra a Inglaterra por 1-0. Assim sendo, a Ucrânia, apesar de todos os esforços não conseguiu passar a fase de grupos. Na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2014 realizado no Brasil, a Ucrânia conseguiu terminar no 2º lugar do seu grupo passando para o playoff. Os resultados não foram os melhores e acabou por não conseguir passar à fase final da competição. Ainda assim, fica claro que a selecção ucraniana está em evolução, a crescer, podendo tornar-se uma das equipas a surpreender nas competições internacionais seguintes.