Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Suíça?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Federação Suíça de Futebol foi fundada no dia 7 de Abril de 1895 e os primeiros jogos internacionais começaram a ser disputados na década 1890. A primeira selecção Suíça conseguiu vencer a Alemanha no dia 4 de Dezembro de 1898. A equipa da Suíça era constituída por jogadores estrangeiros que viviam na Suíça, principalmente britânicos. Em 1901 a Suíça defronta a Áustria, perdendo por 4-0. O primeiro jogo oficial da selecção suíça foi a 12 de Fevereiro de 1905, contra a selecção francesa, em Paris. Em 1908 a equipa defrontou a Alemanha, jogo de onde saiu vencedora por 5-3. A Associação Suíça de Futebol planejou enviar uma equipa para participar nos jogos olímpicos de 1912 em Estocolmo, mas tal acabou por não se realizar.

suiça 2006

Equipa da Suíça na Taça do Mundo de 2006

A selecção suíça conseguiu a primeira qualificação para a Taça do Mundo de 1934 chegando aos oitavos-de-final, onde venceu a Holanda por 3-2. Nos quartos-de-final, a equipa não foi superior, perdendo por 3-2 frente à Tchecoslováquia. Para a Taça do Mundo de 1938 a Suíça jogou frente Portugal, tendo ela sido a vencedora por 2-1. Conseguiram chegar aos quartos-de-final, onde perderam frente à Hungria por 0-2. Em 1950 a Suíça participou na Taça do Mundo, no Brasil, depois de vencer duas vezes o Luxemburgo e assim conseguir a qualificação. O primeiro jogo da equipa na competição foi contra a Iugoslávia, jogo que perderam por 0-3. No jogo frente ao Brasil a Suíça conseguiu um empate a duas bolas. No terceiro jogo frente ao México a selecção suíça consegue vencer por 2-1, contudo tal não foi suficiente para a equipa seguir em frente. Terminou no 3º lugar do grupo 1, sendo assim eliminado.

Na Taça do Mundo de 1954 a Suíça conseguiu a qualificação e ficou no Grupo 4 com a Inglaterra, Itália e Bélgica. Terminou no 1º lugar do grupo e seguiu para os quartos-de-final. Jogou frente à Áustria, saindo esta vencedora por 7-5. Nos anos seguinte as prestações da Suíça foram muito fracas, não conseguindo a qualificação para a Taça do Mundo em 1958. Para o Mundial de 1962 a selecção suíça conseguiu com muita dificuldade o apuramento. Contudo, ficou no grupo 2 com a Alemanha, o Chile e a Itália. A Suíça ficou no último lugar do grupo sendo assim eliminada da competição. A Selecção Suíça conseguiu a qualificação para a Taça do Mundo de 1966, ficando no Grupo 2 com a Alemanha, Argentina e Espanha. Um grupo bastante difícil para a Suíça que terminou no último lugar do grupo, não conseguindo vencer nenhum jogo.

Depois de vários anos sem conseguir alcançar a qualificação para nenhuma competição, a selecção da suíça, só em 1993 conseguiu o apuramento para a Taça do Mundo de 1994. A Suíça jogou no Grupo A com a Roménia, Estados Unidos e Colômbia. A selecção suíça conseguiu terminar no óptimo 2º lugar, seguindo em frente na competição. Nos oitavos-de-final defrontou a Espanha, saindo esta vencedora por 3-0. No Campeonato Europeu de 1996, a Suíça conseguiu muito bem a qualificação, mas na fase de grupos terminou no último lugar do Grupo A, sendo assim eliminada. A selecção Suíça falhou a qualificação para a Taça do Mundo de 1998 como também para o Campeonato Europeu do ano 2000. A suíça não conseguiu mostrar boas prestações, não foi superior as outras equipas e falhou novamente o apuramento para a Taça do Mundo de 2002.

No Campeonato Europeu de 2004 a Suíça conseguiu a qualificação mas terminou no último lugar do Grupo B, sendo assim eliminada. Perdeu frente à França e à Inglaterra e empatou contra a Croácia. Conseguindo apenas um ponto, a seleção suíça não conseguiu seguir na competição. Na Taça do Mundo de 2006 o Suíça jogou no Grupo G com a França, Coreia do Sul e o Togo. Terminando no excelente 1º lugar, seguiu para os oitavos-de-final. Nesta fase, o Suíça defrontou Ucrânia mas não conseguiu vencer. O jogo terminou empado a zero bolas, seguindo-se para as grandes penalidades. A Suíça perdeu por 3-0. No entanto, esta participação foi uma grande vitória para a selecção que poucas vezes consegiu chegar às fase finais da Taça do Mundo.

suiça 2014

Equipa da Suíça no Mundial 2014 no Brasil, no jogo frente à Selecção da França

A Selecção da Suíça conseguiu o apuramento para o Campeonato da Europa de 2008, ficando no Grupo A com Portugal, Turquia e República Checa. Na fase de grupo a Suíça perdeu 0-1 frente à República Checa e 1-2 contra a Turquia. No terceiro jogo a selecção suíça venceu 2-0 contra Portugal. Destas forma, terminou no último lugar do grupo sendo eliminada da competição. Para a Taça do Mundo do 2010 a Suíça começou mal a sua fase de qualificação. Contudo, com muita força de vontade e depois de oito jogos sem perder, alcançou directamente a qualificação. Ficou no grupo H com a Espanha, Honduras e Chile. A Suíça venceu a Espanha por 1-0, perdeu contra o Chile 1-0 e empatou 0-0 com as Honduras. No fim das contas, a selecção suíça terminou no 3º lugar do grupo com 4 pontos, sendo eliminada da competição. Para o Campeonato da Europa de 2012 a Suíça não conseguiu o apuramento depois de perder 0-2 contra o País de Gales.

Na fase da qualificação para a Taça do Mundo de 2014, a Suíça venceu oito jogos conseguindo assim o apuramento. Ficou no Grupo E com a França, Honduras e Equador. A selecção suíça venceu o Equador por 2-1, perdeu 2-5 contra a França e derrotou as Honduras por 0-3. Desta forma conseguiu o segunda lugar no grupo passando para os oitavos-de-final. Nesta fase a Suíça jogou frente a Argentina conseguindo no jogo manter o marcador empatado a zero. Foi só no prolongamento que a Argentina chegou ao golo, eliminando a Suíça do Campeonato no Mundo de 2014.