Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Sunderland?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Stadium of Light
Stadium of Light
  • País: Inglaterra
  • Cidade: Sunderland
  • Capacidade: 49.000

Ver ficha

Fundado em 1879 com o nome de Sunderland and District Teachers A.F.C, o clube foi aceite na Liga de Futebol em 1890-91, ocupando o lugar do Stoke City, que se havia revelado incapaz de cumprir com os requisitos para manter o seu lugar. Afirmando-se, rapidamente, como uma das grandes equipas de Inglaterra, o Sunderland sagrou-se campeão da Liga em 92, 93 e 95, tendo pelo meio terminado na segunda posição em 1894. Em 1895, o Sunderland proclamou-se mesmo campeão do mundo, já que depois de ter vencido a Liga Inglesa, defrontou o campeão escocês, Heart of Midlothian, batendo-o por 5-3. Apesar de um escândalo financeiro que afetou a equipa em 1904 – o clube pagou a um jogador de forma considerada ilegal pela Liga – o Sunderland manteve-se como uma equipa de topo, voltando a conquistar o título nacional em 1913, ano em que também atingiu a final da Taça de Inglaterra (perdida para o Aston Villa por 0-1), ficando muito perto de alcançar a dobradinha.

Sunderland Taça de Inglaterra

Taça de Inglaterra conquistada em 1973

Depois da I Guerra Mundial, o clube voltou a ficar em segundo lugar na Liga, em 22-23, e viria a conquistar, de novo, o título, em 1936. Venceu a sua primeira Taça de Inglaterra em 1936-37, ao bater o Preston North End por 3-1 no Estádio de Wembley. A esta conquista seguir-se-ia uma longa seca de títulos, já que só na década de 70 o nome do Sunderland volta a figurar nos currículos das maiores competições inglesas.

1958 fica marcado negativamente na história do clube devido a, pela primeira vez na sua história, ter caído para uma divisão secundária. Foram seis anos na Segunda Divisão, algo que viria a tornar-se mais habitual na história desta agremiação. Em 1964 dá-se o regresso à Primeira, mas foi sol de pouca dura, tendo em conta que no final da década se encontrava de novo na Segunda. O Sunderland regressou aos títulos ao conquistar a Taça de Inglaterra em 1973, batendo o Leeds United por 1-0 na final. No ano seguinte, dá-se a única participação nas competições europeias, na Taça dos Vencedores das Taças. Eliminou, na primeira ronda, o Vasas Budapeste da Hungria, acabando por ser afastado pelo Sporting Clube de Portugal. Após vencer por 2-1 em Roker Park, perdeu no Estádio de Alvalade por 0-2.

Em 1975/76 dá-se um efémero regresso à Primeira Divisão, e quase dez anos depois, em 1985, o clube jogaria a sua única final da Taça da Liga Inglesa, a qual perdeu para o Norwich por 0-1. Outro efémero regresso ao topo, em 1990/91, antecedeu a chegada a mais uma final da Taça de Inglaterra, em 1992, onde voltaria a perder, desta vez por 0-2, frente ao Liverpool. 1996/97 marca, finalmente, a estreia do clube na Premier League. Apesar da descida imediata, o Sunderland mudou-se para um novo estádio no verão de 1997. O Stadium of Light (tradução para o inglês de Estádio da Luz) foi inaugurado com uma partida frente ao Ajax de Amesterdão que terminou empatada a zero. Esta mudança marcou a despedida de Roker Park, que havia sido casa do Sunderland desde 1898.

Asamoah Gyan Sunderland

Asamoah Gyan com a camisola do Sunderland

Na última década, o Sunderland tem sido gerido por empresas irlandesas, fortalecendo a sua posição na Premier League. Um dos presidentes durante este período foi o antigo internacional irlandês, Nial Quinn, que também foi jogador do Arsenal e do Manchester City. O Sunderland esteve perto de uma qualificação europeia em 2010. Entre os nomes mais famosos a vestir a camisola deste clube nos tempos recentes estão o internacional ganês Asamoah Gyan, Darren Bent, Stéphane Sessegnon, Adam Johnson e Steven Fletcher.