Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Sporting CP?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

estadio de alvalade
José Alvalade
  • País: Portugal
  • Cidade: Lisboa
  • Capacidade: 50.095

Ver ficha

Inicialmente chamado Campo Grande Sporting Clube, o clube foi fundado por a partir do Campo Grande Football Clube, que apesar do nome não desenvolvia mais que festas, bailes ou lanches. A 13 de Abril de 1906, em assembleia geral, alguns sócios entraram em conflito devido ao principal foco da associação que, segundo José Alvalade, deveria ser o futebol. Estes conflitos proporcionaram a saída de 5 membros da instituição, entre eles, José Alvalade, que não tardou a recorrer às ajudas financeiras do avô, Visconde de Alvalade, para formar um novo clube. Sob a supervisão do Dr. Alfredo Holtreman, que disponibilizou nas suas propriedades um espaço para que os jogos pudessem acontecer,  a equipa avançou.

A 8 de Maio do mesmo ano aconteceu a primeira assembleia geral, onde ficou definido que o Dr. Alfredo Holtreman iria ser o primeiro presidente do clube. No 26 do mesmo mês era dado o nome Campo Grande Sporting Clube à equipa, mas logo a 1 de Julho o nome seria alterado em definitivo para Sporting Clube de Portugal, sendo esta a data (1 de Julho de 1906) admitida como a data oficial de fundação do clube.

A 4 de Julho de 1907 eram inauguradas a sede e o primeiro campo, sendo consideradas na altura como as melhores instalações do país.

O primeiro estádio do clube só viria a aparecer mais tarde, já na década de 50, no dia 10 de Julho de 1956, era inaugurado o Estádio José Alvalade, no mesmo local onde agora existe o José Alvalade XXI.

Na época de 63/64 o Sporting atingiu o seu auge ao vencer a Taça das Taças e pelo caminho deixou um recorde que ainda hoje perdura – os resultado de 16-1 contra o Apoel Nicosia é ainda hoje o resultado mais avultado em todas as competições europeias.

Em 1970 chegou ao clube o jogador que, individualmente, mais marcou a equipa, Héctor Yazalde. Contratado ao Independente, o argentino ganhou uma Bota de Ouro com 46 golos em 30 jogos, recorde que ainda hoje se verifica.

Já no novo milénio o Sporting iria vencer o seu último título de campeão nacional na época de 2001/2002 e logo no ano de 2003, a 6 de Agosto era inaugurado o novo Estádio José Alvalade XXI bem conhecido pelos seus tons amarelos, verdes e brancos. Esta inauguração foi apadrinhada pelo aliado europeu de longa data do Sporting, o Manchester United.

O Sporting é também reconhecido mundialmente pela sua Academia, considerada mesmo a melhor do mundo e a única com certificado de qualidade. O empenho clube na formação é de tal ordem que da academia têm vindo a sair craques como Luís Figo, Cristiano Ronaldo, Nani, João Moutinho, entre outros.

Infelizmente para os mais de 100.000 adeptos do clube, este não atravessa uma boa fase. Desde a crise de títulos ao estatuto de falência técnica, nada tem vindo a correr bem ao Sporting cujo o último momento alto foi o alcance das meias finais da Liga Europa onde viria a ser eliminado pelo Athletic Bilbao na temporada 2011/2012.