Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Tenerife?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Heliodoro López
Heliodoro López
  • País: Portugal
  • Cidade: Tenerife
  • Capacidade: 22.000

Ver ficha

A data de fundação do Club Desportivo Tenerife é ainda hoje desconhecida, ou seja, não existem provas em concreto quanto à data precisa do seu nascimento. Alguns documentos diz que o clube foi criado a 8 de Agosto de 1922, sendo a data do início do futebol. Contudo vários historiadores falam que o clube poderá ter sido fundado muito antes disso, acreditam que terá sido em 1912. Para estes historiadores, a data de 1922 marca apenas a mudança de nome para o actual, uma nova política no clube e uma nova formação. O certo é que apesar de tudo, este clube tem uma grande história no mundo do futebol. Com um grandes pesquisa feita para encontrar a verdadeira história do clube, chegou-se à conclusão que este nasceu em 21 de Novembro de 1912 com o nome de Sporting Club Tenerife formado a partir de outros dois clube que se fundiram. Estes clube contou com vários títulos, grandes glórias e muitos adeptos. Contudo, o Tenerife só começou a marcar a sua história presente a partir de 1922, data este em que alterou o seu nome. O clube jogou sempre nos campeonatos regionais. Em 1950 o clube ficou muito perto de subir para a segunda divisão, contudo a sua estreia nessa competição só aconteceu em 1953.

tenerife 1961-1962Na temporada 1953-1953 o clube conseguiu terminar numa excelente posição, a 6º posição na tabela classificativa, tendo em conta que era o seu ano de estreia. Na temporada seguinte os resultados não foram tão bons, acabando em 9º lugar, mas ainda assim conseguiu manter-se na segunda divisão. Em 1956-1957 o clube escorregou um pouco na tabela, não conseguindo melhor que o 13º lugar, ficando muito perto de descer de divisão. No entanto, o clube conseguiu mostrar a sua garra e em 1958 terminou o campeonato em 2º lugar, sendo um grande feito para um clube “recentemente” criado e novato nesta competição. Na temporada seguinte as suas prestações também foram bastante boas, alcançando o 4º lugar. A subida de divisão estaria para breve, com grande vontade que o clube tinha de subir à maior liga de futebol de Espanha, tal acabou por acontecer em 1961. Na temporada 1960-1961 o Tenerife conseguiu o grande 1º lugar na segunda divisão, garantindo assim um lugar na primeira divisão.

A temporada 1961-1962 foi muito importante para a história do clube, tendo sido a primeira vez que subiu a uma divisão tão importante. Contudo, o clube não conseguiu impor o seu futebol e mostrar qualidade, terminando em 16º lugar na classificação. Desta forma o clube voltou para a segunda divisão. Permaneceu nesta durante seis anos consecutivos. O seu melhor resultado foi em 1963-1964 alcançando o 5º lugar, mas não foi suficiente para subir de divisão. Deste ai que as suas prestações foram perdendo qualidade e o Tenerife acabou por descer para a terceira divisão. Jogou nesta de 1968 a 1971, conseguindo nas duas últimas temporadas os melhores resultados. Em 1969-1970 esteve muito perto da subida conseguindo o 2º lugar. No entanto, só na temporada seguinte é que o clube conseguiu alcançar o 1º lugar e assim subiu para a segunda divisão.

O Club Desportivo Tenerife permaneceu na segunda divisão de 1971 a 1978, conseguindo o seu melhor resultado em 1974, o 4º lugar. Nas restantes temporadas o clube não conseguiu melhores resultado ficando sempre a meio da tabela ou em alguns casos muito perto de descer de divisão. Tal acabou por acontecer em 1977-1978 terminando em 19º lugar na tabela, desceu então para a segunda divisão B. Jogou nesta por mais cinco temporadas, mas sem conseguir chegar perto do topo da tabela. O Tenerife só conseguiu em alcançar o 2º lugar e assim subir de divisão em 1983. A sua volta à segunda divisão não correu da melhor forma, o clube não conseguiu subir na tabela classificativa, terminando sempre a meio da classificação. Contudo, em 1986 que não conseguiu melhor que o 19º lugar descendo à segunda divisão B. Bastou apenas uma temporada para que o Tenerife conseguisse voltar à segunda divisão. Em 1987-1988 o clube alcançou um bom lugar no campeonato da segunda divisão, terminando em 12º lugar. Na temporada seguinte o clube conseguiu mostrar a sua garra e força de vencer, alcançando o 1º lugar na segunda divisão, voltando finalmente para a primeira divisão. Vendo bem as coisas, o Tenerife em apenas quatro temporadas conseguiu voltar para a grande liga de futebol espanhol.

tenerifeO seu retorno à primeira divisão, não correu da melhor forma, terminando em 1989-1990 em 18º lugar. Ainda assim o clube conseguiu a manutenção. Nas temporadas seguinte o clube conseguiu obter melhores resultados, chegando mesmo ao 5º lugar da tabela em 1992-1993, dando-lhe assim acesso à Taça UEFA. Na temporada 1993-1994 o clube não conseguiu melhor que o 10º lugar no campeonato mas chegou às meias finais da Taça do Rei. Quando à Taça UEFA foi eliminado nos oitavos-de final pela Juventus por 4-2, mas ainda assim foi um grande triunfo para o clube. Na temporada 1995-1996 o Tenerife voltou para o topo da tabela classificativa, terminando em 5º lugar e assim garantindo mais uma vez acesso à Taça UEFA. Na temporada 1996-1997 o clube terminou o campeonato no 9º lugar mas a sua participação na Taça UEFA foi bastante boa. Conseguiu chegar às meias-finais sendo eliminado pelo Schalke 04 por 1-2. Apesar dos bons resultados que o clube mostrou, ele acabou por não conseguir manter-se na primeira divisão por muito mais tempo. Em 1998-1999 o Tenerife terminou em 19º lugar descendo para a segunda divisão.

Na temporada 2000-2001 o clube conseguiu alcançar o 3º lugar na segunda divisão, alcançando assim novamente a subida à primeira divisão. No entanto, esta sua volta foi muito curta, apenas por uma temporada. O Tenerife não conseguiu melhor que o 19º lugar voltando a cair para a segunda divisão. Tal descida deveu-se muito por causa dos problema financeiros do clube que se arrastaram por vários anos. Permaneceu na segunda divisão durante sete anos consecutivos, terminando sempre a meio a tabela. O clube não conseguiu mostrar qualidade no futebol, terminando por duas vezes muito perto da descida de divisão. Contudo, em 2008-2009 o Tenerife alcança o 3º lugar subindo finalmente para a primeira divisão. A sua volta a esta competição não correu da melhor forma, o Tenerife não fez boas prestações, terminando novamente em 19º lugar caindo para a indesejada segunda divisão. Na temporada 2010-2011 os problemas no clube continuavam, e a equipa não conseguiu sequer a manutenção na segunda divisão. Terminou em 20º lugar, descendo então para a segunda divisão B. Jogou nesta por duas temporadas, conseguindo em 2013 terminar em 1º lugar e assim subir de divisão. Na temporada 2013-2014 o Tenerife terminou em 11º lugar, não sendo um grande resultado mas conseguindo a manutenção na segunda divisão espanhola.