Sugerir atualização
Tem mais informação sobre São Caetano?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Associação Desportiva São Caetano nasceu em 1989 com o objectivo de ressuscitar o futebol naquela cidade do estado brasileiro de São Paulo, visto que em tempos, nomeadamente nas décadas de 30 e 50, já tinham havido boas equipas na região, mas que não conseguiram sobreviver até aos dias de hoje. Assim. no último ano da década de 80 nasce o São Caetano, inicialmente inscrito com o nome de Sociedade Esportiva Recreativa União Jabaquara (que era um clube da cidade que havia disputado os campeonatos regionais nos 3 últimos anos, e este é um dos requerimentos essenciais da Federação Paulista de Futebol. Então depois de inscrito na Série B do Campeonato Paulista, a direcção do clube mudou-lhe então o nome para o actual: Associação Desportiva São Caetano.

Logo no primeiro a disputar competições oficiais, o São Caetano conseguiu o acesso à Série A3 do Campeonato Paulista, onde actuou em 1991, tendo alcançado o título de campeão da Série, subindo assim mais um escalão no panorama estatal do futebol paulista. Em 1992 dá-se a 3ª subida consecutiva do clube, desta vez ao classificar-se na 2ª posição da Série A2 do Campeonato Paulista, participando pela primeira vez no principal escalão de futebol em 1993.

Depois de chegar ao principal nível de futebol no estado de São Paulo, o São Caetano mostrou ainda alguma falta de competitividade para a disputa da prova, sendo imediatamente desprovido. Esta foi a primeira de duas despromoções consecutivas que o clube sofreu, encontrando-se assim na temporada de 1995 a disputar a Série A3 do Campeonato Paulista. O São Caetano manteve-se nesta divisão até ao ano de 1998, quando voltou a vencer o título de campeão da prova. Também nesse a equipa estreia-se nas competições nacionais, tendo disputado a Série C do Brasileirão onde até foi bem sucedida, alcançando de imediato a promoção à Série B com um 2º lugar na tabela geral.

Em 2000 o São Caetano volta às bocas do povo, primeiro ao alcançar a promoção de regresso para junto da elite estatal e depois pela excelente campanha que realizou na disputa do Copa João Havelange, que foi naquele ano disputada no lugar do campeonato nacional, onde se classificaram na 2ª posição apenas atrás do Vasco da Gama que foi campeão. Na temporada de 2001 o São Bernardo volta a estar em grande no panorama nacional, tendo mesmo arrecadado o primeiro posto da tabela da primeira fase da Série A do Brasileirão, acabando mais tarde por perder no desafio final ante do Atlético Paranaense que acabou campeão. Ainda assim, estas duas excelentes participações nas provas nacionais brasileiras valeram ao São Caetano a qualificação para a Taça Libertadores da América. Na disputa da prova de 2001 o clube acabou afastado nos oitavos de final, mas foi na temporada de 2002 que eles realmente se mostraram à America, tendo realizado uma excelente campanha na prova, atingindo mesmo a final, onde acabou derrotado pelo Olimpia do Paraguai, nos pénaltis, depois de um empate a duas bolas no agregado das duas partidas decisivas.

Em 2003 o clube manteve o seu estatuto na prova nacional e terminou no 4º lugar da tabela, caindo depois em 2004 de forma catastrófica, ao ficar classificado na 18ª posição da tabela. Ainda assim, o esse foi o ano da conquista, por parte do São Caetano, do seu primeiro título de campeão estatal, o que acabou por fazer a alegria entre os adeptos.

Depois da má campanha de 2004 na Série A do Brasileirão, seguiram-se duas ao mesmo nível, o que culminou com a descida de divisão da equipa do interior paulista. Assim regressou em 2007 à Série B do campeonato nacional, tendo também nesse ano alcançado a 2ª posição no Campeonato Paulista. Esta foi a melhor classificação da equipa na prova desde então, sendo que, nas duas épocas que se seguiram o São Caetano ficou abaixo da 10ª posição da tabela, tendo então em 2010 voltado à metade superior, primeiro com um 8º lugar, e depois com um 9º, alcançado em 2011,  tendo nestas duas temporadas ficado apurado para a disputa do Campeonato Paulista do Interior onde, no entanto, não conseguiu chegar às fases finais.

Já depois disto, na recente temporada de 2013 o São Caetano mostrou mesmo ter perdido a sua força, acumulando duas despromoções na mesma temporada, primeiro no Campeonato Paulista, onde terminou 19º classificado, seguido da Série B do Brasileirão, onde terminou com a mesma posição, disputando assim em 2014 a Série C do campeonato nacional.