Sugerir atualização
Tem mais informação sobre SC Freiburg?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

estadio Mage Solar
Schwarzwald-Stadio
  • País: Alemanha
  • Cidade: Freiburg
  • Capacidade: 24.000

Ver ficha

O SC Freiburg teve origem em dois clubes, o Freiburger Fußballverein 04 e o FC Schwalbe Freiburg. Ambos fundados em 1904 decidiram fundir-se em 1912, dando assim origem ao Sport Club Freiburg. Em 1918, com a Alemanha devastada pela Primeira Grande Guerra, o SC Freiburg aliou-se por um ano ao Freiburguer FC para poder ter um campo onde disputar as suas partidas. No ano seguinte associaram-se à associação desportiva FT 1844 Freiburg como departamento de futebol desta. Esta união durou até 1928 quando o SC Freiburg começou a dividir estádio com o PSV Freiburg, mas 10 anos depois viram-se obrigados a voltar a unir forças com o FT 1844 Frieburg devido à queda do PSV.

O clube já se encontrava a um bom nível competitivo quando em 1941 foi forçado a interromper actividade devido à segunda guerra mundial, e apesar de não ter conseguido alcançar o estrelato depois desta o clube ficou desde cedo conhecido pelo seu futebol agressivo e pelo espírito de entreajuda de toda a equipa. Este estilo de jogo levou-os até à segunda liga alemã na temporada 1978/1979, onde jogaram durante 15 anos, até conseguirem, na temporada 1993/1994 chegar à Bundesliga.

Depois de uma primeira época em que por pouco escaparam à despromoção, o Freiburg foi exímio na temporada de 95/96 e acabou a temporada no 3º lugar da tabela, apenas três pontos atrás do campeão Dortmund. Infelizmente para os adeptos, esta foi uma temporada sem réplica, visto que logo em 1997 o clube estava de novo na segunda liga alemã.

Esta foi a primeira de três despromoções que aconteceram na história do Freiburg, sendo a segunda na temporada 2001/2002 e a terceira na temporada 2004/2005. Todas excepto esta última foram despromoções de curta duração, tendo os adeptos esperado apenas um ano para ver o clube de novo na companhia dos grandes, festejando ainda o título de campeão da segunda liga em 2003, após a segunda descida. Na terceira relegação do Freiburg as coisas não correram tão bem à equipa que falhou por três vezes a subida, conseguindo-a apenas na quarta temporada no segundo escalão do futebol alemão, em 2009, tendo também conquistado o título da prova. Esta foi também a primeira desde 1992 que o Freiburg passará mais de duas temporadas a disputar a segunda liga alemã.

Depois de duas temporadas tranquilas na Bundesliga, classificando-se em 14º e 9º em 2009/10 e 2010/11, respectivamente, na terceira temporada já todos adivinhavam uma nova despromoção para o Freiburg, mas uma mudança na equipa técnica a meio da temporada mudou o rumo dos acontecimentos e o clube acabou a temporada classificado na 12ª posição do campeonato, bem longe da descida.

Na mais recente temporada 2012/2013, sob as ordens do alemão Christian Streich, os adeptos viram o Freiburg terminar a época num fantástico 5º lugar, alcançando assim a qualificação directa para a Liga Europa.