Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Sobradinho?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

O Sobradinho Esporte Clube é uma equipa do estado brasileiro de Brasilia fundada pela mão de trabalhadores dos caminhos de ferro que se inspiraram no Corinthians para criar esta nova equipa. Durante muitos anos como equipa amadora, o Sobradinho disputou e chegou mesmo a realizar boas campanhas em campeonato amadores e regionais daquela zona do estado capital do Brasil. Ainda assim, muito por culpa da falta de apoios, o clube acabou por encerrar as actividades, sendo então refundado em 1975 com o objectivo de se tornar num dos grandes de Brasilia.

Depois de ter sido de novo erguido, o Sobradinho começou a disputar competições oficiais tendo, após 10 anos, começado a mostrar-se nos lugares mais cimeiros da tabela classificativa. A primeira boa colocação da equipa aconteceu em 1984 com o clube da cidade que lhe dá jus ao nome a classificar-se na 2ª posição do Campeonato Brasiliense. Nos dois anos que se seguiram, nas temporadas de 85 e 86 o Sobradinho foi o mais feliz dos clubes do estado, tendo conquistado o seu primeiro título de campeão estatal no primeiro destes dois anos, e o segundo no ano de 1986, festejando assim um bi campeonato logo na primeira vez em que consegue alcançar a primeira posição da tabela classificativa do campeonato estatal do estado de Brasilia.

Seguido deste duplo feito, o Sobradinho classificou-se na 2ª posição do campeonato estatal em 1989, para depois entrar na década de 90, onde ainda iria conseguir manter-se em posições de destaque na tabela do Campeonato Brasiliense. A primeira aparição do clube num dos três lugares cimeiros nos anos 90 aconteceu em 1984, com o Sobradinho a classificar-se na 2ª posição. Em 1996, com o objectivo de aumentar o seu domínio estatal, a direcção do Sobradinho decidiu filiar-se ao Botafogo de Futebol e Regatas do Rio de Janeiro, tornando-se assim num clube satélite do histórico brasileiro, o que provocou também uma alteração nominal, passando então o Sobradinho a usar o nome de Botafogo Sobradinho Esporte Clube, o que gerou alguma polémica entre os mais aficcionados adeptos da equipa. Fruto desta relação cooperativa, o Sobradinho classificou-se na 3ª posição do Campeonato Brasiliense nos anos de 96 e 1997, sendo este o último ano da cooperatividade entre as duas equipas.

Com o termino da parceria entre as duas equipas o Sobradinho acabou por não conseguir responder ao aumento de competitividade no Campeonato Brasiliense, caindo assim para a Segunda Divisão Estatal, de onde viria a sair em 2003, levando consigo o título de campeão de prova. Apesar deste sucesso o Sobradinho voltou a fraquejar perante a elite estatal, caindo novamente para a segunda divisão do estado de Brasilia, de onde apenas saíra em 2011, já com uma nova direcção, após ficar classificado no segundo lugar da tabela.

De regresso à principal divisão do Campeonato Brasiliense, o Sobradinho superou todas as expectativas logo em 2012, ao regressar também às posições cimeiras da prova, tendo terminado a prova classificado na segunda posição. Já na mais recente temporada de 2013, o Sobradinho não conseguiu ficar em nenhum das 3 primeiras posições do campeonato, não deixando ainda assim de ter a garra necessária para voltar aos bons velhos tempos.