Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Tottenham?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

White Hart Lane
White Hart Lane
  • País: Inglaterra
  • Cidade: Londres
  • Capacidade: 36.230

Ver ficha

Fundado em 1882 no bairro londrino de Tottenham, o Hotspur Football Club foi, durante os primeiros anos de vida, uma equipa da Southern League, não fazendo parte da organização principal do futebol inglês. Vem desses tempos ancestrais o seu primeiro duelo com o Arsenal (na altura, Royal Arsenal), que viria a ficar para a história como o seu principal rival. A equipa do Tottenham conquistou o seu primeiro título em 1901, tornando-se o único clube da história a ganhar a Taça de Inglaterra não fazendo parte da estrutura da liga.

Tottenham Taça de Inglaterra

Vencedores da Taça em 1967

Apesar desse sucesso, só em 1908 o Tottenham atinge a Segunda Divisão, passando a fazer parte dos grandes do futebol inglês. Foram precisos doze anos para os Spurs voltassem a somar um título, na Segunda Divisão, em 1920, subindo para a divisão principal. A primeira vez que a equipa conquistou o campeonato inglês foi na época de 1950/51. No entanto, só nos anos 60 o clube atingiu o ponto alto da sua história, somando uma dobradinha em 1961, com campeonato e Taça de Inglaterra, repetindo a façanha na taça em 1962 e tornando-se na primeira equipa inglesa a vencer uma competição europeia, a Taça dos Vencedores das Taças em 1963. Dessa equipa fazia parte Jimmy Greaves, um dos grandes avançados ingleses da época, que fez também uma longa carreira ao serviço da seleção. Greaves faria também parte da equipa que, em 1967, voltou a conquistar a Taça de Inglaterra.

Nos anos 70, a equipa do Tottenham voltou a viver a glória europeia, desta vez vencendo a Taça UEFA, em 1972. O jogador mais emblemático dessa equipa era, provavelmente, o guardião Pat Jennings, que curiosamente dividiu a sua carreira entre os dois rivais de Londres, tendo completado 477 jogos com a camisola dos Spurs, passando pelo meio pelo Arsenal.

Mesmo sem nunca mais ter voltado a vencer a Liga Inglesa, o Tottenham manteve-se no topo do futebol nacional, e repetiu ainda um terceiro sucesso europeu, já na década de 80, quando voltou a vencer a Taça UEFA. O escocês Steve Archibald era o ponta-de-lança do conjunto londrino, e mesmo tendo ficado em branco nos jogos da final, não deixou de ser a grande figura da equipa. 1991, com a Taça de Inglaterra, e 1999, com a Taça da Liga, marcaram os últimos sucessos dos Spurs, que passaram uma fase sem grandes sucessos, da qual voltaram a emergir nos últimos anos.

Villas Boas Bale

O técnico português com Gareth Bale.

Desde 2006, só por duas vezes o Tottenham terminou fora dos cinco primeiros, o que também lhe tem valido uma presença constante nas competições europeias. Com Harry Redknapp, a equipa atingiu mesmo a Liga dos Campeões, algo que persegue agora liderada por André Villas-Boas. Ao clube faltará apenas uma conquista para marcar este período histórico. Entre os jogadores Gareth Bale, um jovem galês adquirido ao Southampton, é a figura da equipa, sendo desejado por alguns dos melhores clubes do mundo, dado o talento do seu pé esquerdo.

A equipa continua a jogar em White Hart Lane, estádio adquirido em 1905, quando o clube nem sequer figurava em nenhuma das ligas inglesas. O estádio, modernizado, espera agora pelo regresso das noites da Liga dos Campeões, onde a equipa poderá regressar já na próxima temporada.