Sugerir atualização
Tem mais informação sobre SC Braga?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estádio Municipal de Braga
Estádio Municipal
  • País: Portugal
  • Cidade: Braga
  • Capacidade: 30.154

Ver ficha

Vulgarmente conhecido apenas por Braga, o Sporting Clube de Braga nasceu da vontade de alguns jovens transmontanos em formar um clube que representasse a região, e o dia 19 de Janeiro de 1921 é a data oficial de fundação, apesar de outros apontarem para o ano de 1914 como o ano de fundação do clube. Sendo João Gomes o primeiro presidente do clube, o primeiro campo deste situava-se na Quinta Mitra, uma propriedade do estado onde o clube construíra um espaço onde se pudesse jogar futebol.

Inicialmente a equipa disputava a segunda divisão nacional até que em 1947 se sagra campeão nesta competição e ascende ao principal escalão de futebol nacional.

A 28 de Maio de 1950, é inaugurado por António de Oliveira Salazar o Estádio 28 de Maio, nome que, com a revolução dos cravos em 1974, passou a ser Estádio 1º de Maio. Este foi o primeiro estádio do SC Braga e tinha uma lotação que rondava as 40.000 pessoas.

Durante a década de 50 o clube consolida a sua participação na Liga Portuguesa, atingindo mesmo a quinta posição da tabela nas épocas de 53/54, 54/55 e 57/58.

A década de 60 não começou da melhor forma para a equipa e logo na temporada de 60/61 o clube caiu de novo na segunda liga nacional. Esta passagem na segunda liga viria a confirmar-se curta, já que em 1954, perante cerca de 28.000 espectadores no Estádio 28 de Maio, o clube viria tornar-se novamente campeão e estava de novo na primeira liga. Em 1966 o clube ganha mesmo um grande troféu nacional ao vencer a Taça de Portugal frente ao Setúbal. Com esta vitória é assegurado também um lugar na Taça das Taças, esta que seria a primeira participação do clube numa competição internacional. Esta década terminou da mesma forma que tinha começado – mal, com o clube a cair novamente na segunda liga na temporada de 69/70.

Cinco anos depois, na época de 74/75, o clube volta à Liga Portuguesa e desde aí que se mantém nesta competição, sendo, logo atrás de Sporting, Porto e Benfica, o clube que compete há mais tempo neste campeonato.

Já no novo milénio, em 2003, António Salvador vence as eleições e ascende à direcção do clube. Este acontecimento, em conjunto com a construção do novo Estádio Municipal de Braga, ou Estádio Axa, em 2004, viriam a propulsionar o clube na Europa. Desde a época 2003/2004 que com o clube tem conseguido todos os anos a participação numa competição europeia, tendo em 2008/2009 vencido a Taça Intertoto.

O ano de 2010 foi seguramente o mais feliz em toda a história do clube. Conseguindo um fantástico 2º lugar na Liga Portuguesa, o clube atinge também a final da Liga Europa, que viria a perder para o FC Porto.

Nos dias de hoje o Braga reclama já um lugar entre os “grandes” portugueses, sendo um dos principais adversários dos candidatos ao título de campeão nacional e conseguindo sempre um lugar na Champions desde 2010.