Sugerir atualização
Tem mais informação sobre St. Gallen?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

AFG Arena
AFG Arena
  • País: Suíça
  • Cidade: St. Gallen
  • Capacidade: 19.694

Ver ficha

O Fc St. Gallen foi fundado a 19 de Abril de 1879 sendo por isso o mais antigo clube da Suíça e da Europa continental. O primeiro troféu da equipa surgiu em 1904 vencendo pela primeira vez o campeonato nacional da Suíça. Na temporada 1909-1910 disputou-se pela primeira vez a Taça da Suíça e o St. Gallen conseguiu chegar à grande final. Jogou frente ao Young Boys, jogo que acabou por perder no jogo do desempate por 0-7. Em 1932 os resultados não foram os melhores e em 1932 acabou por descer para a segunda divisão. Na temporada 1934-1935 conseguiu, sob o comando do treinador Norman Smith, ser campeão da segunda divisão e assim subiu para a grande liga suíça. Passados alguns anos o clube voltou a descer de divisão mas já nos anos 40, em 1949 retornou à Liga Nacional A.

Em 1969 o St. Gallen alcançou uma grande vitória ao vencer a sua primeira Taça da Suíça depois de derrotar o AC Bellinzona por 2-0. Nos anos seguinte o clube foi mantendo-se na primeira divisão suíça mas sem conseguir nenhum título. Por algumas vezes desceu de divisão mas por poucas temporadas. No início do novo milénio o clube conseguiu vencer pela segunda vez o campeonato nacional da Suíça, sagrando-se assim o grande campeão. Desta forma, o clube participou na Liga dos Campeões na temporada 2000-2001 mas os resultados não foram os melhores e acabou por competir na Taça UEFA. O primeiro jogo foi frente ao clube inglês Chelsea, perdendo na primeira mão por 0-1. Contudo na segunda mão o St. Gallen foi superior, venceu por 2-0 e seguiu em frente na competição. Na fase seguinte acabaram por ser eliminados pelo Club Burges, no entanto, foi uma óptima prestação do St. Gallen.

Na temporada 2008-2009 o clube encontrava-se a jogar no Challenge League (segunda divisão suíça) e era considera uma das equipa favoritas à subida para a primeira divisão. O clube fez um a temporada fantástica conseguindo no fim a tão desejada promoção. Na temporada seguinte, a jogar então na Super League, o clube começou por derrotar o FC Basel por 2-0. Depois de várias vitórias frente às outras equipas mas também de algumas derrotas, o St. Gallen terminou o campeonato no 6º lugar. Em 2010-2011 os resultados da equipa não foram nada bons. O clube não conseguiu melhor que o 10º lugar no campeonato, caindo assim para a segunda divisão. Nesta jogou apenas por uma temporada, conseguindo voltar para Super League e com grande força. Na temporada 2012-2013 o clube conseguiu terminarf no excelente 3º lugar do campeonato. Contudo, na temporada seguinte o St. Gallen não conseguiu manter os bons resultados, acabando por ficar no 7º lugar.