Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Stade de Reims?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estádio Auguste Delaune
Auguste Delaune
  • País: França
  • Cidade: Reims
  • Capacidade: 21.628

Ver ficha

A 29 de Setembro de 1910 nasceu oficialmente a Sociedade Desportiva do Parc Pommery, onde o principal desporto era o futebol, mas tinha outras secções desportiva, nomeadamente a ginástica, atletismo, ciclismo entre outras. Esta foi um exemplo de associação corporativa, presidida peli Marquês Melchior de Polignac, o dono da sociedade. Depois da Primeira Guerra Mundial, onde faleceram bastante membros do clube, este voltou em 1922 onde começou por jogar na Liga Norte Leste do distrito de Marne. Devido ao iminente lançamento do futebol profissional em França, os lideres deste clube decidiram separar as actividades de futebol das restantes secções. Desta forma, nasce em 18 de Junho de 1931 o Stade de Reims, sendo o seu primeiro presidente René Humbert. O Stade de Reims começou então a jogar na Divisão de Honra Norte Leste, onde permaneceu por quatro temporadas, até que, em 1934-1935 foi venceu a competição. Assim, o clube conseguiu subir para a segunda divisão. Jogou na segunda divisão durante quatro anos, mas o seu melhor resultado foi um 6º lugar na temporada 1938-1939. Nas temporadas seguintes, e devido à Segunda Guerra Mundial, as competições oficiais ficaram suspensas, no entanto, o clube continuou as suas actividades desportivas, obtendo até bons resultados. Com o fim da guerra o Reims voltou em força e começou a jogar na primeira divisão. Os resultados obtidos foram fantásticos, conseguindo o clube, mostrar a sua garra e força de vencer. Em 1946-1947 terminou o campoenato em 2º lugar, contudo, foi em 1948-1948 que o Reims conseguiu vencer o campeonato da primeira divisão, sendo pela primeira vez, Campeão de França. Na temporada seguinte, não venceu o campeonato mas ganhou a Taça de França e a Supertaça de França.

Reims 1931-1945

A primeira equipa de futebol do clube

Nos anos 50, o Stade de Reims jogou sempre na primeira divisão, conseguindo obter vários títulos. Pode-se dizer que foram os anos de ouro que clube com tantos troféus que conquistou. Em 1952-1953 foi campeão da primeira divisão. Na temporada seguinte, o clube terminou em 2º lugar mas venceu a Taça Charles Drago. Em 1954-1955 o Reims volta a vencer mais um campeonato e chega à final da Taça Latina de Futebol. No ano seguinte, obtém um péssimo resultado no campeonato, terminando em 10º lugar. Contudo, vence a Supertaça de França e alcançou a final daTaça dos Clubes Campeões Europeus. Na temporada 1957-1958 volta a vencer mais um campeonato francês e ganha a Taça de França. Na temporada seguinte terminou o campeonato em 4º lugar mas venceu a Supertaça de França e chegou mais uma vez à final da Taça dos Clubes Campeões Europeus. Em 1959-1960 o Reims venceu mais um campeonato da primeira divisão, mas não participou em nenhuma outra competição. Nos anos 60 o clube não conseguiu manter os bons resultados, ainda assim, conseguiu vencer o campeonato da primeira divisão em 1962. Na temporada anterior tinha vencido novamente a Supertaça de França. Em 1962-1963 terminou em 2º lugar no cameponato e chegou à final da Supertaça de França. Na temporada seguinte, terminou no péssimo 17º lugar, descendo assim para a segunda divisão. Jogou nesta por duas temporadas, conseguindo vencer o campeonato da segunda divisão e assim voltar para a primeira divisão. A sua volta não correu da melhor forma, já que o Reims voltou a terminar nos últimos lugares da tabela classificativa e dessa forma, voltou a descer de divisão. O clube jogou na segunda divisão por mais três temporadas. Foi então em 1969-1970 que o Reims conseguiu o 4º lugar e assim voltar para a primeira divisão.

reims

Festejos dos jogadores ao alcançaram a subida à Ligue 1 em 2012

Nos anos 70 o Stade de Reims jogou praticamente sempre na primeira divisão, excepto no último ano. Os resultados obtidos pelo clube não foram os esperados, acabando quase sempre a meio da tabela. O melhor resultado obtido foi um 5º lugar em 1976 e alcançou a final da Taça de França em 1977. Contudo, as suas prestações foram bastante fracas e à medida que os anos foram passando os resultados foram piorando. Tanto que, em 1979 o Reims terminou em 20º lugar e assim desceu para a segunda divisão. O clube jogou na segunda divisão por 12 anos consecutivos. Em 1990-1991 o clube conseguiu terminar em 6º lugar, no entanto, desceu para a terceira divisão devido a dificuldades financeiras. Na terceira divisão também conseguiu o 6º lugar, mas os problemas continuaram, descendo assim para a divisão de honra. Jogou nesta durante duas temporadas conseguindo vencer o campeonato em 1994. Subiu assim para a terceira divisão. Na temporada 1998-1999 conseguiu vencer e assim subiu para o Campeonato Nacional. Em 2001-2002 alcançou o segundo lugar, dando-lhe assim acesso garantido à Ligue 2. A sua participação na Ligue 2 não correr nada bem. Terminou em 20º lugar, voltando assim a descer para o Campeonato Nacional.

Na temporada 2003-2004 o Reims conseguiu vencer o Campeonato Nacional subindo novamente para a Ligue 2. Jogou nesta durante cinco anos, mas as suas prestações não foram boas. Terminou praticamente sempre perto da descida, sendo que em 2009 tal acabou por acontecer. O Reims terminou em 2008-2009 em 20º lugar na Ligue 2 retornando para o Campeonato Nacional. Bastou um temporadas para que o clube conseguisse subir para a Ligue 2. Em 2010-2011 terminou em 10º lugar conseguindo assim a manutenção na Ligue 2. Na temporada seguinte alcançou o excelente 2º lugar, subindo dessa forma para a tão desejadas Ligue 1. A sua volta não foi de grande glória, alcançando o 14º lugar no campeonato. Na temporada 2013-2014 o Stade de Reims terminou em 11º lugar, não sendo um dos melhores resultados, mas conseguiu a manutenção na Ligue 1.