Sugerir atualização
Tem mais informação sobre São Bernardo?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estádio-Primeiro-de-Maio
Primeiro de Maio
  • País: Brasil
  • Cidade: São Bernardo do...
  • Capacidade: 21.800

Ver ficha

O São Bernardo Futebol Clube é uma equipa da cidade de São Bernardo do Campo, não estado brasileiro de São Paulo. Fundada apenas em 2005, esta não foi a primeira equipa de futebol da cidade, mas é actualmente a única. A razão da fundação da equipa foi precisamente responder ao desagrado da população, que tanto admira o futebol, por não terem uma equipa na cidade que lutasse pelos primeiros lugares dos campeonatos estatais e nacionais. Foi então com essa missão que nasceu o São Bernardo, que logo em 2005 se estreou a competir na Série B do Campeonato Paulista.

Logo no ano de estreia em competição, o são Bernardo alcança a promoção da Série B paulista para a Série A3 ao alcançar a 4ª posição da tabela classificativa da prova. Na temporada seguinte, o 8º lugar da tabela garantiu-lhes a manutenção no 3º nível de futebol paulista, mas o melhor aconteceu na Copa Paulista, com a equipa de São Bernardo do Campo a alcançar as semi-finais da prova onde foi derrotado pela Ferroviária de Desportes por um agregado de 2-1 nas duas partidas.

A subida à segunda divisão estatal aconteceria então em 2008, depois de se sagrar vice-campeão da Série A3 do futebol paulista. Na última temporada da década de 2000 o São Bernardo garantiu a manutenção na Série A2 do Campeonato Paulista, tendo também atingido os quartos de final da Copa Paulista, marca esta que repetiu na temporada de 2010, quando subiu também novamente de divisão, chegando assim finalmente à elite do futebol paulista em 2011 depois de se qualificar com a 4ª posição na Série A2 de 2010. A primeira experiência do São Bernardo junto dos grandes dos estado de São Paulo não aconteceu da melhor forma, tendo o clube acabado despromovido logo nesse ano. Ainda assim, registou uma campanha positiva na Copa Paulista, ao ter atingido as semi-finais onde foi derrotado pelo Comercial, de novo com um agregado de 2-1.

Em 2012 o São Bernardo alcançou o regresso à elite estatal ao sagrar-se campeão na Série A2 Paulista, sendo este o seu primeiro título oficial. Já na recente temporada de 2013, o clube estreou-se na Copa do Brasil, onde se ficou pela 2ª fase da prova, tendo a níveis estatais alcançado a manutenção no Campeonato Paulista e conquistado o segundo título da sua história ao vencer a Copa Paulista na grandes penalidades diante do Audax São Paulo.